As 10 mudanças anunciadas durante a Conferência Geral
Mudanças históricas foram anunciadas durantea conferência geral de outubro de 2019. Caso você tenha perdido alguma, aqui está uma visão geral dos ajustes e o que eles significam para suas alas e famílias.
1 – Primeira Presidência anuncia que mulheres, jovens e crianças podem agora ser testemunhas em certas ordenanças
Como habitual na Conferência Geral de outubro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, as Autoridades Gerais se reuniram para serem instruídos pela Primeira Presidência. Esta instrução incluiu uma nova política da Igreja relacionada ao testemunho de ordenanças, incluindo batismos realizados em capelas e templos.
As mudanças em relação às testemunhas que participam de batismos nas congregações locais e no trabalho do templo são as seguintes:
- Qualquer membro que porte uma recomendação para o templo válida, inclusive uma recomendação de uso limitado, pode servir como testemunha em ordenanças de batismo pelos mortos.
- Qualquer membro com investidura portando uma recomendação para o templo válida pode servir como testemunha em ordenanças de selamento tanto para vivos como pelos mortos.
- Qualquer membro da Igreja batizado, inclusive crianças e jovens, pode servir como testemunha do batismo de uma pessoa viva.
2. O currículo Vem, e Segue-Me será ajustado para o Sacerdócio Aarônico e as Moças
O irmão Stephen W. Owen anunciou na sessão da manhã de sábado da conferência geral que será feito um ajuste no currículo dos jovens a partir de janeiro. O Sacerdócio Aarônico e as Moças ainda se concentrarão nos tópicos do evangelho, mas seu currículo estará alinhado com “Vem, e Segue-Me – Estudo Pessoal e Familiar” para apoiarem ainda mais o aprendizado do evangelho centralizado no lar e apoiado pela Igreja.
“Esta é uma pequena mudança, mas pode causar um grande impacto na nutrição espiritual da juventude”, disse ele.
3 – Líderes foram desobrigados e apoiados
As seguintes autoridades gerais se tornaram eméritas:
Wilford W. Andersen, Kim B. Clark, Lawrence E. Corbridge, Claudio R. M. Costa, Bradley D. Foster, O. Vincent Haleck, Donald L. Hallstrom, Steven E. Snow, Larry Y. Wilson
Os seguintes Setentas de Área foram desobrigados:
Julio C. Acosta, Blake R. Alder, Alain L. Allard, Omar A. Alvarez, Taiichi Aoba, Carlos F. Arredondo, Aley K. Auna Jr., Grant C. Bennett, Michael H. Bourne, Rómulo V. Cabrera, Wilson B. Calderón, Hernando Camargo, José C. F. Campos, Nicolás Castañeda, Walter Chatora. Zeno Chow, Robert J. Dudfield, J. Kevin Ence, Meliula M. Fata, K. Mark Frost, Claude R. Gamiette, Maurício G. Gonzaga, Leonard D. Greer, Jose L. Isaguirre, Tae Gul Jung, Sergio L. Krasnoselsky, Milan F. Kunz, Bryan R. Larsen, G. Kenneth Lee, Geraldo Lima, W. Jean-Pierre Lono, Khumbulani Mdletshe, Dale H. Munk, Norman R. Nemrow, Yutaka Onda, Wolfgang Pilz, Raimundo Pacheco De Pinho, Gennady N. Podvodov, Abraham E. Quero, Marco A. Rais, Steven K. Randall, Francisco J. Ruiz de Mendoza, Edwin A. Sexton, Raúl H. Spitale, C. Walter Treviño, ‘Aisake K. Tukuafu, Juan A. Urra, Raul S. Villanueva, Leonard Woo.
Os seguintes irmãos foram chamados como Setentas de Área:
Michel J. Carter, Alfred Kyungu, R. Pepper Murray, Ryan K. Olsen, Iotua Tune.
4 – A presidência da organização dos rapazes em âmbito de ala será descontinuada
Mudanças nos quóruns do Sacerdócio Aarônico e nas Moças foram anunciadas para dar aos rapazes e moças mais oportunidades de crescimento. Confira:
As presidências dos Rapazes no âmbito de ala serão descontinuadas para que os bispos locais possam liderar e orientar os jovens mais diretamente. As alas tem até janeiro de 2020 para fazer as mudanças.
- A responsabilidade do bispo como presidente do sacerdócio Aarônico está sendo enfatizada de acordo com Doutrina e Convênios 107: 15.
- Devido a esse ajuste, as presidências dos Rapazes nas congregações locais serão agora descontinuadas para que os bispos possam passar mais tempo com os jovens.
- As presidentes das Moças agora se reportam e se aconselham diretamente com o bispo.
- As presidentes das Moças e outros líderes da ala terão um papel maior no aconselhamento.
- A reunião do comitê de juventude do bispado será substituída por um conselho de jovens da ala.
5 – Élder Cook detalha novos termos para serem usados juntamente dessas mudanças:
O Élder Cook também mencionou mudanças adicionais, que serão incluídas em uma carta aos líderes da Igreja em todo o mundo:
- Em todos os níveis de liderança da Igreja, Sociedade de Socorro, Moças, Rapazes, Primária e Escola Dominical são chamadas de “organizações” em vez de “auxiliares”. Aqueles que lideram essas organizações no nível geral são “Líderes Gerais”; aqueles que lideram organizações nos níveis da ala e da estaca são “líderes da ala” e “líderes da estaca”.
- A palavra “Mutual” será aposentada e se tornará “Atividades das Moças”, “Atividades do quórum do Sacerdócio Aarônico” ou “Atividades dos Jovens”. Essas atividades serão realizadas semanalmente, sempre que possível.
*A tradução oficial dos termos será enviado aos líderes.
6 – Sister Cordon anuncia o Novo Tema das Moças:
Segue o novo tema das moças:
“Sou uma filha amada de pais celestiais, com uma natureza divina e um destino eterno.
Como discípula de Jesus Cristo, esforço-me para me tornar como Ele. Busco revelação pessoal, ajo de acordo com ela e ministro à outras pessoas em Seu santo nome.
Servirei de testemunha de Deus em todos os momentos, em todas as coisas e em todos os lugares.
Ao me esforçar para me qualificar para a Exaltação, dou valor à dádiva do arrependimento e procuro melhorar a cada dia.
Com fé, fortalecerei meu lar e minha família, farei e cumprirei convênios sagrados e receberei as ordenanças e as bênçãos do templo santo.”
7 – Mudanças na Organização das Moças
Por mais de um século, o programa das moças da Igreja tem dividido as meninas em três classes. Ao continuar, a irmã Cordon diz, as líderes das moças e os bispos devem considerar, em espírito de oração, as necessidades de cada moça e organizá-las por faixa etária de acordo com as circunstâncias específicas de cada ala.
A irmã Cordon disse que todas as classes serão chamadas pelo único nome de “moças” e, se necessário, podem ser diferenciadas pela faixa etária daquelas que participam dessas classes (“Moças de 12-13 anos, por exemplo). Os nomes ‘Abelhinhas’, ‘Meninas-Moças’ e ‘Lauréis’ foram descontinuados.
“Seja qual for o nível de experiência de liderança de uma presidência de classe, comecem do ponto que elas estão e ajudem-nas a desenvolver as habilidades e a confiança que as abençoarão como líderes”, disse ela. “Estejam próximas delas, mas não assumam o controle. O Espírito as orientará ao guiarem as moças.”
8 – Presidente Nelson anuncia 8 novos templos durante a Sessão das Mulheres
Durante a Sessão das Mulheres o Presidente Russell M. Nelson anunciou a construção de 8 novos templos:
- Taylorsville, Utah
- Freetown, Serra Leoa
- Orem, Utah
- Port Moresby, Papua-Nova Guiné
- Betonville, Arkansas
- Bacolod, Filipinas
- McAllen, Texas
- Cobán, Guatemala
9 – Perguntas da entrevista para recomendação para o templo são atualizadas
O Presidente Russell M. Nelson, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, compartilhou uma lista atualizada de perguntas que serão feitas aos membros da Igreja quando receberem uma recomendação para o templo.
As perguntas foram publicadas no site oficial Sala de Imprensa Portugal com a seguinte nota: “o palavreado exato de cada pergunta será enviado para os líderes da Igreja numa comunicação futura. O texto aqui apresentado é a tradução direta do texto em inglês apresentado na Conferência Geral”
Você tem fé e um testemunho de Deus, o Pai Eterno; Seu filho Jesus Cristo; e o Espírito Santo?
Você tem um testemunho da Expiação de Jesus Cristo e do Seu papel como seu Salvador e Redentor?
Você tem um testemunho da Restauração do evangelho de Jesus Cristo?
Você apoia o Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias como profeta, vidente e revelador e como a única pessoa na terra autorizada a exercer todas as chaves do sacerdócio? Você apoia os membros da Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos como profetas, videntes e reveladores? Você apoia as outras Autoridades Gerais e os líderes locais da Igreja?
O Senhor disse que todas as coisas devem ser “feitas com limpeza” diante d’Ele (Doutrina e Convênios 42:41). Você luta pela limpeza moral de seus pensamentos e comportamento? Você obedece à lei da castidade?
Você segue os ensinamentos da Igreja de Jesus Cristo em seu comportamento público e privado com membros de sua família e outras pessoas?
Você apoia ou promove algum ensinamento, prática ou doutrina contrária à de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?
Você se esforça para santificar o dia do Senhor, tanto em casa quanto na igreja; participar de suas reuniões; prepare-se e participe dignamente do sacramento; e viver sua vida em harmonia com as leis e mandamentos do evangelho?
Você se esforça para ser honesto em tudo o que faz?
Você é um dizimista integral?
Você compreende e obedece à Palavra de Sabedoria?
Você tem alguma obrigação financeira ou de outra natureza com um ex-cônjuge ou filhos? Se sim, você está cumprindo essas obrigações?
Você guarda os convênios que fez no templo, inclusive usando o garment do templo conforme as instruções da investidura?
Existem pecados graves em sua vida que precisam ser resolvidos com as autoridades do sacerdócio como parte de seu arrependimento?
Você se considera digno de entrar na casa do Senhor e participar das ordenanças do templo?
As perguntas com a tradução oficial serão enviadas aos líderes.
10 – Presidente Nelson anuncia a comemoração do bicentenário da Restauração em 2020
Durante o discurso de conclusão da 189º Conferência Geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias o Presidente Nelson disse que a próxima conferência será diferente:
“Nos próximos seis meses, espero que todos os membros e todas as famílias se preparem para um conferência singular que celebrará os fundamentos do evangelho restaurado.”
Ele sugeriu algumas coisas para nossa preparação:
- Ler o relato da Primeira Visão de Joseph Smith na Pérola de Grande Valor.
- Ponderar perguntas importantes sobre o Livro de Mórmon, como:
- “Como minha vida seria diferente se o conhecimento que adquiri com o Livro de Mórmon fosse retirado de mim inesperadamente?”
- “Como os eventos que sucederam à Primeira Visão fizeram diferença para mim e para meus entes queridos?”
- Usar os Vídeos do Livro de Mórmon incorporados no estudo pessoal e familiar.
- Selecionar perguntas pessoais e estabelecer um plano pessoal.
- Mergulhar na gloriosa luz da Restauração.
O profeta promete que ao fazermos isso a próxima conferência não será apenas memorável, será inesquecível.
Fonte: LDSLiving