fbpx

Ouvir o Profeta: 5 dicas para estudar o evangelho

Na Conferência Geral de abril de 2021, o Profeta Russell M. Nelson pediu para cada membro aumentar sua fé em Jesus Cristo:

Meus queridos irmãos e irmãs, minha súplica a vocês nesta manhã de Páscoa é que comecem hoje a aumentar sua fé. Por meio da fé que vocês têm, Jesus Cristo aumentará sua capacidade de mover as montanhas em sua vida (…).”

Uma das maneiras pelas quais o Profeta nos aconselhou a aumentar nossa fé é estudando o evangelho. O Presidente Nelson prometeu: “Quanto mais aprenderem sobre o Salvador, mais fácil será confiar em Sua misericórdia, em Seu amor infinito e em Seu poder fortalecedor, em Seu poder redentor e em Seu poder de cura.”

Mas como podemos nos tornar “alunos empenhados” e mergulhar nas escrituras “para entender melhor a missão e o ministério de Cristo”? Confira essas 5 sugestões para melhorar seu estudo do evangelho e desenvolver mais fé.

  1. Planeje o que vai estudar

O primeiro passo é escolher o que você vai estudar. Pode ser um princípio do evangelho que você não entende muito bem, uma doutrina que deseja saber mais, ou pode ser algum dos assuntos que o Profeta Nelson sugeriu, como a missão do Salvador ou milagres. 

Em Doutrina e Convênios o Senhor instruiu o Profeta Joseph: “E o Livro de Mórmon e as santas escrituras são dadas por mim para vossa instrução (…).” (D&C 33:16).

Decidir antes vai te ajudar a ficar mais concentrado e a aproveitar ao máximo seu momento de instrução. 

  1. Escolha fontes divinamente atribuídas

No manual do professor do Seminário de Domínio Doutrinário de Doutrina e Convênios e História da Igreja, lemos o seguinte: “Como parte do processo atribuído pelo Senhor para obter conhecimento espiritual, Ele estabeleceu fontes por meio das quais Ele revela a verdade e orienta Seus filhos.” (Adquirir conhecimento espiritual, parte 2)

Estas fontes são aquelas que contém a palavra do Senhor, ou seja, as escrituras, discursos de Conferência Geral, manuais e revistas da Igreja. O Oresidente Dallin H. Oaks, da Primeira Presidência, disse: “Precisamos ser cautelosos e sábios ao buscarmos a verdade e ao escolhermos fontes para tais pesquisas”. Escolha com cuidado onde vai buscar o conhecimento que você deseja para não ser enganado.

  1. Faça perguntas 

O Élder Dieter F. Uchtdorf ensinou: “Somos um povo que faz perguntas porque sabemos que perguntar leva à verdade. Foi assim que a Igreja começou: com um rapaz que tinha dúvidas. Na verdade, não sei como podemos descobrir a verdade sem fazer perguntas. (…) O questionamento é a base do testemunho. (…) Fazer perguntas não é um sinal de fraqueza. É algo que precede o crescimento.”

Portanto, faça perguntas sobre o assunto que você quer aprender. Por exemplo, se você vai estudar sobre oração,pode fazer perguntas como:

  • Como a oração vai abençoar minha vida? 
  • O que eu preciso dizer em uma oração? 
  • Quais são os momentos em que devo orar? 

Ao fazer estas perguntas, você vai aprender mais sobre o evangelho e vai entesourar a palavra do Senhor no seu coração. O Salvador prometeu que aquele “ (…) que entesourar minha palavra não será enganado”. (Tradução de Joseph Smith – Mateus 1:37)

  1. Escreva o que aprendeu

Na introdução do Livro de Mórmon lemos: “É um registro da comunicação de Deus com antigos habitantes das Américas e contém a plenitude do evangelho eterno.”

Imagine se os profetas antigos não tivessem escrito nada do que aprenderam com o Pai Celestial. Hoje, não teríamos as escrituras. Por isso, escreva e guarde registros de tudo o que aprender, principalmente das experiências espirituais que tiver em seu estudo. 

O Senhor aconselhou Oliver Cowdery uma vez: “Em verdade, em verdade eu te digo: Se desejas mais um testemunho, volve tua mente para a noite em que clamaste a mim em teu coração a fim de saberes a respeito da veracidade destas coisas.” (Doutrina e Convênios 6:22) Se tivermos nossas experiências espirituais registradas, podemos sempre olhar mais uma vez e sentir paz. 

  1. Peça a companhia do Espírito Santo

No Pregar Meu Evangelho, capítulo 2, lemos:

“Seu estudo do evangelho é mais eficaz quando você é ensinado pelo Espírito Santo. Comece sempre seu estudo do evangelho orando para que o Espírito Santo o ajude a aprender. (…) Sua fé em Jesus Cristo aumentará. Crescerá em você o desejo de se arrepender e de ser melhor.”

Peça ao Senhor que o Espírito Santo te ensine o que precisa aprender. O Pai Celestial prometeu ao Bispo Edward Partridge: “E imporei sobre ti minha mão, (…) e tu receberás meu Espírito, o Espírito Santo, o Consolador, que te ensinará as coisas pacíficas do reino.” (D&C 36:2)

Você também pode aprender pelo Espírito e ter sua mente iluminada. 

Bons estudos!

Escrito por Sarah Nicoli.

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *