fbpx

Uma pergunta do Livro de Mórmon que pode mudar uma vida + a resposta

Ao longo dos últimos séculos, muitas perguntas surgiram sobre o Livro de Mórmon – perguntas sobre sua origem, sua autenticidade e seus ensinamentos tem sido perpetuados tanto por céticos quanto por crédulos. Os conteúdos do Livro de mórmon não são diferentes. Dos primeiros relatos de Néfi, ao último testemunho de Morôni, o Livro de Mórmon contém perguntas incríveis de sessenta e uma pessoas – incluindo profetas, missionários, pesquisadores e apóstatas. O jovem Alma fez um total de 103 perguntas, Néfi fez 41, o próprio Salvador fez 35 perguntas durante o seu curto período de ministração entre os nefitas.

Por sorte, essa abundância de questões não ficaram sem respostas. No livro ‘52 Perguntas no Livro de Mórmon para mudar uma vida’, os autores John Hilton III e Brad Wilcox nos ajudam a não somente reconhecer perguntas difíceis das escrituras, mas também como discernir as respostas pela verdadeira doutrina. Segue um pequeno resumo do texto deles.

Pergunta: Por quê podemos duvidar?

Quando Néfi estava tentando convencer seus irmãos a tentar pegar as placas de Labão, ele disse “Agora, eis que sabeis que isso é verdade; e sabeis também que um anjo vos falou; como, pois, podeis duvidar?” (1 Néfi 4:3). Lamã e Lemuel viram o anjo – e mesmo assim duvidaram. Hoje em dia, algumas pessoas se encontram na mesma situação que Lamã e Lemuel – Eles estão em uma posição onde deveriam ter certeza, mas ainda têm dúvidas.

Resposta

“Eu poderia…” O Élder de cabelos castanhos se aproximou e começou a perguntar para seu instrutor no Centro de Treinamento Missionário  meio envergonhado. “Eu estava pensando… se poderíamos conversar.” O instrutor havia acabado de terminar a aula, e o grupo de missionários estava fazendo um pequeno intervalo.

“Claro,” o instrutor respondeu. Eles caminharam pelo corredor para longe da sala e dos outros missionários. O instrutor havia notado que o entusiasmo desse missionário havia diminuído, com o passar das semanas no CTM.

“Me sinto como um elder horrível,” disse o missionário. “Tenho tantas dúvidas. Você deve pensar que estou errado e que sou fraco.”

As palavras chocaram o instrutor e ele respondeu, “Errado? Fraco? É errado duvidar? Ter perguntas é um sinal de fraqueza? Não. O próprio Joseph Smith não duvidou e questionou enquanto aprendia?” O instrutor a abriu o Livro de Pérolas de Grande Valor em Joseph Smith História e leu:

Em meio a essa guerra de palavras e divergência de opiniões, muitas vezes disse a mim mesmo: Que deve ser feito? Quem, dentre todos esses grupos está certo, ou estão todos igualmente errados? Se algum deles é correto, qual é, e como poderei sabê-lo? (Joseph Smith História 1:10).

O instrutor tirou os olhos daquela página e disse:

“Se duvidar e questionar estiver errado, então todo o programa missionário da Igreja está errado, o nosso convite ao mundo não é para escapar das tradições e testar as crenças contra a verdade revelada? Não convidamos as pessoas abertamente a duvidar e questionar?”

Todos nós temos dúvidas – Dúvidas sobre o nosso futuro, sobre as decisões que fizemos, ou que faremos, um milhão de tipos de dúvidas. Mas essas dúvidas não precisam nos destruir – as respostas virão. Uma mulher passou longas horas ponderando sobre problemas que ela estava tendo com o seu testemunho. Quando ela pesou as certezas que havia tido com as dúvidas que estava tendo naquele momento, ela sentiu-se inspirada a voltar-se para as escrituras. Quando ela o fez, ela abriu em Doutrina e Convênios 6, e ela leu as seguintes palavras:

“Em verdade, em verdade eu te digo: Se desejas mais um testemunho, volve tua mente para a noite em que clamaste a mim em teu coração a fim de saberes a respeito da veracidade destas coisas. Não dei paz a tua mente quanto ao assunto? Que maior testemunho podes ter que o de Deus? (D&C 6:22-23)

Ela sentiu o Espírito testificar para ela, e as dúvidas dela foram substituídas por fé.

Algumas vezes nossas dúvidas são rapidamente sanadas, e outras vezes precisamos colocar elas “na prateleira” por um tempo. Mas uma coisa é certa: O Senhor tem feito grandes coisas para nós e para nossos ancestrais, e continuará fazendo maravilhas no futuro. Como disse Néfi: Subamos; o Senhor tem poder para livrar-nos, como livrou nossos pais” (1 Néfi 4:3). Mesmo que existam coisas que não entendemos completamente, podemos continuar em frente como Néfi fez, confiando em Deus que sempre está ali por nós.

Alguma vez uma pergunta mudou sua vida? “Uma boa pergunta… é como um alarme,” escreveu o Élder Tad R. Callister. “Nos desperta de nosso desânimo menta e faz nossa mente funcionar.”

Onde podemos encontrar perguntas que nos despertaram desse estado mental e espiritual de desânimo? Os autores John Hilton III e Brad Wilcox nos ajudam a reconhecer e ponderar sobre 52 poderosas perguntas do Livro de Mórmon – Uma para casa semana do ano. Um capítulo curto a cada semana tem o poder de mudar a sua vida. 

  • Os milagres cessaram?
  • Já questionei o Senhor?
  • Eu já nasci espiritualmente de Deus?
  • Não sabemos nós que estamos na mão de Deus?

Joseph Smith prometeu que nos achegaríamos mais a de Deus através do Livro de Mórmon do que através de qualquer outro Livro. Ponderar sobre suas perguntas inspiradas pode nos ajudar a atingir essa promessa.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Três versículos do Livro de Mórmon que podemos estar entendendo errado

| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *