fbpx

A graça de Deus pode fortalecer e aperfeiçoar os fracos

O Apóstolo Paulo enfrentou alguns desafios sérios em seu ministério aos Santos em Corinto, o que refletiu em sua segunda carta aos santos daquela cidade. Alguns dos santos estavam sendo influenciados negativamente por indivíduos carismáticos que estavam tentando enfraquecer a influência dos ensinamentos e da autoridade de Paulo. Alguns até depreciaram suas limitações físicas, dizendo que o que Paulo escreveu poderia ser “grave e forte, mas a presença do corpo é fraca, e a palavra, desprezível.” (2 Coríntios 10:10).

Forçado a abordar este problema, Paulo reafirmou sua autoridade apostólica e testemunho de Jesus Cristo. Desconfortável em se vangloriar de suas qualificações, mas achando necessário corrigir a deturpação, ele relutantemente recontou alguns de seus muitos feitos e aflições durante seu ministério (2 Coríntios 11:21-27). Ele também falou brevemente de uma visão em que ele foi levado até o terceiro céu e ouviu coisas sagradas que não lhe foi permitido compartilhar (2 Coríntios 12:2-4).

Paulo admitiu que ele tinha muitas fraquezas. Ele falou de um desafio doloroso como um”espinho na carne” que o Senhor permitiu que ele sofresse a fim de mantê-lo humilde.

“E para que não me enaltecesse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, para que não me enalteça. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo. Porque quando estou fraco, então sou forte.” (2 Coríntios 12:7-10)

Um dos grandes milagres do evangelho é que o Senhor faz uso de instrumentos falhos para fazer Sua obra e estender Suas bênçãos de amor e poder a Seus filhos. Se nosso Pai Celestial só usou os fortes, alguns poderiam atribuir essas bênçãos ao braço da carne. Pelo fato do Senhor trabalhar usando os fracos, podemos ver mais facilmente que é somente através de Seu poder e força que podemos ser redimidos e aperfeiçoados. Através deste processo, o Senhor também pode ensinar, santificar e aperfeiçoar aqueles que estão dispostos a permanecer humildes e ensináveis.

Morôni uma vez sentiu que suas próprias habilidades eram inadequadas para fazer o que ele tinha sido chamado a fazer e até temeu que alguns iriam zombá-lo por causa de suas fraquezas na escrita (Éter 12:23-25). O Senhor ensinou-lhe:

“Se os homens vierem a mim, mostrar-lhes-ei a sua fraqueza. E dou a fraqueza aos homens a fim de que sejam humildes; e minha graça basta a todos os que se humilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles. (Éter 12:27).

Chegamos ao Salvador como vasos fracos. Quando somos humildes, o Senhor nos ajuda a ver no que estamos falhando e o que precisamos melhorar. Isto nunca deveria nos desencorajar, mas sim nos dar esperança. Deus não espera que nos tornemos perfeitos, mas ao mesmo tempo espera que exercitemos a nossa fé trabalhando naquelas coisas em que somos fracos e quenos esforcemos para nos tornar um pouco melhor a cada dia. Se nos falta conhecimento, devemos nos esforçar para aprender mais. Se temos um gênio forte, devemos nos esforçar para controlar nossa raiva. Se nos ofendemos facilmente, devemos nos esforçar para cultivar maior paciência e exercer o princípio do perdão.

As nossas fraquezas se transformam em forças à medida que nos humilhamos diante de Deus e lhe pedimos que nos ajude e nos mostre como fazer melhor. Mostramos a nossa confiança em Deus quando aceitamos novos chamados e servimos de maneira que vai além da nossa zona de conforto. Quando vemos como Ele nos abençoa, ganhamos confiança de que com Sua ajuda contínua e nossos esforços diligentes podemos superar nossos medos e crescer em fé, esperança e amor.

Fonte: Book of Mormon Central

Relacionado:

Abandone essas 5 coisas e então siga o Salvador

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *