fbpx

Vem e Segue-me – Lição 5 – Preparai o caminho do Senhor – Mt 3, Mc 1, Lc 3

Para apoiar o novo programa de aprendizado da Igreja – “Vem, e Segue-me” – estamos publicando semanalmente comentários sobre a lição designada. Neste ano somos convidados a estudar o Novo Testamento. Na lição de hoje (designação de 28 de janeiro a 3 de fevereiro) estudaremos Mateus 3, Marcos 1 e Lucas 3.

Para acessar a lição clique aqui.

Quem era Marcos?

Pouco se sabe sobre Marcos. Ele foi um companheiro missionário de Paulo, Pedro e de diversos outros discipulos de Cristo. Muitos estudiosos bíblicos acreditam que Pedro orientou Marcos a registrar os eventos da vida do Salvador. O evangelho de Marcos parece ter sido escrito antes dos outros três.

“No Novo Testamento, João Marcos era fiOs fariseus eram membros de um partido religioso judeu que se orgulhava de sua observância estrita da lei mosaica. Eles cuidavam de fazer com que a religião fosse apenas uma observância de muitos comportamentos cerimoniais. Os saduceus eram uma classe de judeus abastados, com significativa influência religiosa e política. Eles não acreditavam na doutrina da ressurreição. Ambos os grupos haviam se desviado do intento original das leis de Deus, e muitos dos seus membros se recusavam a aceitar a mensagem do profeta de Deus, João Batista.lho de Maria, que vivia em Jerusalém (At. 12:12); é possível que ele também tenha sido primo (ou sobrinho) de Barnabé (Col. 4:10). De Jerusalém, ele acompanhou Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária e separou-se deles em Perge (At. 12:25; 13:5, 13). Mais tarde ele acompanhou Barnabé até Chipre (At. 15:37–39). Ele esteve com Paulo em Roma (Col. 4:10; Fil. 1:24) e com Pedro na Babilônia (provavelmente em Roma) (1 Ped. 5:13). Por fim, ele esteve com Timóteo em Éfeso (2 Tim. 4:11).”( Guia para Estudo das Escrituras, “Marcos”)

Fariseus, Saduceus, Escribas

“Os fariseus eram membros de um partido religioso judeu que se orgulhava de sua observância estrita da lei mosaica. Eles cuidavam de fazer com que a religião fosse apenas uma observância de muitos comportamentos cerimoniais.

Os saduceus eram uma classe de judeus abastados, com significativa influência religiosa e política. Eles não acreditavam na doutrina da ressurreição. Ambos os grupos haviam se desviado do intento original das leis de Deus, e muitos dos seus membros se recusavam a aceitar a mensagem do profeta de Deus, João Batista.”

Os escribas eram os doutores da lei. Especialistas na doutrina judaica.

Nem todos os fariseus, saduceus e escribas deixaram de crer em Cristo e segui-lo. Durante nosso estudo do Novo Testamento veremos que alguns deles creram em Cristo. Por exemplo: Nicodemos e Paulo eram fariseus que se converteram.

A grandiosidade de João Batista

João cumpriu com perfeição esses três propósitos de seu ministério mortal. O Salvador Jesus Cristo disse sobre ele: “Pois eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não há nenhum maior do que João” (Lucas 7:28). O profeta Joseph Smith explicou essa escritura:

“Em que sentido João era considerado como um dos maiores profetas? Sua grandiosidade não poderia ter-se baseado em seus milagres (Ver João 10:41).

Primeiro. Foi-lhe confiada a missão divina de preparar o caminho diante da face do Senhor. A quem foi confiada tamanha responsabilidade antes ou depois dele? A ninguém.

Segundo. Foi-lhe confiada a importante missão de batizar o Filho do Homem, e isso foi exigido de suas mãos. Quem mais teve a honra de fazer isso? Quem mais teve tamanho privilégio e glória? Quem mais conduziu o Filho de Deus às águas do batismo e teve o privilégio de ver o Espírito Santo descendo sob a forma de pomba, ou no sinal da pomba, em testemunho dessa ministração? (…)

Terceiro. João, naquela época, era o único administrador legal dos assuntos do reino que havia na Terra e possuía as chaves do poder. Os judeus tinham que obedecer a suas instruções ou seriam condenados, por sua própria lei; e o próprio Cristo cumpriu toda a justiça sendo obediente à lei que Ele dera para Moisés no monte e assim a magnificou e a honrou, em vez de destruí-la. O filho de Zacarias tomou as chaves, o reino, o poder e a glória dos judeus, pela unção sagrada e decreto do céu e esses três motivos fazem dele o maior profeta já nascido de uma mulher.”

Quando João Batista reconheceu o Messias prometido instou seus discípulos a seguirem aquele do qual ele não era digno de desatar a correia das alparcas (João 1:25-29, 35-37, 3:22-36; Atos 1:21-22). Ele disse referindo-se ao ministério do Senhor Jesus Cristo: “é necessário que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30).

Quando João foi preso enviou alguns discípulos para confirmarem a divindade de Cristo – para que eles, os discípulos de João tivessem contato com o Homem de Santidade, e por si mesmos soubessem quem era o Senhor (Lucas 7:18-23).

João morreu cruelmente, sendo decapitado por denunciar o pecado (Marcos 6:14-29). Entretanto, ele foi exaltado. Em 15 de maio de 1829 apareceu como ser ressurreto e restaurou as chaves do Sacerdócio de Aarão (D&C 13).

Leia mais sobre João Batista aqui

O batismo do Senhor Jesus Cristo

Jesus Cristo não precisava ser batizado para remissão de pecados. Ele nunca pecou. Mas em perfeita humildade e obediência – para “cumprir toda justiça”, ele foi batizado. Esse evento fora profetizado muitos séculos antes (1 Néfi 11) e mostraria a João e a outros que Jesus era o Messias. Satanás não tinha o poder de se manifestar nesta ocasião solene para enganar o povo. Mas Deus, o Pai e o Espírito Santo estavam presentes.

“A Bíblia contém numerosas evidências de que os membros da Trindade são três seres distintos. Por exemplo, o relato do batismo do Salvador apoia a doutrina de que Deus, o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo são três seres distintos. Deus, o Pai, falou dos céus e o Espírito Santo (representado por uma pomba) desceu sobre o Salvador assim que Ele foi batizado.”

Você pode assistir um vídeo onde comento essa lição:

 

| Fé em Jesus Cristo
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
A história do policial santo dos últimos dias que capturou Ted Bundy
Grandes feitos exigem grande fé

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *