Era Novembro de 1988, quando o então presidente da Missão Espanha Las Palmas, Marion H.Hamblin, visitou o arquipélago de Cabo Verde com o objetivo de enviar missionários para essas ilhas africanas e dar então início ao trabalho de pregação do Evangelho Restaurado.

Primeiros Missionários

Dois meses depois dessa visita, em Janeiro de 1989, a Missão Espanha Las Palmas enviou os missionários Christopher Lee e Keneth C.Magetts para a cidade de Praia a fim de ali iniciarem as atividades de proselitismo da Igreja neste país.

Pouco tempo depois, Lino Paulo foi batizado, tornando-se assim o primeiro converso Santo dos Últimos Dias cabo-verdiano.

Em 1988 o Presidente McCook, líder da Missão Portugal Lisboa pediu ao irmão Luís Bernardo Silva que acompanhasse o Presidente da Missão Espanha Las Palmas a Cabo Verde. O Presidente da Missão Espanha Las Palmas era responsável pela Igreja nas ilhas atlânticas. O objetivo dessa ida a Cabo Verde, era formalizar junto das autoridades de Cabo Verde a legalização da Igreja.

Nesse período o regime pluripartidário ainda não estava instituído naquele país e existia um grande descontentamento. Havia também grande desconfiança com relação a Igreja.

Oposição

A primeira manifestação de má vontade contra a entrada da Igreja em Cabo Verde não surgiu de qualquer pessoa ou organismo estatal deste país, mas sim, de um alto funcionário da embaixada norte-americana. Esse funcionário era membro de outra Igreja já implantada no território há vários anos. Ele questionou de forma pouco correta sobre o porquê de a Igreja querer se instalar ali. Os representantes da Igreja tinham se dirigido aquele organismo a fim de saber o que deveriam fazer para que pudessem adquirir um visto temporário para residir legalmente em Cabo Verde. Ao invés de terem a ajuda que foram procurar, encontraram esse incidente. No entanto, tudo se resolveu e os missionários conseguiram seus vistos para entrar legalmente no país.

O Primeiro Ramo

Os batismos continuaram a acontecer e no dia 27 de Maio de 1989, foi organizada a primeira congregação local, o Ramo de Praia, contando na época com 27 membros. Os missionários Lee e Margetts tiveram que deixar o país em Julho daquele mesmo ano, uma vez que seus vistos não foram renovados pelas autoridades de Cabo Verde.

Alguns meses depois, os missionários foram novamente autorizados a regressar ao arquipélago.

Divisões

Em Maio de 1992 o Ramo de São Filipe, na Ilha do Fogo contava com 60 membros ativos, dois meses depois tinha o dobro e então houve a divisão da congregação. No final desse mesmo ano, após a nova divisão da congregação passou a existir três congregações.

No ano seguinte, em 1993, com o aumento constante de novos conversos, volta a crescer mais uma congregação passando a existir quatro Ramos nesta cidade num curto espaço de tempo. Quase simultaneamente, foram organizados outros dois Ramos – um na cidade de Mosteiros e outro na Cova Figueira.

Também em 1993, com o rápido e grande crescimento da Igreja foi construída a primeira capela, na Ilha do Fogo.

Uma benção apostólica

Em 14 de setembro de 1994, a Igreja em Cabo Verde já contava com 3 Distritos(Praia, Mindelo e Fogo). Nesse ano, o Elder Dallin H.Oaks do Quórum dos Doze Apóstolos chegou ao país a fim de dedicá-lo para a pregação do Evangelho. O cenário deste grandioso evento foi o Parque 5 de Julho, na cidade de Praia, um dos espaços mais emblemáticos da cidade, local que acolhia os grandes eventos culturais e de lazer da população praiense. Foi ali que o Élder Oaks proferiu a seguinte oração:

“Esta Terra está a lutar com muitas dificuldades – dificuldades no seu comércio e na umidade, e na esperança do seu povo, e em muitas outras coisas. Nós abençoamos esta terra para que possa trazer abundância para o seu povo. Nós abençoamos as nuvens para que possam produzir chuva. Nós abençoamos o mar para que possa produzir os seus frutos. Nós abençoamos as pessoas que trabalham aqui, que elas possam ter visão, energia e liberdade. Que saibam usar essas coisas para abençoar o povo, para que possa haver comida e água, luz e conhecimento, ambição e esperança e obediência aos convênios. Nós abençoamos as forças do comércio para que as pessoas possam ter condições de prosperar aqui e ver os frutos do seu trabalho e da Vossa bênção” .

Visita do Presidente Hinckley

Mais tarde no dia 22 de fevereiro de 1998, no final de uma longa viagem que o levou a vários países do continente  Africano, o Presidente Gordon B. Hinckley visitou Cabo Verde e discursou para uma congregação de 780 membros.

Formação da Missão Cabo Verde Praia

No dia 09 de Março de 2002, a Primeira Presidência da Igreja anunciou a criação da Missão Cabo Verde Praia, que incluía os Distritos de Praia, Fogo e de Mindelo. Antes da criação da Missão Cabo Verde Praia todas as unidades do país faziam parte da Missão Portugal Lisboa Sul. O primeiro presidente da Missão Cabo Verde Praia foi Daryl K. Hobson que chegou ao país em Junho daquele ano. No dia 03 de Julho a Missão Cabo Verde Praia iniciou suas ações, substituindo assim a Missão Portugal Lisboa Sul.

Em Julho de 2006 chegaram a Cabo Verde o Presidente Piros e sua esposa, para assumir a presidência da Missão, em substituição ao Presidente Hobson.

Em 18 de novembro de 2006 foi dedicada mais uma capela, na cidade de Mindelo destinada a servir os Ramos de Mindelo 1 e Mindelo 3. A partir desse momento o Distrito de Mindelo passou a contar com três instalações próprias e seis Ramos.

O Presidente Hobson é substituído pelo Presidente Tolman em Julho de 2008. O Presidente Tolman foi o 3º Presidente da Missão Cabo Verde Praia.

Primeiro presidente de missão cabo-verdiano

O Presidente Joselito Neves, que servia como líder do Distrito de Mindelo, foi chamado para substituir o Presidente Tolman, na liderança da Missão Cabo Verde, tornando-se assim o primeiro cabo-verdiano a assumir a liderança da Missão em seu próprio país.

Crescimento

Em janeiro de 2011 a Igreja já contava com  8 mil membros em Cabo Verde, com tendência de crescimento. Estes Santos dos Últimos Dias estavam distribuídos por 18 congregações em 6 ilhas do país: Santo Antão, São Vicente, Sal, Santiago, Fogo e Brava, organizados em três distritos SUD sediados em Fogo, Mindelo e Praia, preparando-se nesta data para a formação de suas primeiras Estacas.  Nesse período, a Igreja dispunha no arquipélago de uma Missão e dois Centros de História da Família, devidamente equipados.

Transmissão Radiofônica

No dia 07 de Janeiro de 2011, a Igreja em Cabo Verde iniciou a transmissão de um programa radiofônico com duração de 15 minutos, de periodicidade semanal, transmitido todas as sextas feiras na rádio Cabo Verde, podendo o mesmo ser escutado em todas as localidades do país e estando também igualmente acessível para todo o mundo, via Internet no endereço: http://www.rtc.cv/emissao.php

Estabelecimento da Igreja

Em Junho de 2011 o Presidente Joselito Neves foi desobrigado de Presidente da Missão, tendo sido chamado para substituí-lo o brasileiro Roberto Florencio Oliveira. A partir de Julho de 2011 o Presidente Roberto Florencio Oliveira começou a presidir a Missão Cabo Verde Praia, com cerca de seis dezenas de missionários.

Quase todas as congregações religiosas santo dos últimos dias em Cabo Verde dispõem de capelas – modernos e funcionais edifícios. Estes edifícios são de grande qualidade, funcionalidade e de beleza sóbria, distinguindo-se das edificações envolventes, sendo em alguns casos os polos mais atrativos das zonas onde estão implantados.

Os membros da Igreja que vivem em Cabo Verde têm levado a efeito, nos últimos anos, variadas ações de apoio e solidariedade às comunidades onde se inserem, sobretudo através da realização de programa de ajuda humanitária e de voluntariado, tendo por objetivo apoiar os mais desfavorecidos. Estas iniciativas têm o expoente máximo no programa mundial de voluntariado mórmon “Mãos que Ajudam”, amplamente reconhecido. ¹

Criação da Primeira Estaca

Em Abril de 2012 foi criada a primeira Estaca no País: Estaca Cabo Verde Praia, Ilha de Santiago.

No ano de 2013 a Estaca Do Mindelo foi criada, tornando-se assim a segunda do país. Ainda neste mesmo ano deu-se a criação do Distrito do Sal e da Estaca da Ilha do Fogo.

No ano seguinte, em 2014, outro distrito foi criado: Distrito de Assomada, Ilha de Santiago.

Uma oração respondida

Durante este período foram batizadas aproximadamente 3500 pessoas, aproximadamente 1200 foram reativados, 200 jovens foram enviados para missão, 250 indivíduos receberam suas Investiduras no Templo.

O Presidente Roberto Florencio Oliveira, presidiu a Missão Cabo Verde Praia até Junho de 2014.

Posterior ao Presidente Roberto Florencio Oliveira, a Missão Cabo Verde Praia foi Presidida pelo Presidente Robert Mathews e sua esposa Susan F. Mathews. A partir de Julho de 2017 a Missão terá como Presidente o irmão Julio de Amo e sua esposa Maria Cristina Cavalin de Amo, novamente um casal brasileiro. ²

A missão Cabo Verde Praia tem um número de 130 missionários aproximadamente, mais os missionários que servem enquanto esperam vistos. ³

 

Membros

Atualmente há em Cabo Verde 13.504 membros da Igreja. Espalhados por 42 congregações. O número de Centros de História da Família, passou de 3 em 2011 para 5 em 2017. [4]

A oração proferida pelo Elder Dallin H.Oaks em setembro de 1994 sem dúvida alguma foi ouvida. Esta Terra – Cabo Verde – tornou-se frutífera. Seus frutos são grandes e visíveis e o povo abençoado.

Agradecimentos

Este artigo foi produzido com a ajuda do irmão Rui Canas Gaspar que vive em Portugal. O irmão Rui é autor do livro África Mórmon, obra utilizada em boa parte deste escrito.

Também contamos com a ajuda do irmão Roberto Florencio Oliveira que presidiu a Missão Cabo Verde Praia, de Junho de 2011 a Junho de 2014.

Agradecemos a ajuda e esforços para a produção deste artigo.

 

____________________

 

¹ Transcrição do livro África Mórmon, de autoria de Rui Canas Gaspar.

² Novos presidentes de missão são chamados.

³ Informações concedidas pelo Presidente da Missão Cabo Verde Praia – Presidente Roberto Florencio Oliveira.

4 Sala de Imprensa Mórmon