fbpx

Corajosos missionários tonganeses salvam vidas após erupção vulcânica e tsunami

Ações de raciocínio rápido, fé e amor inspiram jovens voluntários a ajudar os outros durante o desastre.

Toda a nação de Tonga foi impactada pelos eventos de 15 de janeiro de 2022, quando uma erupção vulcânica submarina expeliu cinzas e rochas sobre ilhas próximas e também desencadeou um tsunami devastador.

As casas foram danificadas ou destruídas. Famílias e comunidades continuam a limpar e reconstruir, muitas vezes ajudando vizinhos, famílias e membros de suas congregações.

Quatro pessoas morreram e 18 ficaram feridas como resultado do desastre natural. A comunicação ainda é intermitente e irregular, e a ajuda ainda é necessária para sustentar a vida e ajudar as comunidades a se reconstruir.

A inspiração do Presidente Fehoko

Sitiveni Fehoko, presidente da Missão Tonga Outer Island.

Em meio à tragédia dos acontecimentos de 15 de janeiro, há histórias de coragem e heroísmo. Duas dessas histórias envolvem missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A erupção ocorreu a 65 quilômetros da ilha principal de Tongatapu, que foi atingida por um tsunami e ficou coberta de cinzas. Locais ao longo da costa oeste foram severamente danificados.

Outras ilhas ao norte do vulcão também estavam no caminho direto do tsunami que as atingiu com uma força terrível.

A Igreja tem duas missões em Tonga, uma para a ilha principal e outra para as ilhas exteriores. Sitiveni Fehoko é o presidente da missão das ilhas exteriores, que tem cerca de 135 missionários.

Quando ele ouviu falar do vulcão, ele sabia que haveria um tsunami perigoso. O presidente Fehoko pegou seu celular e começou a ligar para cada grupo de missionários nas ilhas mais próximas do vulcão para avisá-los e dizer-lhes que se dirigissem ao terreno mais alto o mais rápido possível.

Élder Malakai Ika e Élder Richard Tu’l’onetoa

O Élder Malakai Ika e o Élder Richard Tu’l’onetoa estavam em seu apartamento missionário na Ilha Kotu, a cerca de 90 quilômetros do vulcão. Eles receberam o telefonema do presidente Fehoko, que lhes disse para sair imediatamente e correr para um terreno mais alto.

Os missionários fizeram exatamente isso e chamaram outros para subir a colina. Nem todos prestaram atenção ao aviso, pois estavam curiosos e queriam ver o que estava acontecendo no oceano. O Élder Ika avistou um pai e dois filhos pequenos tentando subir a colina com pressa.

Ele agarrou as crianças e as carregou até o topo. O Élder Tu’l’onetoa ouviu um grito de socorro e correu de volta para encontrar uma senhora idosa chorando e lutando para empurrar seu andador morro acima. Ele a pegou e começou a subir a colina.

Ao se aproximar do topo, ele se virou e viu uma onda enorme vindo em direção a eles e pensou que seriam atingidos. De repente, a onda se afastou e nem os tocou.

Quando chegou ao topo, percebeu como a mulher era leve ao carrega-la, quase tão leve quanto um bebê.

Ambos os missionários ficaram e ajudaram outros homens a levar os moradores da ilha ao topo.

Mais tarde, a Marinha de Tonga estimou que o tsunami que atingiu Kotu tinha mais de 15 metros de altura.

Veja também: Últimas atualizações sobre Tonga + Carta da Primeira Presidência

Élder Moses Foliaki e Élder Sefita Polata

O Élder Moses Foliaki ajuda a trazer suprimentos de emergência para a ilha de Nomunka após o tsunami em 15 de janeiro de 2022. Crédito: Malau Media.

Vinte quilômetros ao sul na Ilha Nomuka, o Élder Moses Foliaki e o Élder Sefita Polata estavam na praia e observaram o estranho comportamento do oceano e como a água recuava para dentro da baía.

Enquanto observavam o oceano, receberam um telefonema do presidente Fehoko dizendo-lhes que deixassem o litoral e seguissem para o interior. Eles imediatamente pegaram suas escrituras e se dirigiram para um terreno mais alto.

Enquanto corriam, eles olharam para a direita e viram a onda do tsunami passar por cima da Ilha Nomukeiki e viram que estava vindo em sua direção.

Eles continuaram correndo e encontraram uma mãe e dois filhos pequenos. Eles pegaram as crianças e as carregaram até o topo da colina.

No topo, eles olharam para trás e viram uma onda subindo a ilha, mas parece que ela se partiu assim que chegou à capela de Nomueka da Igreja, deixando-a intacta.

Deste ponto de vista, eles observaram as cinzas vulcânicas começarem a cair e as pessoas correrem para encontrar abrigo.

A coragem para ajudar ao próximo

Destruição na Ilha Nomuka após o tsunami de 15 de janeiro de 2022. Crédito: Malau Media.

Os jovens missionários tonganeses perceberam que todos estavam com sede. Eles se lembraram de um grande número de garrafas de água que o presidente da missão havia enviado para guardar no prédio da Igreja. Eles foram até o prédio, pegaram a água e começaram a distribuir para os presentes.

Uma das pessoas disse a eles que um membro da Igreja estava preso em um lago na parte interna da ilha, então eles correram para o local. Estava cheio de escombros incluindo animais mortos e ninguém entrava, por causa do perigo.

Um homem estava lutando para manter a cabeça acima da água, então os missionários pularam, puxando-o para um lugar seguro. Eles viram mais duas pessoas presas nos escombros e as retiraram também. Um homem ficou ferido, outro se afogou.

Enquanto estavam ali, eles pensaram em toda a tristeza e dor que viram e ouviram naquele dia. Ao redor deles, eles podiam ouvir as pessoas reclamando sobre o que havia acontecido e como era terrível.

Os missionários se ajoelharam e começaram a orar, agradecendo a Deus por mantê-los seguros. Mais tarde, eles explicaram que, ao fazerem isso, uma onda de gratidão e amor os inundou, e eles sabiam que sua oração havia sido respondida.

Fonte: Newsroom – Tonga

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *