fbpx

A revelação e o entendimento podem ser limitados pela língua?

No filme A Chegada, a personagem principal literalmente aprende a ver o futuro porque ela aprende o idioma dos alienígenas. Este filme retrata bem o que é o determinismo. Se você não sabe o que é o determinismo, vamos resumir: há algumas coisas que a mente não consegue entender se não há uma palavra para isso no idioma. Será que o idioma dita o que podemos pensar? É certo que algumas línguas podem nos ensinar novos conceitos e mudar a maneira como interagimos com o que está ao nosso redor… Mas até que ponto?

Como membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, acreditamos que, antes desta vida, tivemos uma vida como filhos espirituais de nosso Pai Celestial. Como essa ideia tem consequências tão interessantes! Se nossos pensamentos são limitados pela língua, o que isso diz sobre quando éramos somente espíritos? A linguagem limita a quantidade de verdade e luz que podemos acessar?

Não? Sim? Talvez?

sem celular

A linguagem é um facilitador, não um inibidor

O seguinte exemplo demonstra como a linguagem pode influenciar, mas não determinar pensamentos. Eu ouvi uma vez que nas línguas inuit existem mais de 5 palavras para neve. Estas palavras descrevem a qualidade da neve. O determinismo linguístico argumenta que alguém não pode idealizar esses tipos de neves se não existir uma palavra para isso em seu idioma.

No entanto, conhecer os diferentes tipos de neve tem mais a ver com o papel que a neve desempenha na cultura. Se, de repente, os Caminhantes Brancos tomarem conta do mundo, causando um inverno sem fim, estou suponho que as pessoas descobririam esses diferentes tipos de neve muito rapidamente. As pessoas podem pensar e até mesmo falar a palavra ‘neve’ em um idioma que não tenha nenhuma tradução específica ou pode apenas exigir uma explicação demorada em alguns casos.

Na verdade, o idioma não limita o pensamento. Permite a troca indireta de experiências. A linguagem também permite que as comunidades trabalhem juntas e tenham uma história compartilhada. Pode até alterar a interpretação dos fatos, dando detalhes aos fatos com a cultura. Mas isso não restringe completamente as pessoas de perceberem o mundo ao seu redor.

De qualquer forma, o determinismo linguístico não é verdade. A influência linguística, por outro lado, é definitivamente relevante.

Linguagem e sociedade

A língua é a lente pela qual vemos o nosso mundo. E a sociedade tem uma enorme influência nisso. Toda geração vai pegando novas palavras e descartando aquelas que já não são consideradas aplicáveis. Por causa disso, há muita rotatividade com os termos. Os termos mudam de significado, caem em desuso ou aumentam sua popularidade. Às vezes, palavras esquecidas retornam à popularidade. Este artigo sobre ‘Origens of English’ de Ojibwa mostra que apenas algumas palavras que mudaram ao longo do tempo.

Um exemplo disso – propaganda é uma palavra que mudou drasticamente nos últimos cem anos. É apenas um tipo publicidade, certo? Bem, a Segunda Guerra Mundial mudou isso. Significava especificamente publicar. Então, você provavelmente vai ver igrejas ou empresas fazendo “propaganda”, propagando suas ideias, e não vai soar estranho.

Linguagem e o Senhor

Um exemplo recente de mudança de palavra dentro da Igreja é a que os Santos parem de se referir a si mesmos como “mórmons” ou “SUD”, porque esses nomes não incluem a palavra mais importante do evangelho. Cristo é o foco da Igreja. Por isso, pediu-se aos Santos que se referissem a si mesmos como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Enquanto isso é certamente é algo pequeno, comparado ao que sabemos sobre a linguagem, manter o nome de Cristo em nossas bocas também o mantém em nossas mentes.

Por outro lado, a sociedade pode tornar coisas que são perigosas ou ruins aos olhos de Deus, melhores do que realmente são. A sociedade usa palavras gentis para mascarar a gravidade das ações prejudiciais. Usando o vocabulário específico, eles podem adicionar um senso de educação. Dizer “vandalismo” ou “destruição de propriedade” soa muito mais comum e aberto ao julgamento do que “delinquência”.

Aos olhos da lei, crimes são crimes independentes do que são chamados. Da mesma forma, aos olhos de Deus, pecados são pecados, não importa qual palavra seja usada. Quando as palavras para os pecados são suavizadas, o transgressor pode não sentir o impacto total de suas ações. Isso é proteger o indivíduo e sua mente. No entanto, isso não altera a ação em si.

O discurso do Espírito

Falar na Língua de Anjos, de Lisa Teixeira, fala sobre aprender a língua do Espírito. Uma língua como essa é aquela que vai além da palavra falada. Na verdade, até substitui a linguagem corporal! Se você estudou linguagem, pode estar ciente de que a maior parte da linguagem é comunicada sem palavras. Por nossos gestos e ações, estamos transmitindo significados sem sequer pensar. Como seria se falássemos não apenas com nossas palavras e nossos corpos, mas também com nossos espíritos?

É nas escrituras que o Espírito Santo fala aos corações dos homens em sua própria língua. Há um discurso de conferência chamado A Linguagem do Espírito, do Elder Joseph B. Wirthlin. Quão Glorioso é ter o Espírito falando diretamente aos nossos corações. O Espírito de Deus fala da natureza das coisas como elas realmente são.

Embora a vida possa ser confusa, o Espírito nos conhece e nos entende. Ele, como parte da Trindade, nos conheceu antes desta vida e nos conhece intimamente como filhos espirituais de nosso Pai Celestial. Com certeza, uma vez que as pessoas se familiarizem com essa língua, o Espírito dará aos Santos a verdade quando as palavras lhes falharem.

Fonte: Third Hour

Relacionado:

Como Aprender Inglês Pode Melhorar Seu Estudo do Evangelho

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *