fbpx

Como abraçar o futuro com fé em um mundo espiritualmente traiçoeiro

Em minha opinião, alguns dos dias mais felizes do ano fazem parte das festas de fim de ano. Árvores começam a iluminar as salas, presentes começam a aparecer, canções de natal que ficam guardadas por meses começam a tocar novamente e luzes começam a piscar nas ruas.

Para mim, as decorações de Natal não trazem apenas beleza física. Elas trazem uma certa antecipação. Estamos ansiosos para comemorar o nascimento de Cristo, assim como esperamos ansiosamente a Sua volta.

E por causa disso, senti que seria apropriado estudar o discurso do Presidente Russell M. Nelson “Abraçar o futuro com fé” e me aconchegar à luz de minha pequena árvore de Natal durante esta primeira semana de dezembro.

E ao estudar, encontrei quatro notas de rodapé que ajudaram a aprofundar minha própria compreensão sobre abraçar o futuro com fé. Estão aqui algumas das coisas que eu descobri.

  1. As esperanças do Presidente Hinckley

Em seu discurso, o Presidente Nelson disse: “Vocês personificam a esperança que o presidente Gordon B. Hinckley tinha em vocês quando apresentou “A Família: Proclamação ao Mundo” há 25 anos, na reunião geral da Sociedade de Socorro, em setembro de 1995.” Esta declaração tem uma nota de rodapé que diz:

No discurso que acompanhou essa proclamação, o Presidente Gordon B. Hinckley disse às irmãs: “Sou grato pela força que vocês têm e por sua lealdade, sua fé e seu amor. Sou grato pela resolução que trazem na alma de andar pela fé, guardar os mandamentos e fazer o que é certo em todos os momentos e em todas as situações”.

Ler o comentário do Presidente Nelson ao lado do comentário do Presidente Hinckley fez com que tivesse ainda mais significado para mim. Que elogio ouvir que personificamos as esperanças do Presidente Hinckley. Na margem ao lado do comentário do Presidente Nelson, eu escrevi uma lista com as esperanças do Presidente Hinckley:

  • A força que vocês têm
  • Sua lealdade
  • Sua fé
  • Seu amor
  • A resolução que trazem na alma de:
    • Andar pela fé
    • Guardar os mandamentos
    • Fazer o que é certo em todos os momentos e em todas as circunstâncias

Quando eu olhei essa lista, me lembrei do que o Presidente Nelson disse na sessão das mulheres em outubro de 2019. Ao começar seu discurso, ele falou sobre sua esposa, suas filhas, suas netas, e suas bisnetas. “Senti que gostaria que cada uma de vocês fosse parte de minha família,” disse.

Eu não sei você, mas quando o Presidente Nelson disse isso, senti seu amor pessoal por cada um de nós. Assim como quando o Presidente Nelson disse que nós personificamos aquelas esperanças, foi como se uma pessoa de nossa família prestasse uma homenagem a nós, o que torna ainda mais firme minha decisão de viver de acordo com essas esperanças.

  1. Um futuro glorioso em meio a uma época espiritualmente traiçoeira

Em seu discurso, o Presidente Nelson declarou:

Com clareza, o Senhor falou sobre nossos dias de modo sério. Ele advertiu que, em nossos dias, “o coração dos homens falhará” e que até mesmo os eleitos correriam o risco de ser enganados. Ele disse ao profeta Joseph Smith que “a paz [seria] tirada da Terra” e calamidades sobreviriam à humanidade.

Em uma nota de rodapé que acompanha essa declaração, o Presidente Nelson compartilhou: O apóstolo Paulo profetizou e advertiu que “nos últimos dias [sobreviriam] tempos trabalhosos” que tornariam nossos dias espiritualmente traiçoeiros (ver 2 Timóteo 3:1–5).

“Espiritualmente traiçoeiro” – que frase. Em meio à esses termos e tempos trabalhosos, o discurso do Presidente Nelson falou de um futuro glorioso.

“Não estou dizendo que o futuro será fácil, mas lhes prometo que será glorioso para aqueles que estiverem preparados e continuarem a se preparar para ser instrumentos nas mãos do Senhor.” disse.

Portanto, mesmo em meio à tristeza e à escuridão, adoro o fato de o profeta ter dito que dias melhores estão por vir.

  1. O privilégio e a bênção do Espírito Santo

Falando na conferência geral, o Presidente Nelson disse: um lugar de defesa é qualquer lugar onde vocês podem sentir a presença do Espírito Santo e ser guiadas por Ele.” Em sua nota de rodapé, ele compartilhou esta declaração poderosa:

Eliza R. Snow ensinou que o Espírito Santo “satisfaz e preenche todo anseio do coração humano. (…)  Quando estou plena desse espírito, minha alma fica satisfeita e posso dizer com sinceridade que as coisas corriqueiras não parecem me atrapalhar. (…) Não é nosso o privilégio de viver de forma a ter conosco seu constante influxo para nossa alma?” (Filhas em Meu Reino: A História e o Trabalho da Sociedade de Socorro, 2011, p. 50.)

Eu amo as palavras usadas neste comentário do profeta e no que a antiga presidente geral da sociedade de socorro disse. O Espírito Santo permite a segurança e a satisfação e pode fazem com que “as coisas corriqueiras [de nosso] dia a dia não pareçam nos atrapalhar.” Verdadeiramente, é um privilégio grande ter essa bênção em nossas vidas.

  1. Uma investidura divina

Moças de todo o mundo repetem a frase encontrada no Tema das Moças: “Sou uma filha amada de pais celestiais, com uma natureza divina e um destino eterno”.

Na conferência geral, o Presidente Nelson deu uma ideia sobre parte dessa natureza divina. Ele disse: “Vocês têm uma investidura divina que lhes capacita a edificar a fé das outras pessoas de maneira convincentes.”.

E junto com essa frase, ele adicionou uma nota de rodapé que diz, “O apóstolo Paulo indicou essa realidade quando atribuiu a fé não fingida de Timóteo à sua mãe, Eunice, e à sua avó Lóide (ver 2 Timóteo 1:5).”

O que o apóstolo Paulo compartilha realmente é um belo testemunho desse dom divino:

“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.”

O que adoro nessa nota de rodapé é que ela cria o testemunho de duas testemunhas. O Presidente Nelson, um apóstolo em nossos dias, compartilha que temos uma investidura divina que nos permite edificar a fé. E então o apóstolo Paulo compartilha como a fé não fingida de Eunice e Lóide influenciaram seu filho e neto, Timóteo

As mulheres têm a capacidade de desenvolver fé nos outros de maneiras convincentes. O Presidente Nelson nos pediu, “Por favor, continuem! Sua vigilância para salvaguardar seu lar e instilar fé no coração de seus entes queridos vai cultivar recompensas para muitas gerações.”

Ao fazermos tudo isso, acredito que nós não só abraçaremos o futuro com fé, mas veremos essa fé nas futuras gerações. E isso é algo que todos podemos esperar.

Fonte: LDS Living

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *