fbpx

Perguntas e Respostas: E se eu nunca conseguir me casar, ainda poderei ser exaltado?

Pergunta

Olá!

Eu sou um rapaz solteiro de 25 anos. Eu servi missão e tenho uma recomendação atualizada para o templo.

Nos últimos meses, ando preocupado e sinto um pouco de ansiedade em relação ao namoro e sair com as moças.

É difícil para mim, já que não sou tão bonito quanto os outros rapazes. Além disso, tenho muitos medos, o que me impede de me esforçar para chamar alguém para sair.

Eu quero me casar, mas e se eu não conseguir casar? Ainda posso ser exaltado? Você poderia citar algumas escrituras para me ajudar?

Resposta

mujer futuro esposo

Amigo,

Consigo sentir sua preocupação e ansiedade em encontrar sua companheira eterna e quero tentar te tranquilizar e tranquilizar seu coração sobre esse assunto.

Mas primeiro quero responder à sua pergunta. Na Conferência Geral de outubro de 2008, o então Élder Russell M. Nelson, em um discurso chamado “Casamento Celestial“, disse:

“Mas e quanto aos muitos membros adultos da Igreja que não são casados? Sem ter culpa disso, eles lidam com as provações da vida sozinhos. Todos devemos lembrar que, no devido tempo e à maneira do Senhor, nenhuma bênção será negada a Seus santos fiéis.

“O Senhor julgará e recompensará cada pessoa de acordo com seu sincero desejo, bem como suas ações.”

As notas de rodapé do discurso do Élder Nelson nos levam para a uma declaração de Joseph Fielding Smith:

“O Senhor os julgará segundo os desejos de seu coração quando as bênçãos lhes forem retidas nesta vida, e não os condenará pelo que não puderam evitar”.

Também encontramos como referência Alma 41:3 e D&C 137:9, que indicam que, além de sermos julgados segundo nossas obras, seremos julgados segundo os desejos de nosso coração.

Finalmente, refere-se ao Cristo Vivo, parágrafo 12:

“Cada um de nós será julgado por Ele de acordo com nossas obras e os desejos de nosso coração”.

Basicamente, se o seu desejo justo de se selar com sua companheira eterna no templo de Deus não acontecer nesta vida, você será julgado de acordo com esse desejo e não será privado de nenhuma bênção.

Agora, para ajudar a te tranquilizar ainda mais, vou deixar algumas dicas. Meu amigo, você só tem 25 anos! Sua vida está longe de terminar e sua situação está longe de ficar sem solução!

Presidenta Bingham

O Élder D. Todd Christofferson, ao dizer algumas palavras aos jovens na Conferência Geral de outubro de 2012, disse:

“Sim, irmãos, temos trabalho a fazer. Obrigado pelos sacrifícios e pelo bem que fazem. Continuem assim e o Senhor vai ajudá-los.

“Por vezes, talvez não saibam muito bem o que fazer ou o que dizer — simplesmente vão em frente.

“Comecem a agir, e o Senhor garante que “uma porta eficaz ser-lhes-á aberta” (D&C 118:3).

Comecem a falar, e Ele promete: “Não sereis confundidos diante dos homens; pois naquela mesma hora, sim, naquele mesmo momento, ser-vos-á dado o que dizer” (D&C 100:5–6).

É verdade que de muitos modos somos comuns e imperfeitos, mas temos um Mestre perfeito que realizou uma Expiação perfeita, e recorremos a Sua graça e Seu sacerdócio.”

Marlin K. Jensen disse na edição de julho de 1999 da Liahona:

“A amizade também é uma parte vital e maravilhosa do namoro e do casamento.

“Um relacionamento entre um homem e uma mulher que começa com a amizade, amadurece, se transforma em romance e, finalmente, em casamento. Geralmente, se torna uma amizade duradoura e eterna.

“Nada é mais inspirador neste mundo atual, no qual os casamentos se dissolvem facilmente, do que observar um marido e uma esposa apreciar e desfrutar silenciosamente a amizade um do outro, ano após ano, enquanto experimentam juntos as bênçãos e provações da vida terrena”.

O Presidente M. Russell Ballard, em seu discurso na Conferência Geral de abril de 2015, “A Melhor de Todas as Gerações de Jovens Adultos“, disse ele:

“E não se esqueçam de que as aulas e as atividades oferecidas no Instituto ou nas classes de jovens adultos solteiros da ala ou da estaca também serão um lugar em que vocês podem estar com outros rapazes e outras moças para edificarem e inspirarem uns aos outros enquanto aprendem e crescem espiritualmente e se socializam.”

A essência do que nossos líderes falam é que você precisa namorar e desenvolver amizades. Conheça novas pessoas!

A ansiedade social pode ser um problema difícil de superar. Mas ore com fé para ter a coragem de se aproximar das moças e conhecê-las! Em seguida, coloque sua fé em ação!

Tenha em mente que outras pessoas, mesmo aquelas que parecem ter facilidade de conhecer pessoas novas, ficam nervosas às vezes.

Tente pensar que a pior coisa que pode acontecer ao conhecer alguém novo é simplesmente o santo não bater. Bom, e depois? Tem um montão de gente para você conhecer!

Lembre-se do que Wayne Gretzky disse: “Você perde 100% das oportunidades que você não aproveita”. Você consegue!

Fonte: Ask Gramps

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *