fbpx

Se Cristo nasceu em Belém, por que Alma diz que ele teria nascido em Jerusalém?

Em uma profecia sobre a vinda do Salvador, o sacerdote nefita Alma disse:

“E eis que nascerá de Maria, em Jerusalém, que é a terra de nossos antepassados” (Alma 7:10).

Seguidos de uma publicação de 1831 por Alexander Campbell, alguns leitores devem ter notado sem muita expectativa que no Livro de Mórmon diz que Jesus nasceu na cidade de Jerusalém, e não na vila de Belém. Mas na afirmação de Alma às pessoas de Gideão, ele não falou de uma cidade específica, mas profetizou que Jesus nasceria na “terra”de onde a família de Leí veio.

A pequena cidade de Belém é somente 13 quilômetros do centro de Jerusalém, que era a capital política e religiosa da terra natal de Leí. Belém era conhecida como a terra do rei Davi, mas parecia ter tanta importância na época de Leí. Na verdade, recentes descobertas arqueológicas mostram que perto da época em que Leí viveu, Belém era uma cidade satélite de Jerusalém. Um pedaço de argila encontrado em Jerusalém e com a inscrição ‘Belém’ foi descoberto e datado sendo como do século 7 A.C, indicando que Belém era a cidade mais próxima de Jerusalém naquela época.

Belém seria muito insignificante para a audiência de Alma na cidade nefita de Zaraenla. Os nefitas não se importavam com a monarquia de Davi, e na época de Alma, já estava longe das terras de Israel a uns 500 anos. Portanto, Alma naturalmente, se referiria de forma geral a terra onde Jesus nasceria, e não a uma pequena cidade.

Além disso, se referir a Jerusalém e seus arredores como ‘terra’ era o uso geográfico apropriado.  Um outro exemplo pode ser encontrado em antigos escritos no Egito, conhecidos como El Amarna, que são datados do século quatorze A.C. Esses escritos não eram conhecidos em 1829 e foram descobertos no Alto Egito em 1887, bem depois do Livro de Mórmon ter sido traduzido e publicado. O escritor desses textos sabia acadiano e os assuntos nas terras ao redor de Jerusalém. Ele se referiu a “terra de Jerusalém” em uma linguagem similar à de Alma. No escrito antigo se lê:

“E agora quanto Jerusalém – Contemple a terra que pertence ao rei”

“Mas agora mesmo uma cidade da terra de Jerusalém, de nome Bit-Lahmi, uma cidade que pertence ao rei, passou para o lado do povo de Queila.”

De acordo com o professor William F. Albright, que traduziu esse texto, Bit-Lahmié uma referência quase certa a cidade de Belém, e que aparece pela primeira vez na história. Alguns pesquisadores questionaram essa identificação, mas isto permanece amplamente aceito pelos pesquisadores bíblicos da atualidade. O texto de Amarna não só considera Jerusalém como uma “terra”, mas esse texto também fala de Belém (a cidade onde Jesus nasceria) como sendo parte das “terras de Jerusalém. ”

Deste modo, a frase específica da profecia de Alma permanece amparada por textos ainda mais antigos.

Fonte: Book of Mormon Central

Relacionado:

Uma pergunta do Livro de Mórmon que pode mudar uma vida + a resposta

| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *