fbpx

Essa fotografia de Joseph Smith é autêntica?

Todas as imagens que temos do profeta da restauração da Igreja de Jesus Cristo, são suposições baseadas em descrições de sua imagem.

Podemos dizer que a imagem mais próxima de como era a aparência de Joseph é revelada em sua máscara mortuária. Em um artigo publicado no Church News em junho de 2022 lemos,

“No final da manhã de 28 de junho de 1844, os corpos de Joseph Smith Jr. e de seu irmão, Hyrum, chegaram a Nauvoo, Illinois. Eles foram levados para George Cannon, pai do subsequente líder da Igreja, George Q. Cannon, e um fabricante de móveis por profissão, que também atuava como agente funerário local, pois fabricava caixões e armários. Com a ajuda de alguns outros, ele lavou os corpos e os preparou para que suas famílias os vissem dentro de apenas algumas horas.

O rosto de Hyrum, coberto de hematomas, tinha um buraco no lado esquerdo causado por uma bala de calibre .54, e com o clima quente e úmido de junho, ambos os corpos provavelmente começaram a inchar e se deteriorar, mesmo enquanto estavam sendo preparados para as máscaras mortuárias e o enterro.

Os corpos de Joseph e Hyrum foram posicionados sentados e uma moldura foi construída em torno de sua cabeça para que os moldes fossem feitos de seu rosto. Os moldes demoraram uma hora ou mais para secar antes que pudessem ser removidos sem distorcer as feições do Profeta e de seu irmão.

William Rowley, que era um estucador por profissão, mais tarde fez as máscaras a partir dos moldes. Mas primeiro, eles precisavam secar por pelo menos um dia antes que ele pudesse aplicar o gesso.

As máscaras produzidas nunca estiveram em posse da família Smith. Atualmente elas estão em exibição no Museu de História da Igreja, onde visitantes de todo o mundo podem ficar “frente a frente” com o Profeta Joseph e seu irmão Hyrum.”

Então, podemos concluir que a máscara mortuária de Joseph é a fonte mais segura que retratará a sua aparência.

Semana passada, uma suposta fotografia de Joseph Smith intrigou os membros da Igreja.

Onde surgiu esse daguerreótipo ou fotografia?

Daniel Larsen, tataraneto de Smith e santo dos últimos dias, herdou algumas relíquias de família de sua mãe, Lois Smith Larsen, antes de sua morte em 1992.

Havia dois relógios de bolso entre a coleção, incluindo um com as iniciais de Joseph Smith III gravadas na frente.

O segundo relógio apresentava uma imagem de vários edifícios ao longo da margem de um lago. Larsen não conseguiu abrir a segunda peça porque disse que o mecanismo de liberação estava dobrado. Então, deixou o relógio guardado por 28 anos.

Larsen encontrou o objeto novamente em 2020 e desta vez conseguiu abri-lo. Dentro, ele encontrou um daguerreótipo, uma imagem de um homem com uma semelhança com seu ancestral, Joseph Smith.

“Na minha opinião, não há absolutamente nenhuma dúvida de que é Joseph”, disse Larsen. “Eu olhei para ele e vi aqueles olhos. Eu disse à minha esposa para entrar e olhar. Nós olhamos para ele e… quase ao mesmo tempo dissemos: ‘esta é uma foto de Joseph Smith.’”

Larsen enviou a imagem por e-mail para seu sobrinho Lachlan Mackay, que a princípio não acreditou ser Joseph, mas disse que valia uma investigação. Mackay é membro do Conselho dos Doze Apóstolos da Comunidade de Cristo e supervisor do Sítio Histórico de Joseph Smith em Nauvoo, Illinois.

Dois anos de pesquisa sobre a fotografia

Nos últimos dois anos, Mackay colaborou com Ronald Romig, que tem 30 anos de experiência em examinar materiais visuais da família Smith, para estudar a imagem, o artefato e sua autenticidade.

Mackay disse que eles usaram métodos como software de reconhecimento facial para comparar o daguerreótipo com o retrato a óleo de Smith de 1842 atribuído ao artista David Rogers e com sua máscara mortuária. Eles usaram métodos como sobreposições fotográficas e cortes, bem como extensa pesquisa histórica.

“Eu me convenci de que é, de fato, Joseph”, disse Mackay. “Parece que se encaixa. É consistente com o retrato. À primeira vista, a impressão geral é de algumas maneiras diferentes, mas as características individuais são realmente bastante semelhantes. E é consistente com sua máscara mortuária. Seria útil se tivéssemos muitas outras fotos para comparar. E é claro, não temos.”

Depois de seguir com a pesquisa por dois anos, o que ele descreveu como uma “super experiência”, Larsen não tem dúvidas de que o homem na imagem é o primeiro profeta santo dos últimos dias.

O olhar penetrante de Joseph Smith

O antigo apóstolo Santos dos últimos dias, Parley P. Pratt, certa vez descreveu o poder do olhar de Joseph Smith.

“Seu rosto era sempre afável, de feições suaves, irradiando inteligência e benevolência; isso tudo mesclado a um olhar interessado e um sorriso natural ou de alegria, inteiramente isento de qualquer reserva ou afetada seriedade; e havia algo em seu olhar sereno, firme e penetrante, como se ele quisesse penetrar o mais profundo abismo do coração humano, contemplar a eternidade, penetrar os céus e compreender todos os mundos” escreveu Pratt.

Do mesmo modo, os olhos do homem no daguerreótipo evocam sentimentos semelhantes em Mackay.

“São os olhos que realmente me capturam”, disse ele. “Ao olhar nos olhos da pessoa capturada nesta imagem, acho que posso ver por que as pessoas escolheriam segui-lo.”

Existem outras características do rosto que Mackay acha que combinam, como a boca à direita, a pálpebra à esquerda e a “linha de expressão” ou rugas profundas adjacentes à sobrancelha esquerda.

Pode ser interessante: O que se sabe sobre a aparência de Joseph Smith

Existem outras imagens de Joseph Smith?

Esta não é a primeira vez que alguém apresenta uma suposta fotografia de Joseph Smith.

Em 2008, S. Michael Tracy publicou um livro, “milhões conhecerão o irmão Joseph novamente: a fotografia de Joseph Smith.” Contudo o Deseret News informou que a fotografia em questão teria sido tirada em 1840, mas a tecnologia não correspondia ao período de tempo.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias emitiu uma declaração em março daquele ano buscando diminuir as especulações sobre o daguerreótipo supostamente encontrado por Tracy.

A declaração afirmava que “com base nas evidências disponíveis, não é possível confirmar que a imagem é, de fato, de Joseph Smith”.

A declaração da Igreja sobre o artefato

Sobre o daguerreótipo encontrado por Larsen, A Igreja emitiu a seguinte declaração no dia 22 de julho de 2022:

“A cada poucos anos, doadores em potencial trazem artefatos à Biblioteca de História da Igreja para serem revistos, incluindo supostas fotografias do profeta Joseph Smith. Tais artefatos são, naturalmente, de grande interesse para a Igreja. Embora não tenha sido mencionado especificamente no artigo, historiadores da Igreja, arquivistas e especialistas em artefatos – pelo proprietário do item e pelos autores do artigo – tiveram a oportunidade de analisar o medalhão e a foto, e revisar suas descobertas antes da publicação.

“Concordamos que o daguerreótipo e o medalhão foram criados com os materiais e métodos adequados à década de 1840. Entretanto, como nada se sabe de forma definitiva sobre a história do medalhão antes de 1992, não podemos tirar uma conclusão sobre de quem é o retrato no daguerreótipo. Saudamos a recente publicação da imagem e esperamos que leve à descoberta de informações adicionais úteis à determinação sua autenticidade.”

Embora a imagem tenha procedência, pode ser muito cedo para dizer que é Joseph Smith, disse Ron Fox, um historiador fotográfico que redescobriu um daguerreótipo de Wilford Woodruff em 2015.

Fox gostaria de ver mais pesquisas sobre a moda da época e as roupas retratadas no daguerreótipo.

“Identificar uma imagem de Joseph é como dizer que você tem as 116 páginas, elas estão lá fora…” disse Fox, referindo-se às 116 páginas originais do manuscrito do Livro de Mórmon que foram perdidas. Fox afirma que é preciso mais pesquisa para afirmar a legitimidade do objeto.

A Carta da Salamandra

A fotografia é de fato interessante, mas toda a descoberta desse documento histórico tão importante leva a uma preocupação em relação à sua autenticidade.

Assim, devemos nos lembrar de Mark Hoffman, ex-membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecido como “O falsificador mórmon”. Mark se aproveitou da ingenuidade dos membros para criar documentos falsos sobre o início da formação da Igreja de Jesus Cristo.

Sua intenção, como dito na série da Netflix, era ganhar dinheiro e afastar as pessoas da Igreja. Com o tempo, a técnica ficou cada vez mais aperfeiçoada, fazendo com que membros da Igreja  investissem uma alta quantidade de dinheiro em exemplares históricos que, na verdade, foram criados por ele mesmo.

A obra falsificada mais conhecida é a “Carta da Salamandra”, que contava a suposta história de que Joseph Smith, foi guiado por uma salamandra branca, e não pelo anjo Moroni, para encontrar as placas de ouro.

Dessa forma, essas supostas descobertas trouxeram dúvidas aos corações de muitos membros da Igreja, levando vários a abandonar a fé.

Não há como negar as semelhanças entre os casos. Depois de Mark Hoffman, a dúvida em relação a esses materiais históricos é genuína.

A descoberta da fotografia é recente e nada se sabe sobre as negociações por trás desse artefato, a informação que foi divulgada pela Igreja é que o documento foi doado. Assim como a “Carta da Salamandra” havia sido doada à Igreja, por Steve Christiansen.

Por fim, esperamos que os especialistas possam estudar o artefato e encontrar respostas que tragam novas informações e fatos à história da Igreja.

Veja também: A história de Mark Hofmann, a Carta da Salamandra e as explosões em Salt Lake

Fonte: Deseret News

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *