A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias celebra, em 2025, os 50 anos de sua presença em Portugal. Vamos celebrar essa ocasião histórica no dia 5 de julho. A festa cultural acontece no Centro de Congressos de Lisboa. O Élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos, e sua esposa, irmã Rosana Soares, estarão presentes.

O evento incluirá uma exposição comemorativa e um espetáculo musical, que celebram momentos marcantes da jornada da Igreja em solo português — desde os primeiros conversos até o crescimento atual.

Uma viagem pela história da Igreja em Portugal

A exposição, que convida todos a refletirem sobre cinco décadas de fé, história e milagres, estará aberta de 1º a 4 de julho, das 14h às 18h, no Centro de Estaca do Templo de Lisboa. Por meio de fotos, relatos e momentos marcantes, será possível acompanhar a jornada da Igreja em solo português.

Já no dia 5 de julho, no Centro de Congressos de Lisboa, a exposição estará disponível das 15h às 22h, antecedendo o espetáculo musical, que acontecerá das 19h às 21h.

A entrada para a celebração requer inscrição prévia com os representantes de estaca. Para quem não puder comparecer, haverá transmissão ao vivo para que membros e amigos possam participar de qualquer lugar.

“É maravilhoso estar de volta”

Um dos pontos mais significativos desta celebração é o retorno do Élder Soares a Portugal. Antes de receber o chamado para apóstolo, ele liderou a Missão Portugal Porto entre 2000 e 2003.

Nesse período, ele e a esposa contribuíram para o fortalecimento da Igreja em Portugal, formando amizades com membros e líderes locais. Sua participação no evento marca o reencontro com um povo e uma terra que fazem parte de sua história.

Em uma visita a Portugal em 2023, o Élder Soares e a irmã Rosana retornaram ao país pela primeira vez desde que lideraram a Missão Portugal Porto, duas décadas antes. 

Durante os quatro dias de visita, eles ministraram aos 45 mil Santos dos Últimos Dias e fortaleceram sua ligação com uma terra que também é parte de sua herança. 

“Sempre sonhei com o dia de regressar aqui e sentir o mesmo sentimento que tinha quando era presidente de missão”, declarou o Élder Soares. 

“Mas hoje é muito mais que isso. É algo que não consigo descrever, ver a unidade que se estabeleceu aqui entre os membros, entre a Igreja e entre os líderes da Igreja”. 

A irmã Rosana completou: “Sinto-me em casa. É maravilhoso estar de volta porque tenho sangue português nas minhas veias”.

O evento dos 50 anos convida à reflexão sobre a influência da Igreja em Portugal. Ao longo das décadas, essa influência se deu por meio do serviço, da fé e dos valores familiares. Segundo a Sala de Imprensa de Portugal, outras celebrações ocorrerão este ano para honrar o legado de milhares de Santos.

Para informações sobre a celebração dos 50 anos da Igreja em Portugal, consulte os líderes locais ou a página oficial da Igreja sobre o evento.

Fonte: Sala de Imprensa – Portugal

Veja também