fbpx

Velho Testamento: Presidência da Escola Dominical fala sobre o curso de 2018

velho testamento

Estudar o Velho Testamento é importante para o Santos. Ele contém a palavra eterna de Deus, afirmaram os membros da Presidência Geral da Escola Dominical.

Falando sobre o curso que será estudado em 2018 nas aulas de doutrina do evangelho na Igreja toda, o irmão Tad R. Callister, Presidente Geral da Escola Dominical; O irmão Devin G. Durrant, primeiro conselheiro; e o irmão Brian K. Ashton, segundo conselheiro, conversaram recentemente com o Church News.

Imagem principal – O Presidente Geral da Escola Dominical Tad R. Callister e seus conselheiros Devin G. Durrant e Brian K. Ashton.

Irmão Tad R. Callister

“A palavra de Deus é importante quer tenha sido dada há 4.000 anos ou hoje; a palavra de Deus é atemporal”, declarou o irmão Callister.

“Além disso, no Velho Testamento, temos não só as pessoas que vivem sob a lei de Moisés, mas também as dispensações de Adão, Enoque, Noé e Abraão, que tinham a porção suficiente do evangelho para salvá-los e exaltá-los”, ele comentou.

Ele acrescentou que muitos princípios do Velho Testamento são tão aplicáveis àqueles que vivem hoje como eram nos tempos antigos “em termos de como retornar a Deus e ser como Ele”.

Devin G. Durrant

O irmão Durrant disse que o Velho Testamento, como qualquer livro da Bíblia, “é importante porque ajuda-nos a tornarmo-nos melhores discípulos de Jesus Cristo ao aplicarmos os princípios que aprenderemos em nosso estudo”.

Irmão Brian K. Ashton

O irmão Ashton citou várias razões pelas quais é importante estudar o Velho Testamento.

Como o Velho Testamento testifica de Cristo, “muitas das histórias e personagens nos ensinam sobre Cristo, Sua missão e Suas características”, ele disse.

“Se você entender o Velho Testamento, conseguirá entender o Livro de Mórmon e o Novo Testamento muito melhor”, ele acrescentou. “Na verdade, é possível entender o Livro de Mórmon porque entendemos de onde Néfi e Leí vieram e que eles viviam sob a Lei de Moisés”.

O irmão Ashton observou que o Velho Testamento “é um texto sobre templos”.

“Ao lembrarmo-nos do que vemos no templo, começamos a entender tanto o Velho Testamento como o templo melhor”, ele disse.

Estudar Conferência Geral

Conhecer a vontade de Deus

Finalmente, os ensinamentos dos profetas, tais como Moisés, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Malaquias “nos dizem muito do que Deus fez ou fará desde o início até o fim do mundo”, ele disse. “Não está tudo em um só lugar. Precisamos encontrar. O próprio Salvador testificou no Livro de Mórmon que é importante estudar as palavras de Isaías e que essas palavras nos diriam o que aconteceria nos últimos dias. Grande parte do Velho Testamento diz”.

Alguns, por algum motivo, têm medo de estudar o Velho Testamento. O irmão Callister sugeriu que isso acontece talvez porque essas pessoas não entendem o contexto histórico. Isso ajuda a dar significado às palavras dos profetas.

“Quando os professores fornecem contexto histórico — como aconteceu ao estudarmos Doutrina e Convênios — recebemos ajuda para entender as questões que estão sendo discutidas, as respostas do Senhor e o porquê de Ele ter usado aquele contexto especificamente.”

Além disso, o Velho Testamento é repleto de histórias, observou irmão Callister. “Cada uma dessas histórias tem um princípio doutrinário. Quando identificamos os princípios, conseguimos aplicá-los a nossa própria circunstância e idade.”

O irmão Durrant sugeriu, “Ao dividir em segmentos menores, há algumas belas joias que podem ser encontradas nas páginas do Velho Testamento. Espero que ninguém desanime só por causa da quantidade de páginas, mas busquem esses princípios e histórias que podem inspirá-los a ser mais semelhantes a Cristo”.

Algumas das histórias de que ele gosta no Velho Testamento incluem as experiências de Daniel e de Sadraque, Mesaque e Abednego, que foram valentes em sua juventude.

“Pense em Ester”, ele disse. “Eu amo as palavras dela, quando ela diz, ‘Se perecer, pereci’. Ela ia fazer o que era certo, independentemente das consequências.

E consideram o profeta Eliseu e seu servo. Eu adoro a parte que diz: ‘Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles’ e abriram-se os olhos do seu servo.

Isso é apenas uma amostra das histórias maravilhosas contidas nas páginas do Velho Testamento”.

diminuir o ritmo

O irmão Ashton sugeriu quatro abordagens no estudo do Velho Testamento.

“A primeira é desacelerar e fazer mais do que apenas ler”, ele disse. “Quando estudo o Velho Testamento, olho constantemente as notas de rodapé para me ajudar a descobrir o que os escritores estão tentando dizer. Quanto mais você cavar, mais fácil será para entender o Velho Testamento”.

A segunda abordagem que ele sugeriu é olhar para o Salvador.

“Começamos a ver protótipos do Salvador”, disse ele. “Podemos não entender todo o simbolismo, mas começamos a entender melhor suas características e o que devemos fazer para tornarmo-nos como Ele”.

Em terceiro lugar, o irmão Ashton sugeriu que procuremos simbolismo do templo no Velho Testamento. “Por exemplo, quando David é coroado rei, aquilo sim é uma coroação. É um símbolo do que deve acontecer conosco no futuro”.

Finalmente, ele disse: “Apenas desfrutem as histórias. Se refletirmos sobre elas e perguntarmos: ‘como isso se aplica a mim, o que posso aprender:’ será benéfico para nós.

Modelo a seguir

Minha história favorita é a de José, que foi vendido para o Egito. Ele passa por aflições, o que acontece com todos nós, mas ele sai vitorioso. O Senhor disse que Ele consagraria nossas aflições para o nosso benefício. Ele fez isso por José e fará isso por nós também. Se permanecermos fiel como José permaneceu, sairemos vitoriosos também. E a vitória será grande!”

Escrito por R Scott Lloyd e traduzido por Luciana Fiallo Alves

Fonte: DeseretNews.com

Relacionado:

https://mormonsud.net/temas/inspiracao/os-mormons-estudam-a-biblia/

| Inspiração
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
Estudar Conferência Geral, o domingo, ensino
9 Maneiras de Simplificar o Domingo e Melhorar a Adoração no Dia do...
últimas mensagens do profeta
As Últimas Mensagens do Presidente Monson Para os Membros da Igreja

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *