fbpx

O passo essencial ao arrependimento que nunca podemos esquecer

Quando eu frequentava o seminário no ensino médio, eu tinha uma amiga que se sentava na fileira ao meu lado. Ela era inteligente e gentil e tinha uma personalidade calorosa. Raramente nos víamos fora do seminário. Durante o meu último ano no ensino médio, nós nos conhecemos melhor na aula do seminário e falamos sobre muitas coisas que eram significativas para nós.

Minha amiga parecia ter um desejo de fazer o bem e de guardar os mandamentos, mas ao mesmo tempo, ela tinha dificuldade em ser consistentemente obediente aos mandamentos. No seminário, ela falava de seu amor por Deus e pelo evangelho, mas então, muitas vezes na manhã de segunda-feira, eu ficava sabendo sobre suas atividades de fim de semana e suas dificuldades ao viver a Palavra de Sabedoria e em manter outros padrões da Igreja.

Às vezes, ele me contava sobre seus fins-de-semana. Ela parecia triste por conta do que tinha feito e queria ser alguém melhor. Eu a encorajava, falando sobre força de vontade, escolher os amigos certos, não se meter em certas situações, e ser capaz de dizer não. Ela parecia feliz com meus conselhos, mas ela continuou fazendo as mesmas coisas mês após mês. Ela falou de seu desejo de mudar e de se arrepender, mas isso nunca parecia acontecer.

Se eu estivesse falando com ela hoje, eu falaria menos sobre os passos que seriam necessários para o arrependimento e muito mais sobre a fonte e o poder de sua capacidade de mudar, arrepender-se, e ser perdoada.

Eu gostaria de falar sobre a sua fé em Jesus Cristo. Eu tentaria ajudá-la a perceber que se ela construísse seu conhecimento e crença em Cristo e reforçasse sua fé Nele, então sua confiança e confiança Nele trariam poder – o poder Dele para ajudar a fortalecê-la para mudar seu comportamento.

O arrependimento começa com a fé em Jesus Cristo

Para nos arrependermos, precisamos acreditar que Deus nos perdoará, e então tomar as ações necessárias para mudar. O presidente Henry B. Eyring disse: “A fé não é simplesmente saber que Deus pode fazer algo. A fé é saber que ele o fará” (Discurso para educadores religiosos na conferência sobre o Livro de Mórmon na Brigham Young University, agosto de 2001)

O arrependimento deve começar com a fé em Jesus Cristo. O profeta Alma ensinou aos zoramitas como a fé na palavra—que está em Cristo – quando nutrida, crescerá de uma semente para uma muda, e então para uma árvore poderosa de fé em Cristo (Alma 32).

O Livro de Mórmon fala de Jesus Cristo

A fé é multidimensional; tem profundidade e amplitude. Sua fé está crescendo ou diminuindo. A fé cresce e se fortalece dentro de nós à medida que desejamos acreditar, ponderamos sobre a palavra de Deus, aumentamos a sinceridade e a frequência de nossas orações, nos arrependemos e guardamos os mandamentos, e experimentamos o poder do Senhor Jesus Cristo em nossas vidas.

O profeta Alma começa seu ensino sobre a fé no capítulo 32 com estas palavras: “Mas eis que, se despertardes e exercitardes as vossas faculdades, pondo à prova as minhas palavras, e exercerdes uma partícula de fé, sim, mesmo que não tenhais mais que o desejo de acreditar, deixai que esse desejo opere em vós, até acreditardes de tal forma que possais dar lugar a uma porção das minhas palavras” (Alma 32:27). Então ele fala sobre plantar essa semente em seu coração, não descartando-a por incredulidade, e permitindo que ela amplie sua alma e ilumine sua compreensão.

Alma pergunta: “E agora, eis que isto não fortalecerá vossa fé? Eu sei que esta é uma boa semente; porque eis que brota e começa a crescer” (Alma 32:30). Em seguida, Alma liga nossa experiência ao crescimento do conhecimento espiritual dentro de nós: “Então isto não é real? Digo-vos que sim, porque é luz; e o que é luz é bom, porque pode ser discernido” (Alma 32:35).

A fé é algo que cresce e à medida que cresce, você recebe dons celestiais, poder, e a capacidade de fazer o que você não poderia fazer sem ela.

O autor de Hebreus disse: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a prova das coisas que não se veem” (JST, Hebreus 11). A fé traz segurança. À medida que alimentamos a nossa fé agindo de maneira justa, as evidências desta realidade entram em nossa vida; sabemos que é real.

Essas evidências que reconhecemos como dons espirituais que não tínhamos anteriormente nos permitem ter uma fé maior. Nossa fé em Jesus Cristo constrói sobre si mesma, experiência após experiência, sentimento após sentimento, confirmação após confirmação.

O presidente Henry B. Eyring explicou como esse conhecimento nos faz agir: “Será preciso ter fé inabalável no Senhor Jesus Cristo para escolher o caminho da vida eterna. É por meio dessa fé que podemos saber qual é a vontade de Deus. É agindo de acordo com essa fé que conseguimos ter forças para fazer a vontade de Deus; e é exercendo essa fé em Jesus Cristo que podemos resistir às tentações e receber o perdão por meio da Expiação.”

Jacó e Enos

Considere o exemplo comovente de Enos. Os ensinamentos de seu pai, Jacó, “penetraram profundamente no coração de [Enos].” Jacó tinha nascido no deserto e em sua “infância” sofreu aflições e muita tristeza. O pai de Jacó e o avô de Enos, Leí, descreveu seu filho Jacó como alguém que conhecia “a grandeza de Deus” e prometeram-lhe que Deus “consagraria [suas] aflições para [seu] benefício” (2 Néfi 2:2).

Jacó havia sido visitado pelo Jesus pré-mortal e ele se tornou um grande defensor da causa de Cristo, declarando que “sabíamos, portanto, de Cristo e de seu reino que haveria de vir.” e “Portanto, trabalhamos diligentemente, a fim de persuadi-los a virem a Cristo” (Jacó 1: 6-7).

Pense no ensinamento e no testemunho que penetrou profundamente no coração de Enos: “lembrai-vos [da grandeza] do Santo de Israel… afastai-vos de vossos pecados; sacudi as correntes daquele que vos quer amarrar firmemente; vinde ao Deus que é a rocha de vossa salvação” (2 Néfi 9: 41, 45).

Pense em como Enos foi ensinado sobre o Salvador muito antes de haver um bebê em Belém. Ele sabia de Seu caráter e atributos, de Sua Expiação infinita e da promessa de Sua Ressurreição. Enos, por meio dos ensinamentos de seu pai e através de seus próprios esforços para ser um seguidor de Jesus Cristo, estava cheio de fé em Cristo.

Agindo de acordo com a fé que tinha desenvolvido e os ensinamentos implantados profundamente em seu coração, ajoelhou-se e orou com real intenção.

Depois de orar durante a noite, “ouvi uma voz, dizendo: Enos, perdoados são os teus pecados e tu serás abençoado.”

E eu sabia que Deus não podia mentir; portanto, a minha culpa foi apagada. E eu disse: Senhor, como isso aconteceu? E ele respondeu-me: Por causa da tua fé em Cristo, a quem nunca ouviste nem viste antes” (Enos 1:5-8).

A fé em Cristo traz o poder para iniciar o verdadeiro arrependimento

Experimentar os milagres de Deus e experimentar o profundo arrependimento que leva ao perdão, começa ao construirmos um fundamento seguro de fé em Jesus Cristo. A fé em Cristo traz o poder necessário para iniciar o verdadeiro arrependimento.

O presidente Joseph Fielding Smith disse: “Se verdadeiramente entendêssemos e sentíssemos no menor grau o amor e a boa vontade manifestados por Jesus Cristo ao Se dispor a sofrer por nossos pecados, estaríamos dispostos a arrepender-nos de todas as nossas transgressões e a servi-Lo” (Ensinamentos do Profeta Joseph Fielding Smith, capítulo 5).

pai celestial

Se você se encontra cometendo os mesmos erros, lutando para ser firme em seu desejo de mudar, expresse a Seu Pai Celestial Seu amor por Ele e fortaleça sua fé no Senhor Jesus Cristo. Aprenda sobre Ele, estude sobre Sua Expiação sagrada, e pense profundamente sobre o que Ele sofreu por você.

Guarde os Seus mandamentos com mais rigor. Ao fazer a sua parte para construir a sua fé no Salvador, eu lhe prometo que o céu vai compor esta dádiva da fé, e você terá a força espiritual para se arrepender de seus pecados e não voltar para eles.

Com a sua fé em crescimento, com o poder e dons de Deus trabalhando dentro de você, você sentirá profundamente dentro de si a capacidade e ajuda divina para mudar o seu comportamento. Você terá um maior desejo e força para guardar os mandamentos, para descartar aquelas coisas que não são boas em sua vida.

E a medida que você faz essas coisas, de repente sentira que há outro poder: o poder de Cristo e de Sua Expiação, que traz crescente perdão pelos pecados passados. Você começará a sentir Sua aprovação por causa do que está fazendo. Então, milagrosamente, às vezes rapidamente, às vezes lentamente, sentimos a dadiva de Seu perdão.

Confirmo que o amor do Salvador por você é inquestionável. Ele nunca se afasta da promessa que lhe fez. Ao fazer a sua parte dia após dia e abandonar seus pecados, eu lhe prometo que a culpa e a dor que têm feito parte de seu espírito por causa das decisões erradas que você tomou serão removidas e você se sentirá limpo e puro diante Dele.

Fonte: LDS Living 

Relacionado:

Olhar o arrependimento como o plano A e não como plano B

 

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *