“Livres para Escolher a Liberdade e a Vida Eterna” – Comentários da Escola Dominical: Curso “O Livro de Mórmon” – 2 Néfi 1-2
O mormonsud.net publica semanalmente comentários que ajudam no estudo das lições da Escola Dominical do Curso de Membros Adultos da Igreja. A ordem das lições apresentadas nas alas e ramos da Igreja podem sofrer alguma variação devido a calendários locais – que incluem conferências de alas e Estaca. Caso os comentários abaixo não se apliquem a lição que será apresentada na sua classe de Escola Dominical neste próximo domingo, você ainda poderá se beneficiar da leitura do texto abaixo, para reforçar algo já aprendido ou observar algo que será debatido em um futuro próximo.
“Livres para Escolher a Liberdade e a Vida Eterna” – Lição 6
O estudo dessa semana concentra-se nos dois primeiros capítulos de 2 Néfi: 2 Néfi 1 e 2. São capítulos notáveis pela concentração de doutrinas e princípios libertadores, salvadores. Veja três ponderações sobre esses capítulos:
1- QUE MENSAGEM VOCÊ DARIA A SUA FAMÍLIA ANTES DE MORRER?
Conforme o Manual do Aluno resume: “2 Néfi 1 [e 2] contém os conselhos que Leí deu a seus filhos pouco antes de morrer.”
Leí sabia que logo morreria. Ele queria deixar ensinamentos e bênçãos com sua posterioridade. Ao analisarmos o que ele escolheu dizer recordemos do que o Élder David A. Bednar, dos Doze Apóstolos, disse na última Conferência Geral: “Nos últimos anos de seu ministério mortal, [os] servos [de Deus] compartilharam conosco poderosos resumos espirituais de lições aprendidas em décadas de serviço consagrado. Esses líderes transmitiram verdades de grande valor em momentos nos quais alguns acreditavam que eles tinham pouco a oferecer. (…) Não estou sugerindo que as últimas mensagens desses amados homens tenham necessariamente sido as mais notáveis ou importantes do ministério deles. Contudo, a soma do aprendizado espiritual e da experiência de vida permitiu que esses líderes enfatizassem verdades eternas com absoluta autenticidade, grande e penetrante poder.” (“Escolhidos para Prestar Testemunho de meu nome”, Conferência Geral Outubro de 2015).
Assim 2 Néfi 1 e 2 é um “poderoso resumo espiritual” que enfatiza “verdades eternas com absoluta autenticidade, grande e penetrante poder”. Entre esta verdade esta o poder do arbítrio que possuímos e a graça redentora – somos livres para escolher a Vida Eterna!
2- SER UM HOMEM DE VERDADE
Leí estava muito preocupado com Lamã e Lemuel, seus filhos mais velhos, e fez uma profunda advertência no Capítulo 1 de 2 Néfi. Entre seus ensinamentos ele instou seus filhos mais velhos a levantarem-se do pó e serem homens”.
O Elder D. Todd Christofferson disse: “O profeta Leí rogou a seus filhos rebeldes, dizendo: “levantai-vos do pó, meus filhos, e sede homens” (2 Néfi 1:21; grifo do autor). Pela idade, Lamã e Lemuel eram homens, mas em termos de caráter e maturidade espiritual, ainda se comportavam como crianças. Eles murmuravam e reclamavam se lhes fosse pedido qualquer coisa mais difícil. Não aceitavam a autoridade de ninguém para corrigi-los. Não davam valor a coisas espirituais. Facilmente recorriam à violência e eram ótimos em passar-se por vítimas.
Vemos as mesmas atitudes hoje em dia. Alguns agem como se a meta mais elevada de um homem devesse ser seu próprio prazer. Costumes sociais tolerantes perdoam aos homens os seus erros, de maneira que muitos acham que é aceitável ter filhos fora do casamento e coabitar em lugar de casar. Evitar compromissos é considerado esperteza, mas sacrificar-se pelo bem de outros é ingenuidade. (…)
Nós que temos o sacerdócio de Deus não podemos viver a esmo. Temos trabalho a fazer (ver Morôni 9:6). Precisamos nos elevar do pó da autocomplacência e ser homens! É uma aspiração maravilhosa a de um menino tornar-se homem — forte e capaz; alguém que pode edificar e criar coisas, administrar coisas; alguém que faz a diferença no mundo. É uma aspiração maravilhosa para nós, os mais velhos, termos o comportamento esperado de um homem de verdade e sermos modelos para os que nos vêem como exemplo.” (“Sejamos homens”, Conferência Geral Outubro de 2006)
3- OPOSIÇÃO
Jacó recebeu um tesouro extraordinário de ensinamentos de seu pai. Leí ensinou em 2 Néfi 2 o Plano de Salvação. Lá encontramos ensinamentos sobre a Queda, Expiação e sobre a Oposição. Falando sobre a oposição, o Presidente Boyd K. Packer, que serviu como Presidente dos Doze Apóstolos, disse:
“Sabemos pelas escrituras que houve uma guerra no céu e que Lúcifer se rebelou e, com seus seguidores, “ele foi precipitado na terra”. Ele está determinado a atrapalhar o plano do Pai Celestial e procura controlar a mente e as ações de todos. Essa influência é espiritual, e ele “está solto na terra”.
Mas apesar da oposição, das provações e das tentações, vocês não precisam fracassar nem temer. (…)
Às vezes, vocês podem ser tentados a pensar como eu pensava, de tempos em tempos, em minha juventude: “Do jeito que as coisas vão, o mundo vai acabar. O fim do mundo vai chegar antes que eu consiga chegar aonde devo estar”. Não pensem assim! Vocês podem ansiar por fazer o certo: casar, ter uma família, ver seus filhos e netos, talvez até bisnetos.
Se seguirem esses princípios, serão cuidados e protegidos e saberão por si mesmos, pelos sussurros do Espírito Santo, qual o caminho a seguir, porque “pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas”. Prometo que isso vai acontecer. Prometo-lhes que isso vai acontecer.” (“Conselho para os Jovens” Conferência Geral outubro de 2011).