4 coisas que você precisa saber a história da Igreja de Jesus Cristo
A história da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é fascinante, mas muitas vezes mal compreendida. Às vezes, fatos são distorcidos ou tirados de contexto. Então, ao ler sobre essa história, tenha em mente alguns pontos importantes.
1. A história da Igreja é a história do povo de Deus
A Igreja é considerada o Reino de Deus na Terra, uma restauração da Igreja Primitiva organizada pelo próprio Salvador Jesus Cristo. Isso significa que sua história reflete o povo de Deus, seus desafios e triunfos. Os primeiros membros, conhecidos como pioneiros, sacrificaram muito, até suas vidas, para seguir os mandamentos de Deus.
O Elder Steven E. Snow, que serve como Historiador da Igreja, contou:
“Adoro a história da Igreja. Recentemente, eu a tenho lido mais do que nunca, e me sinto fascinado e edificado. É absolutamente surpreendente, por exemplo, o que os primeiros missionários realizaram, sem nenhum outro recurso além de uma fé ardorosa e um testemunho que os levou a fazer coisas notáveis. Esses exemplos me ajudam a entender que posso fazer coisas difíceis caso continue a cultivar minha fé e meu testemunho. Meu testemunho é continuamente fortalecido quando vejo o que aconteceu com esta grande obra à medida que ela se desenrolou.”
2. A Igreja e a preservação da história
Desde os tempos de Joseph Smith, a Igreja tem mantido registros detalhados. O cargo de Historiador da Igreja já foi ocupado por profetas importantes, como Wilford Woodruff e Joseph Fielding Smith. A Igreja preserva documentos, objetos e realiza pesquisas para manter viva sua história. Projetos como o “Joseph Smith Papers” reúnem e publicam documentos que relatam a vida do Profeta Joseph Smith.
3. A história da Igreja está disponível para todos
A história da Igreja está disponível para todos, e não há nada a esconder. Contudo, é importante buscar fontes confiáveis, já que algumas informações podem ser apresentadas de forma sensacionalista e injusta. O Elder Snow nos lembra: “algumas informações que tentam constranger a Igreja costumam ser muito subjetivas e injustas. Devemos procurar fontes que descrevam de modo mais objetivo nossas crenças e nossa história. Alguns sites são mal-intencionados e podem ser sensacionalistas na maneira de apresentar as informações. Procure fontes com historiadores reconhecidos e respeitados, sejam eles membros da Igreja ou não.”
Alguns recursos interessantes para estudar sobre a história da Igreja são:
- A coleção de livros “Santos“
- A seção “História da Igreja” na Biblioteca do Evangelho
Você também pode se matricular no curso do Seminário e Instituto para aprender mais sobre a História da Igreja, ou pode baixar ou comprar manuais de estudo.
“A Igreja verdadeira sempre foi minoritária e sempre fomos alvo de críticas. Sempre enfrentaremos adversidades e é melhor nos acostumarmos a isso. A melhor maneira de lidar com isso é certificarmo-nos de ser dignos pessoalmente e de ter um testemunho forte” recomendou Elder Snow.
“A maioria esmagadora das evidências históricas da Igreja é positiva e edificante. Se você optar por despender boa parte de seu tempo estudando apenas os capítulos polêmicos de nossa história, enxergará alguns fios, mas não conseguirá ver a tapeçaria completa. E é preciso entender nossa história como um todo. Em seu devido contexto, ela é absolutamente inspiradora.”
4. A história da Igreja está sendo escrita agora
A história da Igreja continua sendo escrita, e todos nós fazemos parte dela. Guardar os mandamentos e manter um diário são formas de contribuir para o legado de fé dos primeiros membros. É como o Élder LeGrand R. Curtis Jr. ensinou (ele também serviu como historiador e registrador da Igreja):
“A Restauração não foi concluída durante a vida de Joseph Smith. Por meio dos profetas que o sucederam, recebemos coisas como: o desenvolvimento contínuo do trabalho do templo; novas escrituras; a tradução das escrituras em diversos idiomas; a pregação do evangelho pelo mundo; a organização da Escola Dominical, das Moças, da Primária e dos quóruns do sacerdócio, além de muitos outros ajustes à organização e aos procedimentos da Igreja.”
A Restauração é um processo que continua até os dias de hoje e que está sendo registrada como parte da história da Igreja com frequência.