fbpx

Irmã Rudá Martins, pioneira da Igreja no Brasil, falece aos 92 anos

A irmã Rudá Tourinho de Assis Martins, uma das primeiras pioneiras de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil, faleceu no dia 15 de novembro de 2024, em Orem, Utah, aos 92 anos.

Esposa do Élder Helvécio Martins, o primeiro negro a servir como Autoridade Geral da Igreja, Rudá deixou um legado de fé e dedicação que influenciou gerações. Em uma entrevista ao Church News em 2022, ela declarou: “Meu testemunho é a coisa mais valiosa que tenho”.

Uma vida dedicada à família e à fé

Rudá nasceu no Rio de Janeiro, em 1º de janeiro de 1932. Ela conheceu Helvécio Martins em 1953, ao responder a um anúncio de emprego. Em sua autobiografia, o Élder Martins relembrou: Eu me apaixonei por ela desde o primeiro momento em que a vi”. Eles se casaram em 1956 e tiveram quatro filhos: Marcus Helvécio, Marisa Helena, Raphael e Aline.

Enquanto buscavam por respostas espirituais, os missionários santos dos últimos dias bateram à porta da família Martins em abril de 1972. O casal foi batizado em julho do mesmo ano, apesar das restrições raciais que, na época, limitavam o acesso ao sacerdócio. Rudá e Helvécio abraçaram o evangelho com fé inabalável.

Em 1977, o Presidente Spencer W. Kimball prometeu a Helvécio que ele e sua família desfrutariam de todas as bênçãos do evangelho se permanecessem fiéis. Um ano depois, a revelação sobre o sacerdócio estendeu essas bênçãos a todos os membros dignos, independentemente de raça. A família Martins ajudou com doações para o fundo de construção do Templo de São Paulo Brasil, eles foram selados no primeiro dia de abertura do templo.

Serviço à Igreja e influência

Entre 1987 e 1990, os Martins lideraram a Missão Brasil Fortaleza. Posteriormente, Helvécio foi chamado como Setenta Autoridade Geral, servindo de 1990 a 1995. Ao longo da vida, Rudá contribuiu significativamente para a Igreja, desde o serviço na Primária até o apoio em responsabilidades gerais.

Rudá enfatizava sua relação pessoal com Deus: “Eu falo com Ele. E Ele me responde através dos meus sonhos… Eu sei que o Senhor não vai me deixar cair em um buraco”.

Após a morte de Helvécio em 2005, Rudá continuou a compartilhar seu testemunho e fortalecer sua família, que inclui netos e bisnetos.

De acordo com o Church News, uma celebração de sua vida será realizada no dia 21 de novembro, em Vineyard, Utah.

Fonte: Church News

Veja também: Mitos e verdades sobre a restrição do sacerdócio aos negros

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *