fbpx

Como posso ensinar sobre o Livro de Mórmon se não tenho um testemunho dele?

Orando ao ler as escrituas

Pergunta

Já li o Livro de Mórmon de capa a capa ao me preparar para servir uma missão. Terminei e sinto que orei com real intenção para saber se é verdadeiro.

Por ter crescido na Igreja, eu esperava um tipo de experiência que pudesse ser como uma âncora para mim. Porém, não senti nada.

Já li as escrituras em Tiago 1:5 e Morôni 10:4-5, mas estou em casa por causa da pandemia, e pensando em voltar. Como posso ganhar um testemunho de verdade? Não posso voltar para a missão e prestar um testemunho que não tenho.

Resposta

Obrigado por fazer essa pergunta, me sinto confortado ao ver um jovem rapaz que quer ser genuíno quando declarar a verdade ao seu próximo. Passei por uma situação similar durante a minha juventude, mas de uma maneira diferente.

Antes de entrar nesse assunto, vamos revisar nas escrituras itens que precisam ser considerados com uma pergunta como a sua (essas são perguntas gerais que podem ou não se aplicar a você agora):

1) Será que Deus nos revelará algo que já sabemos, mas por alguma razão negamos?

2) O Rei Lamã, pai de Lamôni, a princípio estava disposto a desistir de metade do reino para saber o que Aarão sabia. Quando o Rei Lamã se sentiu confortável com a realidade do que Aarão ensinava, ele se dispôs a abandonar todos os seus pecados para conhecer o Senhor. Existe algo em nossas vidas que possa estar nos impedindo de receber um testemunho?

3) O nosso desejo de saber a verdade é real ou simplesmente uma obediência relutante em fazer o que as pessoas dizem, sem nenhuma intenção real?

4) Estou prendendo Deus a uma experiência específica com o propósito de ter a verdade revelada e receber um testemunho?

5) Como Deus revela a verdade? O que Ele já nos revelou?

6) Você já testemunhou a mão de Deus em sua família?

7) O tempo do Senhor. Permiti que o Senhor me respondesse no tempo Dele, ao invés de quando eu achava que Ele deveria responder? Temos a promessa de uma resposta, mas não uma resposta imediata.

Quando comecei minha missão, li o seguinte versículo em Doutrina e Convênios 9:8-9 que se refere a um “arder dentro de ti em teu peito”. Esta foi a maneira que Deus revelou a verdade, pelo menos isto que foi ensinado, e já que eu nunca tinha sentido aquilo antes, me encontrei em uma situação parecida com a sua, “Como ensino o Evangelho quando não recebi um testemunho?”

Comecei a orar, ler e jejuar por um testemunho. Eu queria sentir um arder dentro do peito. Nunca recebi este testemunho, e até hoje nunca senti e não sei o que é um “arder no peito”.

O que descobri foi que quando não buscava por uma resposta específica, o Senhor falava em minha mente e coração. Eu sabia através do Espírito do Senhor, então comecei a nutrir meu testemunho.

Descobri a verdade de Doutrina e Convênios 8:2-3. O espírito de revelação e profecia é quando o Senhor fala em sua mente e coração. Então, o Espírito do Senhor me ordenou a seguir o que eu sentia.

Tempos depois li as seguintes palavras do Presidente Joseph F. Smith, que descrevem meu testemunho e conhecimento do evangelho:

“Quando eu comecei a trabalhar no ministério como rapaz, frequentemente pedia ao Senhor que me mostrasse algo maravilhoso para que eu pudesse receber um testemunho. O Senhor não me revelou maravilhas, mas mostrou-me a verdade, linha por linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui, um pouco ali, até que me fez conhecer a verdade do alto da cabeça até a sola dos pés, e até que a dúvida e o medo tivessem sido completamente eliminados de minha vida. Ele não me enviou um anjo do céu para isso, tampouco falou com a voz de trombeta de um arcanjo. Por meio dos sussurros da voz calma e tranquila do Espírito do Deus vivo, Ele concedeu-me o testemunho que possuo. E por esse princípio e poder Ele concederá a todos os filhos dos homens o conhecimento da verdade que permanecerá com eles, e fará com que conheçam a verdade, tal como Deus a conhece, e cumpram a vontade do Pai, tal como Cristo o faz.”

Parece que esse é o verdadeiro caminho pelo qual o Senhor revela Sua verdade a Seus filhos. É claro que há casos atípicos neste caminho também.

Durante aquele tempo, no começo de minha missão, não havia nenhum pecado em minha vida que eu não tivesse me arrependido. Se eu tivesse que resolver algo com o bispo, eu já resolvia.

Quando ensinei no CTM, tive o privilégio de ensinar um jovem rapaz da minha ala que também estava tendo problemas. Ele não estava recebendo o testemunho que gostaria para saber se ficava na missão ou voltava para casa, afim de casar-se com sua namorada.

Lembre-se, eu conhecia aquele jovem rapaz. Eu também sabia das decisões que ele havia tomado, que poderiam tê-lo impedido de servir uma missão. Ele tinha pecados dos quais precisava arrepender-se e resolver que o impediam de receber o testemunho que desejava.

Assim como o Rei Lamã, ele estava disposto a desistir de metade de seu reino (o que significa que estava disposto a deixar seu lar, mas a outra metade ele não queria perder – a namorada). Assim como pecados que impediam o Espírito.

Se não estivermos dispostos a abandonar nossos pecados (especialmente quando estamos prestes a servir missão ou já estamos na missão) será difícil receber qualquer resposta do Senhor, uma vez que sua mente não estará preparada para recebe-la.

Em minha missão, ensinei uma senhora que disse as seguintes palavras, “Já sei que Joseph Smith não é um profeta de Deus, mas irei orar mesmo assim.”

Quando perguntamos se ela havia orado ela disse que sim e que não havia recebido uma resposta. Quando perguntamos como ela orou, ela disse o seguinte: “Orei e perguntei ao Senhor dizendo ‘Senhor, já sei que Joseph Smith não é um profeta, mas porque os Élderes me pediram, estou orando para saber’ e não recebi uma resposta.”

Meu companheiro e eu nos olhamos e não ficamos surpresos por ela não ter recebido uma resposta. Às vezes, podemos estar relutantes mesmo quando agimos, mas nossas ações têm real intensão e sinceridade ou meramente dizem, “Bom, fiz o que foi pedido, e ainda nada.”

Outra história do Presidente Joseph F Smith que gosto muito é sobre sua mãe. Quando ele era um menino e viajava com sua mãe e tio, seus bois se perderam.

Após procurar muito pelos bois e não os encontrarem, Joseph e seu tio voltaram para onde sua mãe estava, ele fez o seguinte relato:

“Naquele estado lastimável, fui o primeiro a voltar aos carroções. Ao aproximar-me, vi minha mãe ajoelhada em oração. Parei por um momento depois aproximei-me gentilmente, até estar perto o bastante para ouvi-la suplicar ao Senhor que não nos deixasse desamparados naquela situação, mas que nos mostrasse como recuperar nossa parelha perdida, para que pudéssemos prosseguir viagem em segurança. Quando ela se levantou, eu estava a seu lado. A primeira coisa que vi em seu semblante foi um lindo sorriso. Embora eu estivesse desanimado, aquilo renovou minha esperança e deu-me uma certeza que nunca tinha sentido antes.

Mary convidou alegremente Joseph e o tio a sentarem-se e comerem o desjejum que havia preparado, dizendo: ‘Vou dar uma volta e ver se encontro os bois’. Apesar do irmão dizer que seria inútil continuar procurando, Mary saiu, deixando-o com Joseph F. para que comessem o desjejum. Ela encontrou um vaqueiro que morava nos arredores que lhe disse ter visto os bois na direção oposta a que ela se encaminhava. Joseph F. disse: ‘Ouvimos claramente o que ele disse, mas minha mãe seguiu em frente, sem sequer virar o rosto para encará-lo’. Pouco depois, ela acenou para Joseph F. e o tio, que correram para onde ela estava. Ali, viram os bois amarrados ao tronco de alguns salgueiros.”

O Presidente Joseph F. Smith comentou, mais tarde:

“Foi a primeira demonstração prática e positiva da eficácia da oração que eu testemunhei. Isso deixou-me uma marca indelével em minha mente e foi uma fonte de conforto, segurança e orientação para mim durante toda a minha vida”.

Há algo em sua vida, com a sua família, com um amigo, ou pessoalmente que você pode usar quando pedir um testemunho ao Senhor? O Livro de Mórmon fala sobre isto de uma maneira um pouco diferente com as seguintes palavras:

“Eis que desejo exortar-vos, quando lerdes estas coisas, caso Deus julgue prudente que as leiais, a vos lembrardes de quão misericordioso tem sido o Senhor para com os filhos dos homens, desde a criação de Adão até a hora em que receberdes estas coisas, e a meditardes sobre isto em vosso coração.” (Morôni 10:3)

Ao orar, você lembrou do amor do Senhor por você (Sua morte e sacrifício)? Você se lembrou de algum testemunho espiritual que o Senhor (assim como Joseph F. Smith e sua mãe) ouviu e respondeu orações?

Você ponderou sobre o amor que tem pelo próximo e aqueles a quem servirá? Você ponderou sobre as ternas misericórdias que o Senhor demostra nas escrituras?

Quero agradecer novamente por reservar um tempo e trazer essa pergunta, e pelo desejo que você tem de ser genuíno ao declarar seu testemunho. Você quer saber. Que o Senhor o abençoe com o coração e a mente mansos para ouvir Sua voz, Seu amor e Sua misericórdia por você como filho Dele.

Fonte: Ask Gramps

Relacionado:

Perguntas e Respostas: “Como alguém poderia ter a remissão de pecados antes de Cristo nascer?”

 

 

| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *