fbpx

7 atributos das pessoas que viverão no Milênio com Cristo

Quando Jesus Cristo voltar estabelecerá uma era de paz que chamamos de Milênio. Chamamos assim porque as escrituras ensinam que Cristo reinará pessoalmente sobre a Terra pro mil anos. Grandes transformações acontecerão no planeta para possibilitar o milênio. As pessoas que permanecerem na Terra precisarão estar dignas de uma glória terrestrial. Se desejarmos viver no Milênio – um tempo e lugar de paz com o Salvador, precisamos desenvolver os atributos mínimos que nos qualificam. Eis alguns deles:

1 – Pacificador

As pessoas que viverem no Milênio precisarão ser pacificadoras. Isaías disse que no Milênio as pessoas “converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear” (Isaías 2:4). O Príncipe da Paz reinará (Regras de Fé 1:10) e as invejas, brigas, contendas e guerras acabarão. Todo conhecimento bélico será transformado de modo a produzir coisas boas para a humanidade.

O Espírito da Paz, que é o Espírito do Senhor, será abundante – e todas as pessoas sentirão o poder de Deus. Satanás será “amarrado, para que não tenha lugar no coração dos filhos dos homens” (D&C 45:55; ver também Apocalipse 20:1–3).

O Senhor revelou que “nesse dia, a inimizade do homem e a inimizade das bestas, sim, a inimizade de toda carne terá fim” (D&C 101:26; ver também Isaías 11:6–9).

Se desejarmos estar no Milênio podemos começar hoje a cultivar o espírito da paz em nossa casa, e depois em outros lugares.

2 – Amante da diversidade

No Milênio as fronteiras das nações serão desfeitas. As amarras do preconceito e ignorância serão quebradas. O novo sistema político será justo e incorrupto. Embora traços culturais, linguísticos e regionais provavelmente sejam mantidos (ao menos no começo do Milênio), eles nunca combaterão os preceitos da verdade eterna – e serão valorizados como expressões criativas e belas da humanidade.

Todas as pessoas – independentemente da etnia, idioma e origem terão oportundiade de aprender, crescer e se desenvolver. Apesar disso, a diversidade inerente será preservada. Cada qual conservará sua individualidade, e poderá desenvolver os mais variados talentos, no esporte, na arte visual, na musica, etc.

Nem todos serão membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias quando o Milênio começar. As pessoas da Igreja e fora da Igreja respeitarão umas as outras – e aprenderão uma com as outras.

Se desejarmos estar no Milênio podemos ser mais tolerantes com as pessoas que são diferentes, podemos respeitar suas opiniões e modo de vida e podemos nos envolver em boas causas junto com elas.

3 – Amante da vida animal

Durante o Milênio a “inimizade de toda carne” acabará, e “morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.” (Isaías 11:6-8)

As mudanças fisiológicas no Reino animal são interessantes, mas elas deverão começar por nossa atitude. Pelo menos foi isso que ensinou o Profeta joseph Smith. Ele disse:

“Ao armar minha barraca, achamos três cascavéis as quais os irmãos estavam a ponto de matar, quando eu lhe disse: — Deixai-as. Não lhes façais mal! Como poderá a serpente perder o veneno, enquanto os servos de Deus tiverem a mesma disposição e procurarem destruí-la? O homem tem de tornar-se inofensivo, para que os animais também o possam ser; e quando os homens deixarem de ser malévolos e de destruir o reino animal, nesse dia o leão e o cordeiro poderão viver juntos e uma criança poderá brincar com as serpente. Os irmãos, usando varas, com todo o cuidado, pegaram as cobras e as levaram para o outro lado do riacho. Exortei-os a não matar nenhuma serpente, ave ou [outro] animal durante a nossa viagem, a menos que fosse necessário fazê-lo para saciar a fome.” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pg. 70)

4 – Justo

As pessoas que estiverem no Milênio precisarão ser justas. Não serão perfeitas, e muitas, ao menos no começo desta era, nem membros da Igreja serão. Entretanto, precisam desejar a justiça e a retidão. Neste sentido elas não são são mentirosas e feiticeiras e adúlteras e libertinas; e não amam e inventam mentiras (D&C 76:102).

Essas pessoas confiarão no novo sistema político estabelecido pro Cristo e viverão dentro da lei. Não será preciso ostensivo policiamento e muitas leis, pois as pessoas governarão a si mesmas através de bons princípios.

A moralidade será elevada. Não haverá lascívia, pornografia, pedofilia, traição ou preconceito. As confiarão umas nas outras e a honestidade será a regra geral, incorporada em todo ser vivente.

Podemos começar hoje a viver assim.

5 – Estudioso

Conforme disse Habacuque, no Milênio “a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar”. Sem iniquidade a busca pela verdade será motivada pelo desejo de aprender e servir ao próximo – e não pelo lucro e fama. As invenções e descobertas serão recorrentes e, devido a inspiração do Altíssimo, nosso conhecimento será sem paralelo.

Observe o que o Senhor disse:

“No dia em que o Senhor vier, ele revelará todas as coisas —

Coisas passadas e coisas ocultas que nenhum homem conheceu, coisas da Terra pelas quais foi feita e seu propósito e seu fim —

Coisas muito preciosas, coisas que estão no alto e coisas que estão em baixo, coisas que estão dentro da terra e sobre a terra e nos céus.”

Saberemos sobre tudo relacionado a essa Terra. Todos os mistérios da paleontologia, arqueologia, astronomia, química quântica, e muito mais. As respostas as questões mais pungentes da filosofia poderão ser encontradas. Teremos acesso a registros antigos e entenderemos melhor tudo que se passou nas eras anteriores.

Ademais, o conhecimento de Deus será grandioso – e aprenderemos seus mistérios.

Podemos começar hoje a estudar com diligência, tanto as coisas da Terra como a as coisas de Deus.

6 – Trabalhador

O milênio exigirá pessoas comprometidas a trabalhar. Entre as muitas profissões, ofícios e ocupações, os membros da Igreja precisarão dedicar seu tempo a serviço do mestre. Haverá milhares de missionários e oficiantes trabalhando sem cessar para levar o Evangelho a todos, dos dois lados do véu.

“Durante o Milênio, todas as pessoas do mundo serão boas e justas, mas muitas ainda não terão recebido a plenitude do evangelho. Consequentemente, os membros da Igreja participarão do trabalho missionário.

Os membros da Igreja também participarão do trabalho do templo durante o Milênio. Os santos continuarão a construir templos e a receber ordenanças em favor de seus parentes falecidos. Guiados por revelação, eles vão preparar os registros de seus antepassados, até a época de Adão e Eva.” (Milênio, Tópicos do Evangelho)

Podemos nos envolver hoje no Trabalho Missionário e no Trabalho do Templo e História da Família.

7 – Filho de Deus

Todos que viverem no Milênio acabarão por reconhecer o poder de Deus, e todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus é o Cristo. Além disso, todos estarão unidos pelo bem da humanidade e para cumprir os propósitos de Deus. Todos receberão a oportundiade de serem batizados e nascerem de novo para Deus. Todos terão oportundiade de se tornar a semente de Cristo, os filhos e filhas Dele, através dos convênios no Templo.

Podemos começar hoje a agir como filhos de Deus, fazendo as obras que Cristo nos mostrou que devemos fazer.

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Deus quer que você saiba o quanto Ele te ama
a expiação
As reuniões sacramentais devem ser sempre centralizadas em Jesus...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *