A melhor maneira de ficar em forma e viver a palavra de sabedoria
Ficar em forma e viver a palavra de sabedoria
O conceito de boa forma é algo bastante subjetivo. A ideia de um corpo harmônico possivelmente começou com os gregos que introduziram o estereotipo de simetria. Ao longo do tempo, vários padrões estéticos foram fortalecidos pela sociedade e atualmente são amplamente difundidos pela indústria da moda e beleza. Estes padrões muitas vezes não são compatíveis com a ideia de beleza do Senhor.
“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o rejeitei, porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (1 Samuel 16:07)
A ideia de boa forma também pode ser alterada pelo tipo de atividade que a pessoa realiza. O conceito de beleza de uma bailarina não é o mesmo de um fisiculturista, ou jogador de futebol.
Ter boa forma só faz sentido se a pessoa estiver procurando melhorar sua saúde e qualidade de vida. O índice de massa corporal, é por exemplo, um bom indicativo de quão bem você tem cuidado de seu corpo. Excesso de gordura e pouca massa muscular não são bons pra ninguém. Colesterol e pressão alta podem ser melhorados com algumas mudanças alimentares.
Atingir a boa forma não é o propósito da Palavra de Sabedoria e ficar magro e bonito não é a promessa que acompanha a vivência deste mandamento do Senhor. Obviamente o fato de que alguém está fora de forma não indica que ela não viva a Palavra de Sabedoria. O peso de uma pessoa pode ser afetado por inúmeros fatores como a genética e estilo de vida.
Porém, se você deseja melhorar os cuidados com o seu corpo, ficar em forma e viver a palavra de sabedoria podem andar juntos:
Ficar em forma e viver a palavra de sabedoria
O Senhor revelou ao profeta Joseph Smith uma lei de saúde chamada Palavra de Sabedoria. Esta lei ensina que alimentos e substâncias devem e não devem serem usadas para manter a saúde do corpo, e o espírito livre de influência malígna.
A Palavra de Sabedoria tem sentido físico mas também espiritual. O não consumo de algumas substâncias protege o corpo e em outros casos protege o espírito.
A Palavra de Sabedoria ensina que se deve ingerir alimentos saudáveis. Não se deve ingerir alimentos prejudiciais, inclusive bebidas alcoólicas, fumo, chá preto e café. Também não se deve ingerir nenhum tipo de droga prejudicial ao corpo. Este é um ponto interessante, vale a pena pesquisar bem e conhecer a composição de suplementos alimentares que vêm sendo disponibilizados no mercado nos últimos anos. Alguns podem ser benéficos, já outros são extremamente tóxicos.
A indústria de alimentos tem crescido bastante e muito se tem debatido sobre o que é saudável ou não. Conhecer as substâncias que está ingerindo, sua ação em seu organismo, poderão te ajudar a definir como o uso desta substância poderá afetar seu corpo e espírito.
Talvez esta seja uma das razões porque este mandamento tenha este nome, exige sabedoria das pessoas decidir o que é bom ou ruim para elas. Que o digam as mães, que estão tentando implementar uma dieta alimentar a um bebê.
Principios gerais
1. Seu corpo é um templo.
2. Mandamento com promessa, cada decisão tomada quanto ao que ingerir, trará uma reação ao corpo e espírito.
3. Bebidas fortes não são para o corpo.
4. Tabaco não é para o corpo.
5. É importante ser moderado quanto ao uso de determinadas substâncias.
6. Existe as coisas que você deve fazer (alimentação saudável, praticar atividades físicas) e as que não deve (por exemplo consumir álcool). Ter boa forma vai exigir habilidade ao aplicar este princípio.
Se considerados em uma maneira positiva, a Palavra de Sabedoria pode ser um alento e ajudar aqueles que desejam obter uma boa forma. Nunca vale a pena, deixar de viver os princípios ensinados neste mandamento em busca da forma perfeita. O ideal seria, ficar em forma e viver a palavra de sabedoria.
Referências
Boa forma, mundoeeducacao.bol (aqui)
Pregar meu Evangelho. (aqui)
Doutrina e Convênios – Seção 89. (aqui)