fbpx

8 lições importantes que aprendemos com Samuel, o lamanita

Vemos a seguinte introdução em Helamã 13: “Continuaram os nefitas a praticar iniquidades, sim, grandes iniquidades, enquanto os lamanitas se empenhavam em guardar estritamente os mandamentos de Deus, segundo a lei de Moisés” (versículo 1).

Algo inesperado tinha acontecido no Livro de Mórmon. Ouvimos a voz de um lamanita pregando o arrependimento aos nefitas.

As palavras de Samuel, o lamanita, são importantes por muitas razões, pois estão repletas de lições. Separamos oito delas, confira:

Lição nº 1

Temos evidências de que Deus escolhe profetas e pessoas para pregar o arrependimento de onde Ele quiser e não somente do chamado povo “escolhido”. Neste caso, no Livro de Mórmon, esperaríamos que os nefitas fossem os portadores da mensagem da salvação. Em vez disso, Samuel é um membro da comunidade lamanita, uma comunidade que causou tanta dificuldade para os nefitas ao longo do Livro de Mórmon.

Lição nº 2

Samuel, o lamanita, voltou a pregar depois de ter sido rejeitado pelos nefitas e expulso da cidade. Será que estamos dispostos a perseverar até o fim, mesmo diante da dificuldade, da crítica e da rejeição assim como Samuel?

Lição nº 3

Samuel falou do coração, de maneira natural, sem um roteiro pré-formado. Posso imaginar que em sua pregação original, Samuel tinha preparado palestras ou discursos. Mas depois que Deus ordenou que ele voltasse, ele fez isso sem um plano. Será que estamos dispostos a seguir o Senhor sem um plano assim como Samuel? Quanta fé temos para agir antes de sabermos o que é melhor?

Lição nº 4

Samuel estava disposto a fazer o inesperado. Quando foi impedido de entrar na cidade propriamente dita, ele encontrou uma alternativa criativa para compartilhar sua mensagem. Estamos dispostos a ser criativos e usar os recursos que temos para alcançar objetivos justos?

Lição nº 5

Samuel falou claramente e com poder sobre a vinda de Jesus Cristo. De todas as verdades que alguém poderia ensinar, falar de Jesus é a mais importante. Se você tivesse 5 minutos para falar qualquer coisa para o mundo inteiro escutar, o que diria?

Lição nº 6

As profecias mais detalhadas do Livro de Mórmon são aquelas compartilhadas por Samuel, o lamanita. Surpreendentemente, de todas as profecias no Livro de Mórmon, nenhum outro profeta falou com mais precisão e clareza sobre o momento da vinda de Jesus Cristo. Leve algum tempo para rever especificamente o que ele ensinou em Helamã e, em seguida, leia 3 Néfi para ver como tais profecias foram cumpridas.

Lição nº 7

As palavras de Samuel são as únicas, dentre todos os pregadores do evangelho registrados no Livro de Mórmon, que são identificadas especificamente por Jesus Cristo durante Sua visita ao povo de Leí. O que isso diz sobre a importância das palavras de Samuel, que Cristo queria garantir que fossem registradas e preservadas?

chance

Lição nº 8

Samuel não procurou fama e fortuna. Uma vez que ele terminou de compartilhar a mensagem que Deus o inspirou a compartilhar, Samuel deixou as terras nefitas para nunca mais ser visto. Quantos de nós acreditamos que é nosso trabalho garantir que a palavra de Deus seja cumprida? Ou estamos dispostos, como Samuel, a deixar que Deus faça a sua obra depois de termos cumprido seus chamados para nós?

Fonte: Meridian Magazine

Relacionado:

Por que Paorã, Paânqui e Pacumêni têm nomes tão semelhantes?

| Livro de Mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *