fbpx

Por que os santos dos últimos dias não usam o símbolo da cruz?

Numa tarde quente, eu estava numa colina com vista para a fronteira entre a Síria e Israel. Minha família tinha recentemente se mudado para Jerusalém, onde eu ensinaria por um ano no Brigham Young University Jerusalem Center, e eu tinha viajado com alguns colegas para se preparar para uma série de futuras viagens de campo. Enquanto descíamos a colina, falávamos sobre como alguns santos dos últimos dias não enfatizam a importância da crucificação de Cristo.

Eu não sabia, mas essa conversa me lançaria em um processo de descoberta que mudaria para sempre como eu penso e o que sinto sobre a Expiação do Salvador. Quero compartilhar algumas das perguntas que fiz e procurei responder como parte desta jornada.

1. O que as escrituras e os líderes da Igreja ensinam sobre onde Cristo expiou por nossos pecados?

Arte de Yongsung Kim

Meu amigo Anthony Sweat, que também é professor na BYU, e eu recentemente fiz cerca de 800 membros adultos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a seguinte pergunta: “Onde você diria que Jesus Cristo, em sua maioria, expiou por nossos pecados?”

  1. No Jardim de Getsêmani
  2. Na cruz no Calvário
  3. Tanto no Getsêmani quanto no Calvário

Como você responderia esta pergunta? A maioria dos entrevistados, 58%, escolheram o Getsêmani apenas, 40% escolheram o Getsêmani e o Calvário, e 2% escolheram apenas o Calvário.

Embora a maioria das pessoas nesta pesquisa concentrou-se no Getsêmani, as escrituras e os profetas modernos enfatizam mais fortemente o sacrifício de Cristo no Calvário. Enquanto pelo menos duas passagens poderosas da Escritura ensinam que Cristo sofreu por nossos pecados no Getsêmani, mais de 50 versículos especificamente ligam a morte de Cristo com a nossa salvação.

Por exemplo, no início do Livro de Mórmon, Néfi testificou que Cristo foi “morto pelos pecados do mundo”, e quando Jesus apareceu aos Nefitas, Ele disse, “E meu Pai enviou-me para que eu fosse levantado na cruz… para [que as pessoas] comparecerem perante mim a fim” (1 Néfi 11:33, 3 Néfi 27:14, ênfase adicionada).

Joseph Smith e os líderes da Igreja moderna têm ensinado coletivamente sobre a natureza salvadora da morte de Cristo muito mais frequentemente do que Seus sofrimentos em Getsêmani.

O que é mais significativo para mim é a ênfase pessoal do Salvador no Calvário. Em uma ocasião, Ele fala diretamente do que aconteceu no Getsêmani; em contraste, Cristo pessoalmente se refere a sua morte mais de 20 vezes.

Em outras palavras, ele mesmo enfatiza Sua crucificação. Isso não significa que o Getsêmani não seja importante; significa que alguns de nós se beneficiarão de focar mais no Calvário do que nos beneficiamos no passado.

As escrituras e os líderes da Igreja repetidamente ensinam que o Pai Celestial e Jesus Cristo manifestaram seu amor por nós através da morte do Salvador. Paulo declarou: “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco… pelo fato de que Cristo morreu por nós” (Romanos 5:8; Ver também 1 João 4:9-10.)

Além de nos mostrar o amor de Deus, a crucificação demonstra o amor pessoal de Cristo por cada um de nós. Cristo ensinou: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:13).

Repare que o próprio Jesus Cristo definiu pessoalmente a Sua crucificação como o Seu maior ato de amor. Algumas pessoas evitam a crucificação de Cristo porque querem se concentrar exclusivamente em “O Cristo Vivo”. Nós cremos no Cristo vivo – nós também cremos no amor de Cristo, e como Ele manifestou o Seu amor a nós na cruz.

Ao compreender melhor a morte do Salvador, cada vez mais sentiremos o Seu amor e poderemos partilhá-lo com os outros.

2. Porque não usamos a cruz como símbolo?

Se você perguntasse a um membro da Igreja por que nossas capelas não têm cruzes, eles provavelmente diriam, “porque adoramos o Cristo Vivo”, ecoando uma declaração feita pelo Presidente Gordon B. Hinckley em 1975.

Embora isso seja certamente verdade, há outros fatores a se considerar. Primeiro, de uma perspectiva histórica, quando Joseph Smith organizou a Igreja em 1830, as igrejas protestantes não usavam cruzes em sua arquitetura e as Igrejas Católicas eram relativamente escassas.

Em outras palavras, Joseph Smith não decidiu que a cruz era ruim, apenas não fazia parte de seu ambiente cultural. As cruzes tornaram-se uma característica comum nas igrejas cristãs da América entre 1840 e 1870, um período em que a Igreja foi em grande parte isolada em Utah.

Em 1916, o Presidente da Igreja aprovou a colocação de uma grande cruz em Ensign Peak. Embora esta proposta tenha sido posteriormente arquivada, o fato de que foi aprovada pelo profeta indica que ele viu o símbolo da cruz de maneira positiva.

Outras evidências deste período de tempo indicam que o símbolo da cruz não era tabu na Igreja. E embora a Igreja tenha institucionalmente escolhido não enfatizar a cruz em sua arquitetura, nenhum líder da Igreja proibiu publicamente usar ou exibir cruzes. Em outras palavras, o significado do símbolo visual da cruz é mais cultural do que doutrinário.

Arte de Yongsung Kim

Quase todos os cristãos acreditam que Cristo morreu por nossos pecados. Para muitos, a cruz representa a sua fé em Jesus Cristo. Se os santos dos últimos dias focam na cruz exclusivamente como uma representação de Cristo, ela pode levar a sentimentos de tristeza, afinal, os símbolos são multifacetados. Eric Huntsman, professor de escrituras antigas na Universidade Brigham Young, contou a seguinte história:

Lembro-me de ser surpreendido uma vez quando… Uma amiga presbiteriana corrigiu-me quando lhe disse que preferíamos adorar um Cristo Vivo em vez de um Cristo morto; ela respondeu que também o fazia. A cruz lembra aos protestantes que Jesus morreu por seus pecados, mas está vazia porque Ele ressuscitou.

Me senti mal por sua resposta, percebendo que assim como nós não apreciamos os outros descaracterizando nossas crenças, não devemos presumir compreender ou deturpar as crenças e práticas dos outros.

Em alguns casos, recém conversos ou pessoas que estão aprendendo sobre a Igreja são tratados inadequadamente quando usam ou exibem uma cruz. Uma mulher chamada Kendall compartilhou a seguinte história comigo:

Fui criada numa igreja Luterana. Tal como acontece com a maioria das igrejas protestantes, a cruz era um símbolo central e venerado. Quando fui apresentada à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, aprendi sobre o sofrimento de Cristo em Getsêmani, o que contribuiu grandemente para o meu entendimento da Expiação de Jesus Cristo.

Arte de Yongsung Kim

Mudei-me para Utah para estudar na BYU uma semana depois de ser batizada. Eu usava regularmente um pequeno colar de cruz que a minha avó tinha me dado. No campus, tive algumas experiências com alunos… eles pensaram que eu não era membro, provavelmente por causa do meu colar. Um dos meus amigos até me pediu para parar de usar o colar.

Sei que o Salvador sofreu pelos meus pecados no Getsêmani e na cruz. Eu hesitei em compartilhar meus pensamentos e experiências sobre isso, sempre me perguntando se meu testemunho da Expiação de Jesus Cristo não é suficiente porque eu tenho um equilíbrio diferente entre o Getsêmani e Sua crucificação.

É triste que Kendall questione se seu testemunho da Expiação de Jesus Cristo porque ela preza tanto o jardim de Getsêmani quanto a crucificação de Cristo. Sou grato por ela ter permanecido firme em seu compromisso com a Igreja de Jesus Cristo, mas me pergunto quantos visitantes ou recém conversos deixaram a Igreja por causa de comentários desnecessários sobre a cruz.

Ao olharmos para a história da imagem da cruz, vemos que ao longo dos séculos do Cristianismo, e mesmo ao longo das décadas na Igreja, a imagem da cruz significou coisas diferentes para as pessoas diferentes. O Apóstolo Paulo escreveu que ele glorificou “na cruz”, e disse: “a pregação da Cruz… é o poder de Deus” (Gálatas 6:14, 1 Coríntios 1:18).

Hoje, alguns podem optar por usar ou exibir imagens da cruz ou da crucificação para se lembrar ou ensinar seus filhos sobre o amor de Cristo, demonstrado através de Seu Sacrifício Expiatório. Outros preferem evitar imagens relacionadas com a morte de Cristo e, em vez disso, concentram-se em outros símbolos que os lembram da Expiação do Salvador.

De qualquer forma, em vez de julgar as ações dos outros, todos podemos valorizar a doutrina de que Jesus Cristo foi, em suas próprias palavras, “crucificado pelos pecados do mundo” (Doutrina e Convênios 53:2).

3. É ruim olhar para imagens da crucificação de Cristo?

Arte de Yongsung Kim

Quando os meus filhos eram mais novos, às vezes eu olhava o Livro de Arte Evangélica com eles. Um dos meus filhos estava sempre interessado na imagem da crucificação de Cristo, mas sentia-se desconfortável e tentava passar rápido por ela. Penso que muitos santos dos últimos dias têm a tendência de evitar a imagem de Cristo na cruz.

Fiquei surpreso ao saber que os antigos profetas e o próprio Salvador nos ordenaram contemplar esta imagem. Mórmon escreveu ao seu filho Morôni sobre a expiação de Cristo: “e os seus sofrimentos e a sua morte… permaneçam em tua mente para sempre” (Morôni 9:25).

Da mesma forma, Jacó escreveu: “prouvera a Deus que pudéssemos persuadir todos os homens… [a] acreditassem em Cristo e considerassem sua morte e carregassem sua cruz” (Jacó 1:8, acrescentou a ênfase).

Estas palavras do Livro dos profetas mórmons tornam-se ainda mais impactantes quando consideramos o que Jesus Cristo revelou diretamente em nossos dias. Em Doutrina e Convênios 6:36, o Salvador diz: “Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais.”

Arte de Yongsung Kim

Imediatamente depois de nos dizer para olhar para Ele, Jesus ordena: “Vede as feridas que me perfuraram o lado e também as marcas dos cravos em minhas mãos e pés.” (Doutrina e pactos 6:37). Nos nossos dias, o Cristo Vivo convidou-nos pessoalmente a fixar os nossos olhos em suas feridas de crucificação.

Isso não significa que precisamos olhar constantemente para imagens da morte do Salvador, mas alguns de nós se beneficiarão de ponderar em tais imagens. Ver Cristo na cruz pode evocar sentimentos de tristeza para aqueles que O amam.

No entanto, ele também pode trazer sentimentos de paz, alegria e esperança “pelo triunfo e pela glória do Cordeiro que foi morto” (Doutrina e Convênios 76:39).

O Presidente James E. Faust ensinou: “Qualquer aumento na nossa compreensão do sacrifício expiatório [de Cristo] nos aproxima mais Dele.” Compreender melhor qualquer aspecto da Expiação do Salvador – incluindo a Sua crucificação – pode aprofundar o nosso relacionamento com Ele. O presente do nosso Redentor de Gólgota, que Ele definiu como seu maior ato de amor, é o que podemos guardar em nossos corações.

Fonte: LDS Living

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *