fbpx

As Doze Tribos de Israel: Efraim

A Tribo de Efraim talvez seja uma das tribos mais mencionadas nas escrituras. Neste artigo, falaremos mais sobre essa tribo, sua origem e as bênçãos que foram prometidas a ela.

Para refrescar a memória

Jacó, filho de Isaque e Rebeca, recebeu as bênçãos da primogenitura no lugar de seu irmão gêmeo, Esaú. Essa é aquela famosa história de trocar as grandes bênçãos de ser o filho mais velho por um prato de lentilhas.

Após esse episódio, Jacó precisou fugir para que não fosse morto por seu irmão, e foi morar na terra de Harã, com seu tio. Lá conheceu Raquel e depois de muitos anos, se casou com ela.

Jacó e Raquel tiveram 2 filhos: José e Benjamim. Os outros filhos dos outros casamentos de Jacó são Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Naftali, Gade, Aser e a única mulher, Diná. Esses filhos de Jacó, se tornaram posteriormente, as 12 Tribos de Israel.

Quem foi Efraim?

Efraim é o segundo filho de José e Asenet, uma mulher egípcia (Gen.41:50–52; 46:20). Ele nasceu no Egito, antes dos sete anos de fome previsto por José, e no Torá, seu nome significa “dupla fertilidade”.

Na Bíblia, não encontramos muita informação sobre a vida de Efraim, somente que teve três filhos: Sutela, Beque e Taã.

Bênçãos prometidas

Quando José levou seus dois filhos, Manassés (o mais velho) e Efraim (o mais novo) para serem abençoados por seu pai, Jacó (Israel), eles foram adotados por Jacó como seus próprios filhos.

Depois disso, Israel abençoou Efraim e Manassés, e o primeiro recebeu as bênçãos da primogenitura no lugar de seu irmão, e por isso ganhou privilégios especiais. 

Israel profetizou que o irmão mais novo seria maior do que seu irmão mais velho e também abençoou Efraim para ter uma posteridade numerosa.

Podemos encontrar diversos personagens das escrituras que são descendentes de Efraim, como por exemplo Josué, Jeroboão e Ismael, mostrando um pouco dessa descendência numerosa.

Papel nos últimos dias

Nos últimos dias, a tribo de Efraim tem responsabilidades importantes, principalmente relacionadas a preparação do mundo para a Segunda Vinda de Cristo. Elas incluem:

  • Pregar o evangelho restaurado a todas as pessoas
  • Participar da coligação de Israel 
  • Ter o privilégio de portar o sacerdócio de Deus
  • Levantar um estandarte a fim de reunir a Israel dispersa 
  • Ser quem recepcionará as tribos perdidas do norte
  • Ser os líderes que ajudarão na preparação para a Segunda Vinda

Vara de Efraim?

Em Ezequiel 37 lemos que existe uma vara de Efraim que juntamente com a vara de Judá testificarão ao mundo sobre Cristo e depois se unificarão. Essa vara de Efraim é um registro de um grupo de pessoas da tribo de Efraim que foram guiadas de Jerusalém para as Américas em aproximadamente 600 A.C. O registo desse povo se chama “O Livro de Mórmon”. A outra ramificação é a vara de Judá, ou seja, o registro do povo de Judá que hoje conhecemos como Bíblia.

Portanto, a explicação da escritura em Ezequiel é que tanto o Livro de Mórmon quanto a Bíblia testificam de Jesus Cristo e trabalham juntos, complementando um ao outro.

Esquecemos algum detalhe sobre a Tribo de Efraim? Tem algo específico que gostaria de saber? 

Deixe seu comentário.

Também pode ser interessante:

| Para refletir
Publicado por: Marie Sunaga
Tradutora e intérprete, mãe da Isabel e entusiasta de idiomas. Trabalhou como instrutora e supervisora no Centro de Treinamento Missionário. Fez missão em Manaus - Brasil, ama ler, tocar violão e comer sushi. É a gerente de conteúdo do time português na More Good Foundation.
Em tempos de aflições… o que nos resta?
Devocional mundial para jovens adultos com Presidente e irmã Oaks

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *