fbpx

Como usar o Plano de Área para fazer metas pessoais

Cristo Redentor - podemos seguir o plano de área em nossas metas pessoais

O Plano de Área é um conjunto de metas, planos e expectativas da Presidência de Área (que é a liderança da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil). Esse Plano abrange toda a esperança de 2016 a 2020. Nele lemos:

“Dentro da visão que temos do plano divino de nosso Pai Eterno e de Sua obra de proporcionar a vida eterna a seus filhos, convidamos todos os líderes e membros a trabalhar com Ele, de forma mais intensa, acelerando assim esta grande obra de salvação.”

A Visão da Presidência de Área, e que todo membro da Igreja é convidado a compartilhar, é:

“Aumentar a fé em Deus e em Jesus Cristo e em sua expiação e fortalecer nosso testemunho, através de fazer e honrar nossos convênios com Deus.”

Para ler o Plano de Área completo, clique aqui.

 

O Plano de Área é para todos nós

O Plano apresenta metas especificas e mensuráveis – e uma maneira de se fazer o acompanhamento e de se prestar contas. Como a Igreja no Brasil é tão forte quanto as Estacas que compõem a Área, e as Estacas tão fortes quanto as alas e ramos que lhe pertencem – e, por sua vez, as alas e ramos são tão fortes quanto as famílias que estão nelas – e as famílias tão fortes quanto os indivíduos que as formam – então cada um de nós tem um papel significativo para contribuir no efetivo cumprimento das metas apresentadas por nossos líderes.

“O conhecimento do Plano de Área será disseminado a todas as unidades; todas as famílias; todos os indivíduos e missionários da Área. Isto será feito através da linha de autoridade do Sacerdócio, em diversos meios de comunicação e reuniões disponíveis. (…) Cada membro terá a oportunidade de conhecer e ter acesso ao Plano de Área. Os objetivos e orientações do plano serão usados regularmente para ensinar e para orientar líderes e membros em suas reuniões de conselho em todos os níveis, nas reuniões de presidência, nas reuniões familiares, nas visitas e em outras oportunidades. Cada líder local buscará inspiração sobre como melhor buscar a realização do trabalho em sua própria unidade ou área de mordomia.”

Como aplicar o Plano

Abaixo listamos quatro maneiras de aplicar o Plano de Área na vida pessoal, ajudando assim a acelerar o trabalho de salvação. Veja:

  1. Estudar o Plano de Área em espírito de oração. O Plano de Área foi desenvolvido pelas Autoridades Gerais da Igreja, e aprovado pelos apóstolos. Trata-se, portanto, da vontade do Senhor para o Brasil. Cabe, assim, a cada um de nós ler este plano e estudá-lo. Não apenas na Igreja, durante o cumprimento de nossos chamados no Reino, mas também em nosso estudo pessoal do Evangelho – e em família. Então, acesse o Plano de Área, ou obtenha uma cópia com a liderança local, e o estude em espírito de oração. Uma das maneiras de fazê-lo e reservar um local e horário tranquilo, orar e ler com atenção, fazendo perguntas como “O que o Senhor espera de mim ao participar do trabalho de Salvação no Brasil?”
  2. Transformar as metas da Área em metas e ações pessoais. Isso é simples. Por exemplo, na meta apresentada no Plano de Área sobre o dia do Senhor: “Elevar o nível de nossa adoração, no Dia do Senhor, tanto na igreja como no lar”, você pode determinar que vai viver mais plenamente o Dia do Senhor, preparando sua roupa de domingo no sábado, chegando cedo à capela, participando das aulas, fazendo visitas de ensino familiar, honrando seu chamado e evitando participar de atividades que desvirtuem este dia sagrado. Na meta da Área de fortalecer a Obra Missionária, você pode preparar-se para servir uma missão de tempo integral ou pensar em maneiras de incentivar jovens e casais a servir uma missão de tempo integral. Ao estudar o Plano pense em como você pode contribuir em cada aspecto.
  3. Escrever as metas e colocá-las em um lugar visível. Não há metas reais até que você as escreva e comece a trabalhar para alcança-las. Não faça metas impossíveis de se alcançar e nem muito fáceis. Elas precisam ser desafiadoras. Trabalhe nos pontos do Plano de Área que você tem mais dificuldade. Por exemplo: se você é um dizimista fiel não precisa fazer meta a respeito, mas se tem dificuldade em fazer a História da Família, então esta é uma meta importante. Especifique algumas ações, as escreva em uma folha e coloque-as em um lugar que possa ver sempre. Por exemplo: “pesquisar sobre meus antepassados toda semana por duas horas, preferencialmente aos domingos de tarde” ou “fazer uma hora de indexação por dia, das 15h as 16h”.
  4. Acompanhar e Prestar Contas. Os líderes tem maneiras de mensurar o progresso, algumas das quais são apresentadas no Plano de Área. Você também pode criar meios de prestar contas a si mesmo: elaborando pequenos “check-lists” ou relatórios. Nada muito complexo ou demorado. Você também deve sempre prestar contas a Deus. Você pode fazer isso todo dia, durante sua oração. Pode também pedir ajuda para seus familiares, lideres e amigos. Por exemplo: seus pais e irmãos podem ajudá-lo a se lembrar das visitas de ensino familiar todo mês. No processo de fazer e cumprir a mestas não dê desculpas e assuma a responsabilidade. Saiba que o sucesso não esta necessariamente no cumprimento da meta, mas no esforço dedicado em ações justas e no aprendizado e conversão.

Aplicando esses quatro pontos, fazendo e cumprindo metas pessoais baseadas nos objetivos da Área, estaremos contribuindo para o crescimento e edificação do Reino de Deus em nosso país.

Você tem mais alguma ideia sobre como aplicar o Plan ode área? Fez metas baseadas nele? Como tem sido sua experiência? Conte pra gente nos comentários!

 

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
5 crencas mormons
5 Crenças Mórmons Que São Muito Legais - Com Mais profundidade
imaginário mórmon
Três coisas que estão no imaginário mórmon

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *