fbpx

Perguntas e Respostas: “Como alguém poderia ter a remissão de pecados antes de Cristo nascer?”

Pergunta

Em Mosias 4 versículo 3, lê-se que o Espírito do Senhor veio sobre o povo do Rei Benjamim, e que eles estavam cheios de alegria, tendo recebido a remissão de seus pecados. Gostaria de saber como eles poderiam ter remissão de seus pecados se Cristo ainda não tinha nascido. Li o Livro de Mórmon algumas vezes, mas gostaria de um esclarecimento. Muito obrigado.

Resposta

Sua pergunta é uma que muitos tiveram, e na Conferência Geral de outubro de 1996, o então Élder Russell M. Nelson falou sobre a prática do Antigo Testamento de sacrifício de animais e seus limites, uma vez que os sacrifícios eram oferecidos continuamente:

“No período preparatório que foi o Velho Testamento, a prática da expiação era finita — isto é, tinha um fim. Era uma previsão simbólica da Expiação definitiva de Jesus, o Cristo. A Expiação Dele é infinita — não tem um fim. Foi também infinita no sentido de que toda a humanidade seria salva da morte sem fim. Foi infinita em termos de Seu imenso sofrimento.

Foi infinita no tempo, colocando um fim ao protótipo anterior do sacrifício animal. Foi infinita em escopo — era para ser realizada de uma vez só por todos. E a misericórdia da Expiação estende-se não apenas a um número infinito de pessoas, mas também a um número infinito de mundos criados por Ele. Foi infinita além de qualquer escala humana de medida, ou mesmo da compreensão humana.”

Jesus era o único que podia oferecer uma expiação infinita, já que Ele nasceu de uma mãe mortal e de um Pai imortal. Por causa desse direito de nascimento único, Jesus era um ser infinito.

O filho de Alma, Coriânton. No capítulo de Alma 39 lemos que “redenção de Cristo é retroativa na salvação dos fiéis que a precederam.” Os versos relevantes, 17-19, dizem:

“E agora acalmarei um pouco tua mente no tocante a este assunto. Eis que te maravilhas de que estas coisas devam ser conhecidas tão antecipadamente. Eis que te pergunto: Não é uma alma tão preciosa para Deus agora, como o será na ocasião de sua vinda?

Não é tão necessário que o plano de redenção seja dado a conhecer a este povo, quanto a seus filhos?

Não é tão fácil para o Senhor enviar seu anjo para proclamar estas boas novas a nós e a nossos filhos agora, quanto o será depois de sua vinda?”

Em 2 Néfi 9:7, Jacó descreve a Expiação de Jesus Cristo como “infinita” e realmente é, não só é eficaz para toda a humanidade, mas também por todo o tempo. Alguns versículos depois de Mosias 4:3, o Rei Benjamim afirma que a Expiação foi preparada desde a fundação do mundo  (versículos 6 e 7).

Lembre-se de como no Grande Conselho dos Céus, Cristo se adiantou para executar o grande plano de felicidade do Pai. Ele realizaria a obra de Seu pai e, como é uma expiação infinita, ela se aplica a “todos os que alguma vez viveriam sobre a Terra.”(O Cristo Vivo, O Testemunho dos Apóstolos).

Fonte: Ask Gramps

Relacionado:

O poder do nome de Jesus

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *