fbpx

A diferença entre “verdadeiros discípulos” e “falsos discípulos”

Recentemente me perguntaram: “O que significa se tornar um verdadeiro discípulo?”

Duas coisas me vieram à mente imediatamente.

Primeiro, eu pensei: se há “discípulos verdadeiros”, então eu me pergunto como seria um “falso discípulo” e eu esperava não ser parecido com um.

Eu tive uma espécie de momento “Senhor… porventura sou eu?”

Meu segundo pensamento foi sobre uma experiência que tive enquanto jogava beisebol na faculdade.

Conforme você entra no time de beisebol da faculdade, o nível de arremesso fica exponencialmente melhor do que no colégio. Acertar uma bola rápida de 150km por hora ou uma bola curva torna-se muito mais difícil. Você não tem tempo para pensar. Você tem que treinar seu corpo para acertar a bola por meio da memória muscular.

verdadeiros discípulos

Significado de um verdadeiro discípulo

Então … a maioria dos rebatedores que querem melhorar passam horas na gaiola de rebater, fazendo a tarefa tediosa, trabalhosa e monótona de rebater as bolas para fora do tee. É como um músico praticando suas escalas. E tenho certeza que você pode encontrar paralelos em tudo o que você gosta de fazer.

Nem sempre é divertido, mas fazer balanços de boa qualidade no tee na gaiola de rebater treinará seu corpo para que, quando estiver no jogo, acabe acertando a bola muito melhor.

Tornar-se um grande rebatedor exige disciplina. Não há atalho. E eu queria ser um grande rebatedor.

Então, quando o treino acabou, eu e alguns outros costumávamos pegar nossos tacos e descer até a gaiola de rebatere acertar centenas de bolas.

Ao fazer isso, comecei a notar um padrão interessante.

Nos dias em que os treinadores ainda ficavam no campo após o treino, alguns dos outros jogadores do time desciam e começavam a bater na baliza também.

Mas no minuto em que os treinadores deixavam o campo e iam embora, esses jogadores faziam as malas e iam embora também.

Com o tempo, percebi que esses jogadores não estavam realmente tentando melhorar. Eles estavam apenas tentando dar a impressão de estarem melhorando. Foi tudo um show.

Foi uma tentativa de fazer os treinadores pensarem que estavam trabalhando muito para se tornarem discípulos do jogo de beisebol.

Eles queriam estar na equipe, mas não queriam trabalhar.

E, no final das contas, isso acabou prejudicando os treinadores, a equipe e os jogadores individualmente com o passar da temporada.

Eu nunca fui capaz de tirar essa observação da minha mente.

Do ponto de vista do evangelho, a lição que aprendi com aquela situação (…) foi solidificada em minha mente…. quando li sobre a entrada do Salvador em Jerusalém.

No livro de Marcos, Jesus cumpre a profecia cavalgando para Jerusalém nas costas de um jumentinho. Ele se dirige ao templo, dá uma olhada ao redor e depois volta para Betânia, um pequeno vilarejo nas encostas orientais do Monte das Oliveiras, nos arredores de Jerusalém.

O que ele viu em Jerusalém, especificamente no templo, deve ter causado a ele um pouco de frustração justa. Então ele partiu, com os doze, de volta para Betânia para dormir um pouco.

Quando eles acordaram na manhã seguinte, eles se prepararam para retornar a Jerusalém. A escritura diz que Jesus estava começando a ficar com fome ao sair de Betânia, quando vê uma figueira e fica animado para comer um ou dois figos.

Significado de um verdadeiro discípulo

Era primavera e esta árvore estava cheia de folhas, então o Salvador só podia presumir que ela estaria cheia de frutos. As folhas de uma figueira quase sempre são uma indicação segura de que a árvore tem frutos.

Mas, para sua decepção, um Jesus faminto se aproxima da árvore e descobre que ela não tem frutos, apenas folhas. Sua aparência externa ostentava frutas, mas por dentro era estéril.

As frustrações de Jesus no dia anterior devem ter voltado para ele … então Ele amaldiçoou a árvore e então voltou para a cidade.

Quando ele chegou a Jerusalém novamente, ele encontrou alguns dos mesmos atributos daquela figueira nas pessoas que estavam encarregadas do templo.

Ele descobriu que eles trouxeram “largos filactérios” (pequena caixa de couro em sua testa com textos em hebraico para lembrá-los de guardar a lei) e estendido as franjas de suas vestes (Mateus 23:5).

Essas duas coisas, e muitas outras, tornaram-se símbolos externos de status de quão justos eles eram.

Mais ou menos como as folhas de uma figueira.

Mas o Salvador disse a eles que “fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens”.

Em uma avaliação brutalmente honesta, ele disse a eles que “sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundície.

Quando Cristo e os doze deixaram a cidade novamente, eles passaram por aquela figueira, e os discípulos ficaram maravilhados com a rapidez com que a figueira havia secado.

Alguns dos jogadores do meu time de beisebol da faculdade eram como esta figueira. Suas folhas estavam fora … mas o fruto nunca veio. Eles definharam e isso afetou negativamente sua carreira como jogadores de beisebol.

Ao longo da minha vida, tenho certeza de que fui culpado por ter folhas demais e frutas insuficientes. Eu sei que sempre há espaço para melhorar. Pode ter havido ocasiões em cada uma de suas vidas em que vocês sentiram o mesmo. Alguns de nós até mesmo sentimos que começamos a definhar espiritualmente.

Mas, felizmente não somos figueiras, e somos capazes de agir em vez de receber a ação. Podemos escolher nos tornar verdadeiros discípulos.

E é por isso que essa pergunta é tão importante para mim:

“O que significa se tornar um verdadeiro discípulo e, especificamente, um verdadeiro discípulo do Salvador?”

Para mim, simplesmente se resume a isso. Um falso discípulo faz o que faz para ser visto e ouvido por homens e mulheres para sua própria imagem e glória.

Um verdadeiro discípulo entrega sua vida a Deus e abençoa seus filhos. Eles dão toda a sua alma e não retêm nada.

Torna-se parte de quem eles são.

Como Alma sugere, eles experimentaram uma grande mudança em seu coração. Eles receberam Sua imagem em seu semblante.

Eles passam suas vidas brilhando uma luz sobre os outros.

Quando colocam a mão no arado, não olham para trás.

Um verdadeiro discípulo modela sua vida segundo o Salvador e, de todas as maneiras, tenta imitá-Lo.

Não porque precisam, mas porque querem.

A palavra “discípulo” vem de duas palavras latinas que significa “aprender” ou “aluno”.

E dentro dessa palavra “discípulo” também está outra palavra importante.

Também pode ser interessante: O que significa olhar para trás depois de lançar mão do arado?

Arte: Yongsung Kim

“Disciplina.”

Um verdadeiro discípulo de Cristo dedica sua vida a aprender Dele e Dele. Mas o aprendizado é apenas uma parte.

A parte mais difícil é realmente aplicar o que aprendemos e ter a disciplina para fazer as coisas difíceis associadas ao discipulado de forma consistente pelo resto de nossas vidas.

Um verdadeiro discípulo de Cristo não tenta fazer com que Cristo e Seus ensinamentos se alinhem com seu estilo de vida desejado.

Em vez disso, um verdadeiro discípulo alinha seu estilo de vida com Cristo e seus ensinamentos.

Um verdadeiro discípulo não precisa colocar uma fachada, porque eles sabem que a medida de seu discipulado é baseada no que eles fazem quando ninguém mais está assistindo.

Aquele filme, aquela música, aquele anúncio de internet, aquela oportunidade de servir…

O que fazemos quando os treinadores deixam o campo e é só você naquela gaiola de rebater, sozinho?

Um verdadeiro discípulo não permite que nada atrapalhe seu compromisso com o Mestre.

Quando eles tropeçam e caem, eles não ficam no chão. Eles voltam imediatamente para o caminho da aliança porque é a coisa mais importante do mundo para eles.

Esse é o verdadeiro discipulado. Não é um único ato. É um modo de vida.

Se o Salvador vier a mim procurando frutas, espero nunca decepcioná-lo. Sempre quero estar pronto para Ele.

O Presidente Monson costumava dizer (…) “Sempre quero que o Senhor saiba que, se Ele precisar fazer algo, quero que saiba que Tom Monson fará esse algo para Ele”.

Também quero que o Senhor saiba que vou fazer essa tarefa para Ele.

Minha esperança é que cada um de nós comprometa sua vida para nos tornarmos verdadeiros discípulos do Salvador, até os dias de nossa morte, e que cada um de nós encontre felicidade ao fazer isso.

Fonte: Greg Trimble Blog

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *