fbpx

Brasileiros juntam-se ao Coro do Tabernáculo

Na cidade de Monterrey, no leste do México, Georgina Montemayor Wong passou semanas preparando sua voz com gravações digitais e sessões de prática virtual no que ela descreve como um sonho tornado em realidade.

“É apenas …é um sonho se tornado realidade. É como — Uau!” expressa Montemayor Wong.

Como Montemayor Wong, nove outros Santos dos Últimos Dias em vários países praticam desde dezembro de 2022, quando receberam a notícia de sua seleção para um novo programa piloto lançado pelo Coro do Tabernáculo na Praça do Templo.

Pela primeira vez em seus 175 anos de história, os participantes que vivem fora dos Estados Unidos se juntarão ao coro durante a próxima 193ª Conferência Geral Anual de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

“Ainda não acredito que vou cantar com o Coro”, disse Montemayor Wong. “Sabemos que é impossível para aqueles de nós que não vivem lá. Portanto, é apenas um sonho muito, muito distante, como se não conseguíssemos sequer pensar nisso.”

O Coro, composto por membros da Igreja de Jesus Cristo, ampliou recentemente a sua missão de alcançar uma audiência global, disse o Presidente do Coro, Michael O. Leavitt, que descreve o programa piloto como uma progressão natural no crescimento do Coro.

Celebrar a Jesus Cristo

“Toda a Igreja celebra Cristo. Não só pronunciamos as suas palavras, mas cantamos os seus louvores”, afirmou o Presidente Leavitt.

“Nosso objetivo agora é alcançar todo o mundo para trazer paz e cura. Mais de metade dos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vive fora dos Estados Unidos. Este é um meio pelo qual não apenas refletimos essa adesão, mas também é uma maneira pela qual podemos trazer um sentimento de pertencimento às pessoas que vivem em todo o mundo.”

Devido ao rigoroso cronograma de prática do Coro, os membros do coro são obrigados a viver dentro de um raio de 100 milhas do históricoTabernáculo. No entanto, Leavitt disse que o programa piloto abre a porta para outros com habilidades musicais excepcionais também se envolverem temporariamente.

“Eu acho que é muito, muito bom para todo o talento do mundo [ter a chance] de fazer parte [do Coro] porque … cantamos de todo o coração em nossas estacas, em nossas alas, em nossos coros”, disse Elorza Avalos.

“Estou muito feliz por usar este talento para louvar ao Senhor. Eu sei que ele me deu essa maneira de me expressar através do canto, e minha maneira de retribuir é através do louvor”, disse Montemayor Wong.

Juntamente com a sua capacidade vocal, os participantes internacionais foram obrigados a demonstrar proficiência em teoria musical e inglês durante o processo de seleção.

Nove cantores, seis países

Os selecionados para cantar com o coro na próxima conferência geral representam seis países:

  • Alvaro Jorge Martins de Natal, Brasil
  • Rodrigo Domaredzky de Curitiba, Brasil
  • Thalita de Carvalho de São Paulo, Brasil
  • Tubo-Oreriba José Eliseu de Acra, Gana
  • Jonathan How de Kuala Lumpur, Malásia
  • Denisse Elorza Avalos de Tijuana, México
  • Georgina Montemayor Wong de Monterrey, México
  • Ronald Baa de Cagayan De Oro, Filipinas
  • Sundae Mae Indino de Cagayan De Oro, Filipinas
  • PeiShang Chung (Kylie Zhong) de Taipei, Taiwan

Além da sua participação, cada membro do Coro é chamado a ser embaixador da Igreja de Jesus Cristo, para compartilhar a sua boa vontade e fé através da música.

“Quando me disseram … que vou ser como uma missionária para o Coro, senti-me tão humilde porque sempre quis servir uma missão”, disse Denisse Elorza Avalos, de Tijuana, México. “Agora é como dois sonhos em um — fazer parte do coro e servir como missionária”.

Elorza Avalos disse que recebeu milagres e bênçãos durante o processo, incluindo uma surpresa quando descobriu que sua cunhada, que mora a centenas de quilômetros de distância, também foi selecionada.

“Quando me disseram que fui escolhida e mais uma pessoa do México e … o nome dela era Georgina Montemayor de Monterrey, eu pensei: ‘O quê!’ É a minha cunhada!”Eu me senti tão feliz”, disse Elorza Avalos.

Montemayor Wong explica que as cunhadas foram convidadas a manter suas audições confidenciais para que nenhuma delas soubesse da participação da outra até receber o anúncio de sua seleção.

“Ela disse:’ Eu não sabia que você também estava fazendo testes!’…então ela começou a chorar, então eu comecei a chorar”, expressou Montemayor Wong.

Os participantes internacionais chegaram a Salt Lake City no fim-de-semana de 18 a 20 de Março. Eles tiveram a oportunidade de participar dos ensaios do Coro, frequentar a Escola do Coro, visitar a Praça dE Bem-estar da Igreja e o Armazém Central do Bispo, visitar vários locais históricos da Igreja e visitar a Praça do Templo.

Um Coro que representa o mundo

O presidente Dallin H. Oaks, da Primeira Presidência, e a sua mulher, Kristen M. Oaks, também passaram algum tempo com os participantes globais. O presidente Oaks ouviu atentamente enquanto o grupo cantava dois hinos para ele e para a irmã Oaks na sexta-feira, 25 de Março, no Edifício da Igreja.

“É um passo muito importante”, disse o presidente Oaks aos novos participantes. “É algo que eu esperava que por muitos anos pudesse acontecer, mas é muito difícil. Vocês fazem sacrifícios – todos vocês – para estarem aqui.”

“As pessoas de todo o mundo vão se orgulhar de que o Coro do Tabernáculo não é apenas um coro para Utah e Salt Lake City, mas é um coro que representa o mundo inteiro.”

O novo programa também ajuda os participantes a adquirir novas habilidades e melhorar sua capacidade de contribuir para as congregações e coros de suas igrejas locais.

“Eu acho que eles vão sair músicos melhores e eles vão levar novas habilidades e novos conhecimentos de volta para seus países. Trata-se, de fato, de um piloto. Vamos aprender um passo de cada vez e esperamos que continue”, disse o Presidente Leavitt.

Os participantes internacionais cantarão com o coro na sessão da manhã de sábado e em ambas as sessões de domingo da conferência geral.

Sobre os participantes internacionais

Alvaro Jorge Martins de Natal, Brasil: Alvaro canta barítono. Ele é advogado e graduado pela Faculdade de Direito J. Reuben Clark da Universidade Brigham Young.

Rodrigo Domaredzky de Curitiba, Brasil: Rodrigo canta barítono. Ele é arquiteto e canta desde a juventude. Ele atualmente é voluntário como especialista em música de estaca para sua congregação local.

Thalita de Carvalho de São Paulo, Brasil: Thalita canta a segunda soprano. Ela é tem um diploma de licenciatura em regência coral. Ela oferece suas habilidades profissionais como regente de coro da estaca composta por várias congregações.

Tubo-Oreriba Joseph Elisha de Acra, Gana: ele canta segundo tenor e trabalha como gerente de marketing. Tubo-Oreriba Joseph Elisha também é um organista talentoso que ensina outros a tocar.

Jonathan How de Kuala Lumpur, Malásia: Jonathan canta segundo tenor. Ele recebeu um diploma de bacharel em música e é professor de bateria. Ele também está cursando mestrado em Educação Musical.

Denisse Elorza Avalos de Tijuana, México: Denisse canta a segunda soprano. Denisse é mãe de três filhos e licenciou-se em arquitetura. Atualmente, ela está trabalhando para um segundo diploma de bacharel em performance vocal com ênfase em ópera.

Georgina Montemayor Wong de Monterrey, México: Georgina canta a segunda soprano. Ela tem quatro filhas. Ela é uma professora de inglês na pré-escola e voluntária como diretora musical da estaca para várias congregações em sua comunidade. Georgina é licenciada em Educação e Línguas.

Ronald Baa de Cagayan de Oro, Filipinas é professor universitário.

 

Sundae Mae Indino de Cagayan de Oro, Filipinas: Sundae canta a primeira soprano. Ela está trabalhando para obter seu diploma de bacharel em estudos de casamento e família através da BYU Pathway.

Pei-Shang Chung (Kylie Zhong) de Taipei, Taiwan: Pei-Shang (Kylie) canta primeiro alto. Formou-se em performance musical e educação e trabalha como professora de música.

Sobre o Coro do Tabernáculo na Praça do Templo

O Coro do Tabernáculo na Praça do templo foi fundado em 22 de agosto de 1847. Desde então, o Coro deu voz às esperanças, alegrias, provações e triunfos de pessoas em todo o mundo.

Em novembro de 2022, o Coro revelou uma declaração de missão ampliada: “o Coro do Tabernáculo na Praça do Templo executa música que inspira as pessoas em todo o mundo a se aproximarem do Divino e sentirem o amor de Deus por seus filhos.”

Este coro de 360 membros entre homens e mulheres, todos voluntários, apresentou-se em feiras e exposições mundiais, em inaugurações de presidentes dos EUA, em aclamadas salas de concerto da Austrália e da Europa à Ásia e ao Médio Oriente, em transmissões de televisão e agora no YouTube e no Facebook. O coro foi até referido como “Coro da América”, como resultado de seu alto padrão de música coral popular.

Conhecido desde o início como Coro do Tabernáculo Mórmon, o Coro mudou seu nome em outubro de 2018 para se alinhar mais estreitamente com sua organização patrocinadora, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O Coro é agora chamado de “O Coro do Tabernáculo na Praça do Templo.”

Desde 1929, quase o tempo de vida do rádio, o Coro do Tabernáculo tem sido um fenómeno de radiodifusão, com a mais longa transmissão contínua no ar, Música e Palavras de Inspiração, que atinge milhares de pessoas em todo o mundo.

Fonte: Newsroom

Veja também: 7 vezes que o Coro do Tabernáculo cantou em cerimônias presidenciais nos EUA

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *