fbpx

Mil anos de paz? Entenda o que é o Milênio e o que temos a ver com isso

Vivemos atualmente em um momento da história que esperamos (ansiosamente ou não) pela Segunda Vinda de Jesus Cristo. 

Ele veio pela primeira vez há cerca de dois mil anos atrás, em circunstâncias bem humildes – nasceu em um estábulo, foi colocado em uma manjedoura e embora fosse reconhecido como o Salvador do mundo por muitos, ainda tinha gente que não considerava Jesus de Nazaré como o Redentor e Filho de Deus.

Sua Segunda Vinda será um pouco diferente da primeira. Além de vir em grande poder e glória, Jesus Cristo será reconhecido como o Salvador (Mateus 16:27). É como as escrituras dizem que todo joelho se dobrará e toda língua confessará (Romanos 14:11) que Jesus é o Cristo.

Mas o que acontece depois que Jesus vier para a Terra novamente? Será que o mundo ainda será como o conhecemos? Será que as pessoas ainda estarão aqui?

Bom, você está prestes a descobrir.

Também pode ser interessante: Sinais da Segunda Vinda de Cristo

O que é o Milênio?

Depois que Jesus Cristo vier para a Terra pela segunda vez, acontecerá o que chamamos de Milênio: um período de 1 mil anos de paz. 

Durante esses anos, Cristo governará pessoalmente na Terra. O Presidente John Taylor ensinou:

“O Senhor será o rei de toda a Terra e toda a humanidade, que estará literalmente sob a Sua soberania, e todas as nações debaixo dos céus terão de reconhecer a Sua autoridade e curvar-se ao Seu cetro. Quem O servir em retidão comunicar-se-á com Deus e Jesus; anjos lhe ministrarão e conhecerão o passado, o presente e o futuro. 

As outras pessoas, que não obedecerem plenamente a Sua lei, nem se instruírem plenamente em Seus convênios, terão, contudo, de submeter-se plenamente ao Seu governo. Pois Deus reinará na Terra e fará com que se cumpram as Suas leis e que as nações do mundo Lhe obedeçam de acordo com o que Lhe é de direito” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: John Taylor, 2001, p. 225).

Satanás será aprisionado e não terá poder sobre o coração das pessoas durante esse período (Apocalipse 20:1-3) de 1 mil anos.

Quem viverá no Milênio?

Somente pessoas boas viverão no planeta durante esse momento e a vida continuará, de certa forma, normalmente. E não são só cristãos ou membros da Igreja de Jesus Cristo que estarão presentes no Milênio, mas todas as pessoas boas que já viveram na terra.

É durante esses 1 mil anos que toda a humanidade ressuscitará. Mas calma, essa ressurreição vai acontecer gradualmente e em ordem. Existirão etapas para a ressurreição da humanidade, e cada pessoa ressuscitará de acordo com sua fé, dignidade e boas obras.

Os justos darão início a essa ressurreição da humanidade, e em ordem, todas as outras pessoas seguirão ressuscitando até que os iníquos ressuscitem no final no Milênio.

As pessoas que estiverem vivas na Terra durante o Milênio terão suas condições mudadas num piscar de olhos quando chegar o momento certo.

Relacionado: 7 atributos das pessoas que viverão no Milênio com Cristo

Como será a vida durante esses mil anos?

No Milênio, as pessoas continuarão a ter sua liberdade de fazer escolhas (arbítrio), continuarão a ter suas famílias e criar seus filhos, assim como as casas continuarão sendo construídas, continuaremos usando roupas e tudo mais.

O trabalho nos templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se intensificará e o evangelho de Cristo será pregado a todo vapor.

E, não menos importante, ainda nos será revelado todas as coisas que não temos respostas e receberemos mais escrituras de Deus.

Ainda durante esses 1 mil anos, a Terra sofrerá modificações e será renovada em preparação para a eternidade.

Qual é o propósito do Milênio?

Bruce R. McConkie disse uma vez,

“O propósito do Milênio é salvar almas. Não há dúvidas a este respeito. É a obra do Senhor e sua glória é levar efeito a imortalidade e a vida eterna do homem. Isto é axiomático [ou fundamental] entre nós. Tudo o que Ele faz durante todas as intermináveis idades da sua existência eterna é projetado para salvar almas. Não há objetivo, fim ou propósito em nada que vem de Deus, exceto para promover a salvação de seus filhos.”

E quando os 1 mil anos acabarem?

Após os 1 mil anos, toda a humanidade terá ressuscitado e todas as pessoas terão conhecimento de que Jesus é o Cristo.

Lembre-se que ter conhecimento é diferente de aceitar Cristo como nosso Salvador. Mesmo que todo mundo (literalmente) tenha esse conhecimento, ainda haverão pessoas que escolherão não seguir Jesus.

E Satanás, o que vai acontecer com ele?

Na verdade, depois dos 1 mil anos, ele será solto e então teremos a última batalha (Apocalipse 20:7-10). O inimigo será derrotado e expulso para todo o sempre. Então, a Terra será celestializada. 

| Fé em Jesus Cristo
Publicado por: Marie Sunaga
Tradutora e intérprete, mãe da Isabel e entusiasta de idiomas. Trabalhou como instrutora e supervisora no Centro de Treinamento Missionário. Fez missão em Manaus - Brasil, ama ler, tocar violão e comer sushi. É a gerente de conteúdo do time português na More Good Foundation.
180 anos da Sociedade de Socorro: um convite especial às mulheres
A Primeira Presidência atualiza as diretrizes sobre a COVID-19

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *