fbpx

4 Recursos para Você conhecer a História da Igreja

Élder Steven E. Snow, Historiador da Igreja e Membro dos Setenta, disse certa vez:

A maioria esmagadora das evidências históricas da Igreja é positiva e edificante. Em seu contexto completo, a história da Igreja é absolutamente inspiradora. [1]

Infelizmente alguns sites utilizam trechos da História da Igreja para atacar a fé dos membros e para desestimular pesquisadores a conhecerem mais sobre a doutrina e cultura dos mórmons. Eles fazem isso distorcendo fatos históricos ou retirando-os do contexto. O Élder Snow disse:

A Internet pôs a nosso alcance informações de toda espécie — boas, ruins, verdadeiras, falsas — inclusive informações sobre a história da Igreja. É possível ler muito sobre nossa história, mas é importante que seja lida e compreendida em seu contexto. A dificuldade com algumas informações online é que estão fora de contexto e carecem da visão do todo.

As informações que tentam constranger a Igreja costumam ser muito subjetivas e injustas. Devemos procurar fontes que descrevam de modo mais objetivo nossas crenças e nossa história. Alguns sites são mal-intencionados e podem ser sensacionalistas na maneira de apresentar as informações. Procure fontes com historiadores reconhecidos e respeitados, sejam eles membros da Igreja ou não. [2]

No espírito de ajudar as pessoas selecionamos quatro recursos, oficiais da Igreja, para ajudar a todos os que desejam estudar e aprender com a História da Igreja. Antes de apresentá-los, porém, ressaltamos que é difícil compreender bem a História da Igreja sem ler bastante! Além disso, como muitos dos livros e recursos estão em inglês (embora os que relacionamos abaixo estejam todos em português) é preciso aprender este idioma – que é o idioma da Restauração. Também informamos que há muitos blogs, sites e livros não oficiais que são adequados e bons para o estudo da História da Igreja, mas que precisam ser investigados com mais cautela e ponderação. Dito isto, passemos a apresentar quatro ótimos recursos para aprender sobre a História da Igreja:

  1. HISTÓRIA DA IGREJA NA PLENITUDE DOS TEMPOS. Trata-se um curso do Instituto de Religião, que possui dois manuais – um para o professor, com ideias de como apresentar as lições – e outros para o aluno. É um dos maiores manuais já publicados pela Igreja em nossa língua – tem mais de 600 páginas em tamanho A3. Ele contém milhares de notas no final dos capítulos para as fontes originais dos fatos históricos. Também possui recursos visuais, como mapas, fotos, tabelas informativas e pequenas biografias dos personagens revelantes da História da Igreja. Embora o curso nem sempre esteja disponível nos Institutos os manuais podem ser baixados gratuitamente aqui e aqui – ou podem ser obtidos na loja da Igreja.
  2. RECURSOS ONLINE NO SITE OFICIAL. A Igreja esta se empenhando bastante para tornar a História da Igreja mais acessível. Por isso tem uma parte especialmente dedicada, no site oficial da Igreja, para História da Igreja. Você pode acessá-lo clicando aqui.
  3. ARTIGOS ACADÊMICOS SOBRE QUESTÕES POLÊMICAS. A Igreja reconheceu que muita “informação sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pode ser obtida em fontes duvidosas e muitas vezes imprecisas, representantes oficiais da Igreja começaram a publicar em 2013 artigos objetivos e detalhados sobre uma série de temas.” Alguns desses textos tratam especialmente de questões históricas, tais como os relatos da Primeira Visão, o Casamento Plural e a a Violência entre os Membros da Igreja no Século XIX. Você pode acessá-los aqui.
  4. NOSSO LEGADO. Um livro bem menor do que o mencionado no item 1, que é utilizado de quatro em quatro anos na Escola Dominical. Apesar de ser um resumo dá uma visão geral adequada sobre os eventos históricos da Igreja e contextualiza bem as sessões de Doutrina e Convênios. É indicado para os iniciantes nos estudos da História da Igreja. Clique aqui para acessá-lo.

 

Há também outros excelentes livros e manuais – como os manuais do Instituto e Seminário de Doutrina e Convênios, o site lds.org.br (que tem alguns artigos históricos), o livro Filhas em Meu Reino (História da Sociedade de Socorro), livros como História da Igreja Restaurada (de Gordon B. Hinckley), etc.

Se você souber de outro recurso para estudar a História da Igreja comente!

 

____________

[1] “Equilíbrio na História da Igreja“, A Liahona Junho de 2013.

[2] idem a nota 1

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
missionarios
Sou rapaz e não quero servir missão. E agora?
Divindade em Doenças Mentais

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *