fbpx

14 outras maneiras de apoiar um missionário além de enviar caixas

Agora, não deixe o título enganar você. Os missionários adoram receber caixas, pelo menos eu com certeza amava enquanto servia missão na Virgínia. Uma caixa cheia de surpresas escolhidas a dedo por minha mãe (mesmo que fossem coisas bobas de uma loja de 1,99) me fazia sentir amada, apoiada e lembrada.

Mas enviar caixas também pode ser caro e demorado por parte da família e pode até não ser possível dependendo de onde o missionário estiver servindo. Felizmente, há uma infinidade de outras maneiras de causar impacto no bem-estar emocional e espiritual dos missionários.

O apoio da família não é uma coisa banal. No Livro de Mórmon, o grande capitão Morôni disse que o apoio da família foi parte do que levou seu exército a ter sucesso na luta pela verdade: “[…] dando-nos poder sobre vós, por nossa fé, por nossa religião e por nossos ritos de adoração e por nossa igreja e pelo sagrado sustento que devemos a nossas esposas e nossos filhos” (Alma 44:5).

Com isso em mente, aqui estão 14 maneiras de oferecer apoio ao seu élder ou sua sister que não envolvem muita fita adesiva e longas filas nos correios:

1. Diga-lhes que sente falta deles

Sim, tudo bem fazer isso. Claro, você não quer que cada e-mail, telefonema ou chamada de vídeo se transforme em uma festa de soluços, mas eu sempre gostei de ouvir que, ao mesmo tempo que minha família estava indo bem, eles também estavam sentindo a minha falta. Uma expressão rápida como: “Sentimos sua falta!” lembra aos missionários que eles têm um porto seguro em casa e que seus entes queridos estão pensando neles.

2. Prepare-se para a comunicação com eles

Cada chamada ou e-mail semanal tem o potencial de fazer a diferença na vida do missionário. Aqui estão algumas maneiras de aproveitar ao máximo o contato semanal:

Se você falar com eles por telefone ou chamada de vídeo, pense com antecedência sobre o que deseja compartilhar com eles. Mantenha uma anotação em seu telefone de coisas que seu missionário gostaria de ouvir.

Um pouco de preparação pode manter a conversa animada e deixá-los revigorados. Compartilhar com o seu missionário sobre a vida familiar a cada semana irá ajudá-lo a se sentir atualizado e como se não tivesse sido esquecido.

Se você enviar um e-mail, tente reservar um pouco de tempo para escrever algo interessante que seu missionário esteja ansioso para ler. Você também pode escrever algumas linhas em um rascunho de e-mail todas as noites, em vez de tentar escrever tudo em um dia.

Lembre-se de dizer a eles o quanto você gosta de conversar com eles e como você espera por isso toda semana.

Seja um bom ouvinte. Nos e-mails, acompanhe as conversas anteriores para mostrar que você se importa com a vida deles. Se você fala ao telefone, faça o que puder para estar em um lugar onde possa dar ao seu missionário toda a atenção.

3. Tire fotos de sua vida especificamente para seu missionário

Minha mãe era muito boa nisso. Ela fazia nossa família fazer uma pausa antes de jantar para tirarem uma foto sorrindo para mim. Eu realmente gostava de ser lembrada, mesmo nos pequenos aspectos rotineiros da vida da minha família. 

4. Expresse sua confiança neles com frequência

futuros missionários

Os missionários às vezes podem ficar tão focados em tentar melhorar e crescer que podem esquecer de reconhecer o próprio progresso. Expresse em cartas, e-mails ou por telefone como você está confiante de que eles estão fazendo um ótimo trabalho, o quanto eles cresceram espiritualmente e que estão prontos para lidar com novos desafios que surjam em seu caminho.

Veja também: Artista pinta retratos de missionarios que faleceram enquanto serviam

5. Interaja na página de rede social deles

Se o seu missionário usa a rede social para compartilhar o evangelho, deixe comentários apropriados e atenciosos em suas postagens. Os missionários costumam fazer perguntas nas redes sociais e qualquer resposta que você deixar em seu post pode ser vista pelas pessoas que eles estão ensinando. Incentive outros amigos e familiares a fazerem o mesmo.

6. Peça a outras pessoas que enviem uma mensagem ao seu missionário

Receber uma mensagem inesperada e feliz de alguém que eles não conversam normalmente pode ser o impulso que os missionários precisam. Claro, eles adoram conversar com os familiares mais próximos, mas convidar outras pessoas para enviar uma mensagem rápida ou e-mail pode lembrá-los da grande rede de suporte deles. Isso se torna especialmente importante após os primeiros meses de serviço missionário, quando os e-mails de outras pessoas diminuíram. Só porque um missionário está fora há vários meses não significa que ele não precise mais de apoio.

Você também pode pedir a ajuda de uma classe da primária ou dos jovens para enviar cartas, bilhetes ou fotos ao seu missionário — poderia ser em qualquer dia de atividade, o líder dos jovens provavelmente gostaria de receber uma ideia de atividade assim!

7. Procure maneiras de introduzir um pouco de variedade na vida deles

Às vezes, o trabalho missionário pode começar a parecer um pouco monótono e até mesmo a menor mudança pode ser algo emocionante. Compartilhe algumas ideias de desjejum bem fáceis que eles possam tentar. Imprima uma foto do cachorro da família ou um lindo pôr do sol que eles possam pendurar na parede para mudar o ambiente. Procure novos exercícios físicos que eles possam fazer pela manhã e envie a eles.

8. Procure maneiras de trazer humor adequado para a vida de seu missionário

Uma boa risada pode ser uma ótima forma de relaxar. Se algo engraçado acontecer em casa, anote para que você se lembre de contar ao seu missionário, ou encontre uma piada ou meme apropriado na internet e envie para eles. Missionários (como todo mundo) às vezes só precisam de um lembrete para se divertir e rir.

9. Ore pelo companheiro, pela ala e pelas pessoas que eles estão ensinando

Acho que não preciso dizer para você orar pelo seu missionário, mas você também pode pensar em orar pelas pessoas na vida deles. Fazer isso ajudará você a ser mais sensível às maneiras pelas quais pode ajudar seu missionário, e se eles souberem que você ora pelas pessoas na vida deles, será outra maneira de mostrar que você se importa.

Pode ser interessante: Jovem santo dos últimos dias vende água para pagar enxoval missionário

10. Se o seu missionário o convidar a fazer algo, faça e relate

missões e o sacerdócio

Deixe que a missão de seu missionário aprofunde sua conversão a Cristo e depois conte para ele. Compartilhe maneiras específicas de como o exemplo dele está ajudando você a ser uma pessoa melhor. Os missionários estão ansiosos para ajudar a trazer outros a Cristo e ver como eles estão ajudando você pode dar a eles um maior nível de satisfação em suas vidas.

11. Envie cartas a eles

Apesar de agora você poder falar com o seu missionário por vídeo, não tem nada mais emocionante do que receber uma carta à moda antiga. Elas não precisam ser cartas quilométricas. Encontre um cartão com um design divertido e escreva-lhes uma mensagem edificante e rápida. Minha mãe costumava colocar uma folha de adesivos dentro de um cartão e eu adorava usá-los em meu diário, em cartas que enviava para casa e em bilhetes de agradecimento aos membros com quem trabalhávamos.

12. Escreva uma carta exclusivamente dedicada às coisas que você ama em seu missionário

Quando uma de minhas companheiras estava tendo dificuldade de autoconfiança, ela pediu ao irmão que escrevesse uma carta com uma lista de coisas que ele amava nela. Então, quando ela estava se sentindo para baixo, minha companheira pegava a carta e a lia e isso realmente parecia ajudá-la. Acabei pedindo a mesma coisa a uma amiga e depois carreguei cuidadosamente aquela carta comigo durante toda a minha missão.

13. Compartilhe seu testemunho

Às vezes, os missionários precisam ouvir que não estão sozinhos na tentativa de amar o Salvador e de fazer o que é certo. Expressar seu desejo de fazer essas coisas pode ser uma demonstração de solidariedade.

14. Procure você mesmo oportunidades missionárias (sim, mesmo se você estiver cercado por outros membros da Igreja)

Os missionários são incentivados a trabalhar ao lado dos membros como puderem, mas às vezes essa designação pode parecer frustrante quando parece que os membros não estão se esforçando muito para compartilhar o evangelho.

Garantir ao seu missionário que você está compartilhando ativamente o evangelho o ajudará a sentir que não está sozinho no trabalho do Senhor. E então, quando você tiver experiências missionárias, poderá compartilhar a alegria disso com seu missionário ou talvez se solidarizar quando os resultados não forem o que você esperava. Tornar-se um membro missionário melhor ajudará seu élder ou sua sister a sentir que o serviço deles está tendo resultados.O que você achou dessa lista? Tem algo que poderia acrescentar? Compartilhe conosco!

Fonte: LDS Living

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *