fbpx

Obediência e Felicidade – Como essas duas coisas estão relacionadas?

Homem pensando

Para aqueles que nos observam de fora, ser membro da Igreja, está marcado por restrições sem sentido e claro, sem muita felicidade. Mas será que é isso mesmo?

Não! Os membros da Igreja, em sua maioria, são pessoas muito felizes e bem resolvidas, em todos os âmbitos de suas vidas. Somos pessoas de bem com a vida, gratas, otimistas e claro, felizes. Há um segredo nesse Evangelho? Não, não há! Ou talvez sim, e é bem simples: o evangelho é nossa maior riqueza.

Os membros da Igreja, não enxergam os mandamentos como restrições sem sentido e como um fardo insuportável. Pelo contrário, nós consideramos os mandamentos como uma bênção de Deus, que nos permite maior felicidade nesse mundo e maior gozo no mundo vindouro.

dez dias sem mídias sociais

Os mandamentos são para nós, como uma bússola – se seguimos corretamente chegaremos ao lugar desejado, no entanto, se não seguimos não há como lá chegar.

Muitas pessoas pensam que os mandamentos são uma carga e uma limitação à nossa liberdade e ao nosso crescimento pessoal. Mas o Salvador ensinou que a verdadeira liberdade vem somente se O seguirmos:

“Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31–32).

Deus nos dá mandamentos para o nosso próprio benefício. Eles são instruções amorosas para a nossa felicidade e para o nosso bem-estar físico e espiritual.

Na existência pré-mortal, nosso Pai Celestial presidiu um grande Conselho nos Céus. Nesse conselho, ouvimos Seu plano de salvação que incluía um período de testes na Terra:

“Faremos uma terra onde estes possam habitar. E assim os provaremos para ver se farão todas as coisas que o Senhor seu Deus lhes ordenar” (Abraão 3:24–25).

Uma das razões pelas quais estamos aqui na Terra é para mostrar nosso desejo de obedecer aos mandamentos do Pai Celestial.

O Profeta Joseph Smith ensinou que a obediência aos mandamentos traz bênçãos de Deus. Ele disse:

“Há uma lei, irrevogavelmente decretada no céu antes da fundação deste mundo, na qual todas as bênçãos se baseiam— E quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência à lei na qual ela se baseia” (D&C 130:20–21).  

E as bênçãos de Deus, sem dúvida alguma nos trazem felicidade! O que é melhor – guardar os mandamentos e ter uma felicidade duradoura ou transgredir os mandamentos e ter uma felicidade passageira?

O rei Benjamim também ensinou esse princípio.

“Quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus”, aconselhou. “Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e se eles se conservarem fiéis até o fim, serão recebidos no céu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim. Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos de que estas coisas são verdadeiras, porque o Senhor Deus as disse” (Mosias 2:41).

O estado e abençoado e feliz dos membros da Igreja é algo muito nítido e facilmente percebido por todos ao nosso redor. Certa vez, ouvi no trabalho, que nós, membros da Igreja, tínhamos uma luz diferente. E essa luz que trazemos conosco, é a luz de Cristo que nos acompanha sempre à medida que buscamos guardar os mandamentos de Deus.

programa

De fato, estamos seguindo a escritura que encontramos no livro de Mateus, capítulo 5, versículos de 14 a 16:

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”   

Nossa obediência aos mandamentos é uma expressão de nosso amor pelo Pai Celestial e por Jesus Cristo. O Salvador disse:

“Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15). Depois, Ele declarou: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor” (João 15:10).

Há uma música muito conhecida entre os cristãos no Brasil, que se chama “A Alegria está no coração” e ela diz:

“A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus

A verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus

O sentimento mais precioso que vem do nosso Senhor

É o amor que só tem quem já conhece a Jesus”

E de fato, é isso. Muitos lá fora, podem parecer felizes em suas vidas mundanas, cheias de pecado e transgredindo um ou mais mandamento. No entanto, “não há alegria duradoura fora do Evangelho de Jesus Cristo”, como nos ensinou o Élder Robert C. Gay na Conferência Geral de Outubro de 2017.

Nossa busca pela felicidade é constante e nem sempre seremos felizes o tempo todo. No entanto, podemos encontrar força na escritura de João 16:33:

“Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Relacionado:

Por que a Alegria É Associada com o Trabalho no Templo nas Escrituras?

 

| Inspiração
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Deus faz com sejamos humildes para sermos curados
criança usando tablet
Como manter nossos filhos longe da cultura da pornografia

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *