Missionários Santos dos Últimos Dias: Tudo o que você precisa saber

Você provavelmente já viu missionários Santo dos Últimos Dias em algum lugar, seja no ônibus, batendo na porta de alguém, andando na rua sob um solzão quente. 

Esse missionário ou missionária pode ter sido alguém daqui mesmo do Brasil ou de outro país, era alguém que falava português com um sotaque diferente do seu, ou por ser de outra região do Brasil ou por ser de fora. Todos esses missionários são jovens que se voluntariaram para pregar o evangelho por 24 meses ou por 18 meses.

Mas por que eles resolveram largar tudo para ir a uma cidade desconhecida e falar com pessoas desconhecidas todos os dias?

Bom, vou te explicar o motivo.

Também pode ser interessante: Recém converso e ex-pastor batista dá conselho aos missionários

Missionários Santo dos Últimos Dias

Jesus disse: “Ensinai todas as nações”

O Salvador Jesus Cristo, antes de voltar à presença de Deus, ordenou aos Seus Apóstolos: 

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.” (Mateus 28:19-20)

Essas foram literalmente as últimas palavras de Cristo registradas por Mateus, de que os Apóstolos precisavam ensinar todo mundo e batizar todo mundo. Como todo mundo é muita gente, esse é um trabalho que continua até os dias de hoje. 

A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias continuam servindo, prestando seus testemunhos especiais do Salvador ao mesmo tempo que continuam ensinando sobre nosso grande Mestre.

O mesmo convite de Jesus Cristo é estendido a TODOS os membros de Sua Igreja. Ou seja, todo membro é um missionário.

O Presidente David O. McKay ensinou:

“Cada membro é um missionário. Cada um tem a responsabilidade de colocar alguém: a mãe, o pai, um vizinho, um colega de trabalho, um conhecido em contato com os mensageiros do evangelho. Se cada membro desempenhar essa responsabilidade e tomar as providências para que sua mãe, seu pai ou outros sejam apresentados aos representantes autorizados da Igreja, nenhum poder da Terra poderá impedir esta Igreja de crescer.

E o contato pessoal é o que influenciará esses pesquisadores. A natureza e o efeito desse contato pessoal dependerão de vocês. E isso é algo que desejo ressaltar. Há uma responsabilidade da qual ninguém pode esquivar-se: a responsabilidade da influência pessoal. (…) É o que vocês são, não o que fingem ser, que levará pessoas a pesquisar a Igreja.” 

Também pode ser interessante: Sempre sonhei em ser um missionário, até que recebi uma carta de desobrigação honrosa

Temos a oportunidade de compartilhar a alegria de viver e de conhecer o Evangelho Restaurado de Jesus Cristo todos os dias, seja no trabalho, na escola ou até mesmo no ônibus.

Podemos ser o exemplo para as pessoas ao nosso redor, compartilhar uma palavra amiga, ouvir alguém que precisa desabafar, falar sobre Jesus Cristo, convidar alguém para ler o Livro de Mórmon ou mesmo visitar a Igreja.

Além dessas oportunidades diárias de ser um missionário, temos também outras oportunidades de contribuir para o crescimento do Reino de Deus. Uma delas é ser um “mensageiro do evangelho”, assim como o Presidente McKay disse, por meio de uma missão de tempo integral.

futuros missionários

Como servir uma missão? 

Para servir como um missionário de tempo integral o rapaz precisa ter pelo menos 18 anos de idade e a moça 19. Eles precisam ter o desejo de servir a Deus e estar fisicamente e espiritualmente aptos, por isso é importante que se preparem.

Os próprios jovens ou seus familiares custeiam a sua missão, por isso muitos trabalham duro para economizar a quantia suficiente para os 2 anos ou 1,5 ano. Antes de servir, os jovens fazem exames médicos e odontológicos para se certificar de que está tudo bem fisicamente. Além disso, também se aconselham com seus líderes da Igreja para que a preparação espiritual também aconteça.

Com toda essa preparação, os documentos e informações são enviados para a sede da Igreja e então depois de um tempinho, o jovem fica sabendo onde vai servir. Esses locais de serviço se chamam “Missão” e existem aproximadamente 400 delas no mundo todo. Dependendo de onde a pessoa é designada, ela vai precisar aprender um idioma diferente de seu idioma nativo.

Se você quiser saber mais sobre como acontece essa designação, sugiro que leia esse discurso do Presidente M. Russell Ballard “A Melhor de Todas as Gerações de Jovens Adultos” e esse outro do Élder Ronald A. Rasband “O Divino Chamado de um Missionário

Fonte: churchofjesuschrist.org

A missão começou, e agora?

O próximo passo é ir para o Centro de Treinamento Missionário.

Geralmente, os missionários Santo dos Últimos Dias são informados sobre o dia de entrada nesse centro de treinamento quando ficam sabendo em qual missão irão servir.

Nesse centro, os jovens missionários iniciam seu trabalho voluntário com um treinamento especializado que tem uma duração máxima de 12 semanas. O tempo de permanência no CTM (como normalmente é conhecido) varia de acordo com o idioma que o missionário fala e com o idioma que ele precisará falar em sua missão.

Se um novo idioma precisa ser aprendido, o missionário ficará no CTM por pelo menos 4 semanas. Se não precisar aprender um novo idioma, o tempo máximo é de 3 semanas.

Também pode ser interessante: 3 maneiras de compartilhar a luz de Cristo em um mundo sombrio

Quer o missionário faça seu treinamento presencial ou online, sua rotina é bem intensa, começa às 6h30 da manhã e termina às 22h30. 

Durante esse tempo, os missionários adquirem conhecimento espiritual e fortalecem seu testemunho da doutrina de Cristo, fazem práticas de como conversar com as pessoas (acredite, é mais difícil do que parece, rs), assistem workshops de aprimoramento, aulas do idioma, devocionais, e muitas outras coisas.

Após o fim de seu treinamento, é hora de ir para o campo missionário.

Mas por que Élder e Sister?

Normalmente, os missionários Santos dos Últimos Dias utilizam um título. Se são homens, são chamados de Élder. Se são mulheres, são chamadas de Sister. O título é então, seguido de seu sobrenome.

Élder também é o nome que se dá a um ofício do Sacerdócio de Melquisedeque. Para servir como missionário, os rapazes precisam receber o Sacerdócio de Melquisedeque nesse ofício. É um título que mostra respeito e quão sagrado é o trabalho missionário.

As mulheres recebem o título de Sister também como uma representação sagrada de sua responsabilidade de pregar o evangelho do Senhor.

Campo missionário

Os missionários e missionárias continuam acordando cedo e dormindo cedo, mas sua rotina muda um pouco. Os horários de estudo diminuem e sua interação com as pessoas aumenta ainda mais.

Eles passam o dia visitando pessoas em suas casas e falando com pessoas pelas redes sociais para compartilhar o evangelho de Jesus Cristo e para ajudar essas pessoas a se aproximarem do Salvador por meio de ordenanças de salvação.

Também, os missionários Santo dos Últimos Dias recebem treinamentos de seus líderes na missão, aprofundam seus conhecimentos do evangelho e, dependendo da missão, fazem refeições com os membros da Igreja diariamente.

Eles também precisam viver as regras da missão, que buscam protegê-los, abençoá-los e ajudá-los a se tornarem os melhores servos de Deus. Essas regras podem ser encontradas aqui.

E os missionários estão sempre buscando encontrar maneiras de servir as pessoas que estão à sua volta.

Aprendizado

Uma missão de tempo integral é um momento de grande aprendizado para os jovens.

É uma época em que se aproximam mais de Jesus Cristo do que em qualquer outra época de suas vidas. Eles aprendem mais sobre Ele e Sua personalidade, aprendem mais sobre si mesmos e começam a entender melhor as pessoas por conviverem com muitas delas.

Esses jovens também aprendem a 

É por causa de experiências assim que os missionários frequentemente dizem que “a missão é a melhor época da vida de um jovem”, pois não há alegria maior do que compartilhar o que traz felicidade para nossas vidas.

É como o Presidente Ezra Taft Benson ensinou:

“Somos ordenados por Deus a levar este evangelho para todo o mundo. Essa é a causa que nos deve unir hoje. Somente o evangelho salvará o mundo da calamidade de sua autodestruição.

Somente o evangelho unirá os homens de todas as raças e nacionalidades em paz. Somente o evangelho trará alegria, felicidade e salvação para a humanidade” (The Teachings of Ezra Taft Benson, 1988, p. 167).

| Missão
Publicado por: Marie Sunaga
Tradutora e intérprete e estudante de Letras na PUC-PR. Trabalhou como instrutora e supervisora no Centro de Treinamento Missionário. Fez missão em Manaus - Brasil, ama ler, tocar violão e comer sushi. É a gerente de conteúdo do time português na More Good Foundation.
depressão e ansiedade
A melhor coisa a fazer se você não consegue parar de pecar
2 sessões da Conferência Geral de outubro de 2021 continuam a ser...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *