Quando as pessoas conhecem meu filho Roman, a maioria não imagina que ele está se recuperando de uma lesão cerebral. E certamente nunca imaginariam que ele ficou tecnicamente morto por 35 minutos. Nossa jornada com Roman nos últimos seis anos talvez seja melhor descrita nas palavras do Livro de Mórmon, quando Alma declarou:

“Nada pode haver tão intenso e cruciante como o foram minhas dores […] por outro lado, nada pode haver tão belo e doce como o foi minha alegria.”
(Alma 36:21)

Lesão cerebral em um mau súbito

Eu estava varrendo a cozinha de nossa casa em Washington quando recebi a ligação informando que Roman estava no hospital. Ele havia sofrido uma parada cardíaca enquanto se exercitava na pista da Utah State University. Aterrorizados, minha esposa, nosso filho mais novo e eu entramos no carro apenas 20 minutos depois de desligar o telefone. Em seguida, enfrentamos oito horas angustiantes de viagem até Utah.

Roman sofreu graves danos cerebrais devido à falta de oxigênio. Temíamos o pior enquanto ele permaneceu em coma por vários dias, ligado a todos os aparelhos imagináveis. Ele viveria? E, se sobrevivesse, ficaria em estado vegetativo? Roman havia retornado de missão e tinha toda a vida pela frente.

Quando Roman acordou, ele não estava realmente presente. Nosso atleta universitário de corrida agora não conseguia sequer sustentar a própria cabeça. Ele também não conseguia falar.

Dois meses depois, voltamos com ele para casa, em Washington. Naturalmente buscamos todas as terapias e tratamentos possíveis para ajudar seu cérebro a se recuperar. Eu testifico que foi por meio de milagres concedidos por Deus que encontramos recursos que mudaram sua vida.

Apoio, Lesão cerebral
Imagem: Pixabay

Reconhecer a mão de Deus em meio ao sofrimento

Ver um filho sofrer é algo extremamente doloroso. Ainda assim, não poderia ser mais grato pelo que essa experiência trouxe para nossa família e para mim pessoalmente. O lema da nossa família passou a ser as palavras da Bíblia:

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não desfalecerão.”
(Isaías 40:31)

Roman ainda enfrenta desafios cognitivos. Mas o progresso que ele fez me leva a dizer: “Estou maravilhado.” Hoje ele dirige sozinho, faz trabalho voluntário na comunidade, frequenta aulas em uma faculdade local e serve em sua ala de jovens adultos solteiros.

Nos primeiros meses de sua recuperação, Roman costumava pedir desculpas, entre lágrimas, para mim e para minha esposa por ser um peso para nós. Por causa das dificuldades com a memória de curto prazo, ele esquecia que já havia pedido desculpas e acabava fazendo isso mais de uma vez por dia. Cada vez que isso acontecia, chorávamos juntos.

Lesão cerebral, cura
Imagem: Masfe

Jesus Cristo é a resposta para nossos desafios

Cuidar de Roman é desafiador e eu jamais quis que ele sofresse. Ainda assim, hoje sinto apenas profunda gratidão por tudo o que ele me ensinou. Ele me inspira todos os dias com sua determinação e confiança no Pai Celestial.

Sinto sinceramente que fui transformado em algo um pouco diferente e um pouco melhor, ao longo desses últimos seis anos. A dor amarga e a alegria doce, de alguma forma, se unem para o nosso bem quando escolhemos Jesus Cristo como a fonte de nossa força.

Fonte: LDS Living

Veja também