fbpx

Santo dos últimos dias de 101 anos sobrevive à COVID-19

Justiniano Anibal Ulloa, de 101 anos de idade e membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Mora em Scarborough, Ontário e nasceu durante a pandemia da gripe espanhola em 1918 e sobreviveu recentemente ao mortal Coronavírus.

Com insuficiência pulmonar e tosse grave, Justiniano foi levado para o hospital no dia 4 de abril e testou positivo para COVID-19. Os médicos esperavam que ele não sobrevivesse e disseram que ninguém poderia visitá-lo no hospital. Sua família recebeu permissão para levá-lo para casa e cuidar dele, o que lhe permitiu receber ligações de sua família e familiares que moram no Canadá, Equador e Estados Unidos.

Seu filho Marcelo Ulloa deu a Justiniano uma bênção do sacerdócio, e família e amigos jejuaram e oraram por sua recuperação. Justiniano melhorou bastante durante a semana da sexta-feira santa, 10 de abril, o mesmo dia que o presidente da Igreja, Russell M. Nelson, convidou pessoas de todas as religiões e crenças para se juntar em um jejum mundial.

mórmons jejuam

Marcelo disse:

“o médico de família ficou surpreso que [Papai] ainda estivesse vivo e não precisasse de oxigênio. Não é nada comparado ao poder de Deus que o ajudou a continuar vivendo de forma tão milagrosa… [Esta experiência] é definitivamente uma maneira que o Pai Celestial nos está mostrando Seu grande poder e misericórdia, respondendo às nossas orações coletivas.”

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o jejum combinado com a oração sincera pode fornecer força espiritual, proximidade a Deus e preparação para receber Suas bênçãos. Milhões participaram do jejum mundial no dia 10 de abril, orando para que a atual pandemia pudesse ser controlada, os cuidadores protegidos, a economia fortalecida e a vida normalizada.

Em seu convite para o jejum mundial, o presidente Nelson disse:

“Deus tem todo o poder, toda a sabedoria e todo o entendimento; ele compreende todas as coisas e é um Ser misericordioso, que salva aqueles que se arrependem e acreditam em seu nome” (Alma 26: 35). Portanto, em tempos de profunda aflição, como quando uma enfermidade assume proporções de pandemia, a coisa mais natural a fazermos é solicitar a nosso Pai Celestial e a Seu Filho — o Mestre que cura — que demostrem Seu maravilhoso poder para abençoar o povo da Terra.”

Justiniano e sua família acreditam que sua decisão de viver a lei de saúde da Igreja, muitas vezes referido como “a Palavra da Sabedoria” (Doutrina e Convênios 89), também contribuiu para a sua recuperação. Essa lei de saúde diz que devemos nos abster de bebidas alcoólicas, tabaco, tabaco para mascar e “bebidas quentes” — acredita-se que se referem especificamente ao chá e ao café. Frutas e grãos, são especificamente recomendadas. A carne deve ser usada com moderação.” A Igreja também interpreta o uso indevido de drogas — ilegais, legais, prescritas ou controladas — como uma violação do código de saúde.

Os filhos de Justiniano têm tomado conta dele, em turnos de uma semana de cada vez. Quando seu filho Pablo contraiu o vírus e ficou doente por algumas semanas, Justiniano perguntava muitas vezes sobre o bem-estar de Pablo em vez de se preocupar com o seu próprio.

Sobre a recuperação de Justiniano, Marcelo acrescentou: “a nossa família está muito grata por todas as orações e jejum de tantos em nome do meu pai e da nossa família. Me senti protegido por não ter ficado doente enquanto cuidava do meu pai.”

Justiniano Anibal Ulloa e sua esposa, Celinda Calderon, se juntaram à Igreja em 1971 no Equador, onde ele era um oficial da Polícia Nacional. Ele foi logo chamado para ser o presidente do ramo local de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele serviu por quase dois anos. Então ele e Celinda imigraram para o Canadá com seus sete filhos. Ele dedicou sua vida a servir a sua família e outros, serviu como o patriarca de língua espanhola da estaca de Toronto Ontário por quase 22 anos, até os 91 anos.

Justiniano mora sozinho e recebe assistência de familiares e de cuidadores ocasionalmente. Ele tem 24 netos e 19 bisnetos e é o mais velho de nove irmãos, a maioria dos quais ainda estão vivos.

Fonte: Newsroom – Canadá

Relacionado:

Pres. Nelson agradece os que participaram do jejum para alívio do COVID-19

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *