fbpx

Novo estudo encontra conexão entre depressão e falta de religião

depressão

As taxas de depressão nos EUA têm subido nas últimas décadas com 33 por cento de aumento entre 2013 a 2016. Muitas pessoas apontam os dedos nas mídias sociais e a cultura da comparação que vem junto com ele como a fonte de taxas aumentadas de depressão. No entanto, um novo estudo sugere que a falta de religião e espiritualidade é realmente a culpa do aumento.

O estudo utilizou imagens cerebrais para observar indivíduos que foram determinados a estar em risco de transtorno depressivo maior com base na história familiar. Os pesquisadores concluíram então que as crenças religiosas ou espirituais podem afetar o cérebro em um nível microestrutural e que essas diferenças estruturais tornaram os indivíduos mais resistentes a depressão.

Claro que as pessoas dizem que você melhorar ao ir para a Igreja, mas o que o torna mais resiliente quando se trata de depressão? A resposta é dupla.

Primeiro, a religião dá aos indivíduos um senso de propósito. Pesquisadores da Universidade de Gdansk na Polônia descobriram que ter um senso de propósito na vida de um fator significativo que permite que os indivíduos a lidar com os sentimentos depressivos.

Em segundo lugar, a religião dá aos indivíduos um senso de comunidade e a oportunidade de se aproximar dos outros. Ambos são mecanismos que permitem aos indivíduos lidar com a depressão.

Mesmo que você não sofra de depressão, você provavelmente conhece alguém que sofre. De acordo com o Associação de Ansiedade e Depressão da América, 6,7 por cento dos adultos nos Estados Unidos têm experiência com depressão. Do mesmo modo, um estudo em 2016 mostrou que 11,3 por cento dos adolescentes sofrem de episódios depressivos.

Quando você olha para as estatísticas assim, pode ser bem deprimente. Mas eu acho que este novo estudo é reconfortante, porque é bom saber que uma fonte externa completamente independente da Igreja reconheceu que há valor em todas as reuniões e atividades que vamos.

Isso não quer dizer que você não pode ser santo dos últimos dias e ter depressão, porque é claro, você pode. A religião não é uma cura para a depressão, mas pode ser uma ótima ferramenta que você usa para combatê-la. 

Se você ou alguém que você conhece luta contra a depressão, use as ferramentas disponíveis para você, incluindo aquelas que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias disponibiliza. Há alguns grandes recursos, incluindo o vídeo “Como um vaso quebrado” abaixo.

Fonte: Third Hour

Relacionado:

Como combater a depressão em uma religião que só fala de felicidade

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *