fbpx

O que significa “prosperar na terra”?

“Eis que não vos lembrais de suas palavras a Leí, dizendo: Se guardardes meus mandamentos, prosperareis na terra? E ainda: Se não guardardes meus mandamentos, sereis afastados da presença do Senhor?” Alma 9:13

Quando alma falou ao povo de Amonia, ele os lembrou da “tradição de vossos pais,” o que inclui a promessa: “Se guardardes meus mandamentos, prosperareis na terra… Se não guardardes meus mandamentos, sereis afastados da presença do Senhor”(Alma 9:8, 13).

Essa é a promessa que permeia o Livro de Mórmon e seve como um meio condutor para os registros de Mórmon.

A primeira e mais detalhada expressão dessa promessa está em 1 Néfi 2:20-24, onde o Senhor deu essa promessa a Néfi. Ao abençoar sua posteridade, Leí confirmou que essa promessa também foi dada a ele.

“Pois o Senhor Deus disse: Se guardardes meus mandamentos, prosperareis na terra; e se não guardardes meus mandamentos, sereis afastados de minha presença. “ (2 Néfi 4:4; 1:20).

A maioria das expressões de promessa no Livro de Mórmon se assemelham mais a simples declaração de Leí, do que a descrição completa da promessa feita por Néfi.

De fato, Alma exortou o povo de Amonia dizendo “Eis que não vos lembrais de suas palavras a Leí” (Alma 9:13)

Enquanto a prosperidade está comumente associada as riquezas do mundo, como é retratada tanto no Livro de Mórmon (Mosias 27:7; Alma 1:30-31) quanto na Bíblia (Salmos 73:12), não é isto que significa “prosperar na terra”.

A promessa é estruturada em um paralelismo contrário, em que duas frases paralelas expressam significados opostos. Assim, comparar as duas condições lado a lado fornece uma pista importante para o que Leí quis dizer com a palavra “prosperar”.

Se guardardes meus mandamentos, prosperareis na terra;

Se não guardardes meus mandamentos, sereis afastados da presença do Senhor.

As expressões paralelas “prosperareis na terra” e “sereis afastados da presença do Senhor” são claramente colocadas como opostas uma a outra.

Isto indica que prosperar na terra é equivalente a estar na presença do Senhor. Vemos pela maneira que Amaron substitui “sereis afastados de minha presença” por “não prosperareis na terra” (Ômni 1:6).

Embora alguns comentaristas o tenham chamado de “convênio leítico” a essência da promessa do convênio é a mesma dada a Israel como um todo.

Com frequência encontramos variações dessa promessa de que “prosperareis em tudo o que fazeis” na aliança de Deus com o povo de Israel, principalmente em Deuteronômio.

Provérbios 14:34 afirma, “A justiça exalta o povo, mas o pecado é o opróbrio das nações.”

As bênçãos de “prosperidade” pertencem a todos os que cumprem seus convênios. Sessenta anos atrás, o professor Eldin explicou:

“A ideia não era nova para Néfi. Os profetas hebreus ensinaram essa verdade para seus ouvintes por muitas gerações… é particularmente proeminente nos registros dos profetas do século seis e sete.”

Portanto, a promessa de prosperidade ao fiel é estendida pelo Senhor em todas as eras.

A formulação específica do Livro de Mórmon esclarece que prosperar é ser abençoado com a força e com apoio do Senhor, e não simplesmente ficar rico ou ter sucesso.

Embora a riqueza e o sucesso possam ser subprodutos da presença próspera do Senhor, eles não devem ser comparados a ela.

O âmago da palavra “prosperar” vem do latim prosperus, que significa literalmente “de acordo com a esperança de alguém” ou “de acordo com os desejos de alguém”, significa “sorte” mais que “rico”.

Por trás da palavra em inglês “prosperar” na Bíblia, geralmente se destaca uma entre as duas palavras hebraicas, tsalach ou sakal, que apresentam vários significados como seguir em frente, ultrapassar, ser bem-sucedido ou avançar ou ser habilidoso, sábio, prudente ou próspero.

Presumindo que uma dessas palavras hebraicas estava por trás do conceito da palavra “prosperar” de Alma, por várias razões, os leitores deveriam observar a amplitude de significados por trás dessa palavra, do que a ‘conquista de riqueza’.

Uma pessoa pode ser afortunada de várias maneiras. Riqueza e sucesso não são as únicas maneiras que o Senhor ajuda seu povo a prosperar, ou são produtos exclusivos das bênçãos do Senhor.

É um erro pensar que todos aqueles que são ricos ou bem-sucedidos estão sendo abençoados pela mão do Senhor, enquanto os pobres e desprivilegiados são cortados de Sua presença.

De acordo com as escrituras, talvez de maneira mais clara no Livro de Mórmon, os escolhidos do Senhor são conhecidos por sua fidelidade e diligência aos mandamentos do Senhor e aos convênios que fazem de servir as pessoas ao seu redor.

Fonte: Book of Mormon Central

Relacionado:

Por que Leí dividiu seu povo em sete tribos?

| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *