4 Coisas Simples que Você Precisa Fazer Todos os Dias pra ser Mais Feliz
Há pequenas atitudes diárias, que se tornam hábitos espiritualmente saudáveis que trazem luz e alegria para nossa vida. Eles são ensinados nos livros de Escrituras Sagradas e também na Palavras dos Profetas Vivos. São atitudes simples e pequenas – e por isso, muitas vezes, são negligenciadas. Mas se nos empenharmos em vive-las veremos que elas fazem uma grande diferença a longo prazo e nos tornam mais feliz a cada dia.
1º Oração.
A oração é a comunicação sagrada de um filho com seu Pai Celestial. Somos incentivados a orar ao acordar e antes de dormir. Também devemos orar antes das refeições. Na verdade o mandamento é “orar sempre” (3 Néfi 18:19). Nós o fazemos chamando Deus, conversando com Ele com sinceridade, expressando nossa gratidão e fazendo pedidos. Terminamos a oração no nome de Jesus Cristo e dizemos amém.
Para quem nunca orou, talvez haja uma certa dificuldade de fazê-lo a primeira vez. Mas no momento que dizemos ‘Pai Celestial” e abrimos o nosso oração, a oração se torna mais natural e sentimos que há um Ser bondoso ouvindo.
O Élder Richard G. Scott, que serviu como apóstolo, ensinou e prometeu:
Decida conversar com seu Pai Celestial com frequência. Reserve tempo todos os dias para compartilhar seus pensamentos e sentimentos com Ele. Conte a Ele tudo o que preocupa você. Ele está interessado nas coisas mais importantes, bem como nos aspectos mais corriqueiros de sua vida. Compartilhe com Ele toda a sua gama de sentimentos e experiências.
Como Ele respeita seu arbítrio, o Pai Celestial jamais vai obrigá-lo a orar a Ele. Mas, ao exercer esse arbítrio e incluir o Senhor em todos os aspectos de sua vida cotidiana, seu coração vai começar a encher-se de paz, regozijante paz. Essa paz vai concentrar uma luz eterna em suas dificuldades. Vai ajudá-lo a lidar com aqueles desafios a partir de uma perspectiva eterna. (A Liahona, Novembro de 2014)
2º Estudo das Escrituras.
A segunda coisa para se fazer todos os dias, para ser mais feliz, é estudar as escrituras. Talvez isso exija um pouco mais de planejamento, e seja difícil estabelecer um padrão de constância – mas vale a pena se esforçar. As escrituras nos ajudam a conhecer a verdade, tornar-nos bons servos de Deus, revelam o plano de salvação e nos guiam na vida cotidiana.
A irmã Julie B. Beck, ex-presidente geral da Sociedade de Socorro, ensinou:
“Caso ainda não tenha desenvolvido o hábito de estudar as escrituras diariamente, comece agora e continue a estudá-las a fim de estar [preparado] para suas responsabilidades nesta vida e na eternidade. (…)
A chave para a revelação de conhecimentos importantes é continuar a estudar. As escrituras testificam de Cristo (ver João 5:39). Elas dizem todas as coisas que devemos fazer (ver 2 Néfi 32:3). Elas ‘podem fazer-[nos sábios] para a salvação’ (ver 2 Timóteo 3:15).
(…) Por meio do hábito diário do estudo das escrituras, vocês serão ‘[levados] a acreditar nas santas escrituras, sim, nas profecias dos santos profetas que estão escritas’ (Helamã 15:7). Vocês serão mães, [pais] e líderes que ajudarão a preparar a próxima geração, tendo a compreensão e o testemunho do evangelho” (“Minha Alma Se Deleita nas Escrituras”, A Liahona, maio de 2004, pp. 108–109).
3º Trabalho e Serviço.
Feliz é quem trabalho, pois trabalho é um princípio divino. Adão recebeu o mandamento de a arar a terra e ter domínio sobre as bestas do campo, a comer o seu pão no suor do seu rosto. Frequentemente as escrituras nos admoestam a cessar de ser ociosos e a ser produtivos em todos os nossos labores.
O Élder D. Todd Christofferson ensinou:
Por meio do trabalho sustentamos e enriquecemos a vida. Ele nos permite sobreviver às frustrações e tragédias da vida mortal. Uma realização alcançada arduamente proporciona um sentimento de valor próprio. O trabalho edifica e refina o caráter, cria beleza e é o instrumento de nosso serviço ao próximo e a Deus.“Uma vida consagrada é cheia de trabalho, às vezes repetitivo, às vezes braçal, às vezes pouco reconhecido, mas sempre um trabalho que melhora, que organiza, que sustém, que eleva, que ministra e que aprimora”. (“Reflexões sobre uma Vida Consagrada”, lds.org)
O trabalho no Reino de Deus, que chamamos de Serviço é vital também. O Presidente David O. McKay fez a seguinte declaração: “A maior felicidade do homem vem quando ele se entrega inteiramente ao serviço ao próximo” (Conference Report, outubro de 1963, p. 8.) Nosso Profeta, o Presidente Thomas S. Monson acrescentou:
Quantas vezes você teve a intenção de ser a pessoa que ofereceria ajuda? No entanto, quantas vezes seu dia-a-dia interferiu e você deixou essa ajuda para outros, sentindo que “ah, certamente, alguém vai cuidar dessa necessidade”.
Ficamos por demais envolvidos na vida agitada que levamos. No entanto, se parássemos e déssemos uma boa olhada no que estamos fazendo, talvez descobríssemos que nos envolvemos demais com coisas sem grande importância. (…)
Meus irmãos e irmãs, estamos cercados por pessoas que necessitam de nossa atenção, de nosso incentivo, de nosso apoio, de nosso consolo e de nossa bondade — sejam familiares, amigos, conhecidos ou estranhos. Estamos nas mãos do Senhor aqui na Terra, com o encargo de servir e edificar Seus filhos. Ele precisa de cada um de nós.” (“O que fiz hoje a alguém?” Conferência Geral, outubro de 2009).
4º Estudo.
O Senhor ordenou: “Procurai conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé” (D&C 88:118). Ele aconselhou-nos a aprender o evangelho e a ganhar compreensão “tanto [das] coisas do céu como da Terra (…) para que [estejamos] preparados em todas as coisas” (D&C 88:78–80).
Sempre devemos nos esforçar para educar a mente e as mãos para que tenhamos sucesso na profissão escolhida. Nossa instrução deve ser uma influência para o bem e a utilização que fizermos dela deve tornar-nos conhecidos como pessoas íntegras. Uma boa instrução vai preparar-nos para as oportunidades que aparecerem e nos ajudará a sermos uma bênção para nossa família, para a Igreja e para a comunidade. (“Educação”, Tópicos do Evangelho)
Podemos estudar todos os dias, mesmo que de forma não formal. As oportunidades de aprendizado são hoje mais abundantes do que nunca. Fuja da distração e do ócio. Faça metas ousadas e trabalhe para alcançá-las. Você pode aprender um novo idioma, desenvolver um talento ou trabalhar pra uma promoção no emprego, fazendo cursos profissionalizantes. Estudar e desenvolver o intelecto é parte da responsabilidade espiritual que traz alegria à alma.
Tem algum outro hábito simples que você aplica todos os dias na sua vida e que o faz ser mais feliz? Compartilhe nos comentários!