O Dia em Que Bill Clinton Recebeu as Lições Missionárias
Bill Clinton um Mórmon?
Acredite ou não, isto era uma possibilidade real quando Clinton crescia em Hot Springs, Arkansas.
Foi lá que Cliton teve contato com missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, de acordo com uma entrevista realizada pelo BuzzFeed.
Em Setembro de 2012, Presidente Cliton disse também a um grupo de repórteres que ele havia participado de “apresentações de recrutamento” para a Igreja em Arkansas.
Cliton falou amplamente sobre os esforços dos missionários, assim como o da Igreja, dizendo que ele admirava o alto padrão ético vivido por Mórmons, assim como sua crença em um reino celestial.
E terminou por serem crenças também o que o convenceu a não se unir à Igreja. Ao “lembrar-se dos diferentes graus de glória no céu como havia sido explicado a ele 50 anos antes, [Clinton descreveu] como uma pirâmice de muitos níveis que colocava Hitler e Stalin na parte mais baixa, Mórmons fieis no topo, e todas as outras pessoas no meio,” escreveu Zeke Miller.
Mas esta ideia provê uma perspectiva simplificada e incorreta da doutrina SUD. Como o site oficial Mormon Newsroom declara, Mórmons acreditam que “todo indivíduo tem a oportunidade de habitar com Deus após essa vida em um estado de glória eterna… Ensinamentos dos Santos dos Últimos Dias afirmam que aonde iremos após essa vida depende primariamente do nível de aceitação e ato de seguir a Jesus Cristo, assim como dos desejos de nossos corações e como traduzimos esses desejos em obras… Visto que cada ser humano herda diferentes circunstâncias, Mórmons acreditam que um Deus justo e misericordioso irá considerar nossos níveis variados de conhecimento e acesso à verdade.
O desentendimento de Cliton da doutrina SUD (que falha em considerar o trabalho do templo, assim como o potencial das pessoas em aceitar o Evangelho no mundo espiritual) no final levou Cliton a permanecer longe da Igreja.
“Eu não queria deixar todas aquelas pessoas para trás,” Cliton disse aos repórteres, ao se referir a seus amigos e família.
Mas todos devemos refletir. Se Cliton houvesse compreendido mais amplamente a crença SUD sobre o céu e a vida vindoura, será que ele teria continuado a pesquisar a Igreja?
Artigo originalmente publicado no LDSLIVING.COM e traduzido por Luiz Botelho