fbpx

3 Razões que Tornam a Religião Necessaria na Sociedade

O QUE É RELIGIÃO?

Primeiramente vamos conceituar “religião”. Em uma definição abrangente podemos dizer que religião é um “conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais. Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo” [1]

Assim vemos que religião não é sinônimo de instituição religiosa ou mesmo segmento que fala de Deus. Trata-se de uma orquestra de valores, rituais, princípios e ensinamentos, que dão sentido e pretendem conduzir as pessoas.

A Bíblia ensina que “a religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1:27).

 

A RELIGIÃO É ALGO BEM ANTIGO

A religiosidade ou sentimento religioso – sempre esteve presente com a humanidade. Parece que sempre esteve presente, e faz parte do próprio ser humano.

Os santos os últimos dias (mórmons) aprendem pelas escrituras que Adão e Eva eram pessoas religiosas, e que um sistema de crenças, ordenanças e ensinamentos foi transmitido por Deus aos primeiros pais da humanidade (Moisés 6). Naquela época havia penas uma religião. Entretanto, com o passar do tempo novas crenças surgiram. Algumas dessas crenças corromperam a primeira religião. Mas os profetas de Deus, sempre vigilantes, restauravam as verdades ensinadas no inicio.

A história do surgimento das religiões é fascinante, ainda mais quando estudada em paralelo as escrituras e as revelações modernas. Entretanto, várias crenças religiosas não eram aprovadas por Deus. Lemos no relato de Abraão, que seus pais se afastaram “de sua retidão, e dos santos mandamentos que o Senhor seu Deus lhes dera, voltando-se para a adoração dos deuses dos pagãos”. E isso aconteceu porque “o seu coração estava determinado a fazer o mal, e estava completamente voltado para o deus de Elquena, e o deus de Libna, e o deus de Mamacra, e o deus de Corás, e o deus do Faraó, rei do Egito”. Essa religião tinha como crença oferecer “os seus filhos a (…) ídolos mudos” (Abraão 1:5-7). Imagine se essa religião existisse hoje em dia em nosso país!

 

A RELIGIÃO VERDADEIRA

Como santo dos últimos dias sei que a verdadeira religião é aquela que porta o Evangelho verdeiro de Jesus Cristo. Esse evangelho são ensinamentos e práticas sagradas que conduzem ao bem e a salvação. A verdadeira religião é uma restauração perfeita da mesma religião que Cristo estabeleceu, que continha os mesmos princípios da religião de Adão, Noé, Abraão, Moisés, etc.

Apesar de várias correntes religiosas ensinarem coisas contrarias a primeira e a verdadeira religião, muitas crenças e segmentos religiosos contém partes da verdade divina. “Porque eis que o Senhor concede a todas as nações que ensinem a sua palavra em sua própria nação e língua, sim, em sabedoria, tudo o que ele acha que devem receber; vemos, portanto, que Senhor aconselha com sabedoria, segundo o que é justo e verdadeiro” (Alma 29:8). Essa passagem ensina que o Senhor nem sempre revela a plenitude de sua religião, mas “em sabedoria” concede “tudo o que ele acha que devem receber”. Assim, é maravilhoso para mim, sendo um santo dos últimos dias, verificar o quanto as religiões do mundo são maravilhosas, possuindo aspectos da verdade que estão na minha própria religião.

Deus inspirou sacerdotes, líderes comunitários e sábios de todas as épocas, mesmo quando a verdadeira religião não estava disponível na Terra (devido a Apostasia) – e eles lutaram para melhorar a vida das pessoas. Foram inspirados por Deus e fizeram muito de bom. Entre estes notáveis líderes podemos citar Buda, Maomé, João Calvino, Martinho Lutero – e muitos outros. Mas nenhum desses homens possuía as chaves para restaurar a Igreja verdadeira. Isto coube, em nossos dias, a Joseph Smith, o Profeta da Restauração.

Ao listarmos abaixo os três motivos que levam a religião a ser vital em nossa sociedade contemporânea, excluímos todo extremismo religioso e seitas obscuras. Estamos nos referindo, abaixo, as grandes religiões do mundo e suas ramificações (cristianismo, islamismo, judaísmo, religiões orientais, etc.) – bem como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, da qual faço parte, e que se encaixa como uma Igreja Cristã.

 

1º RAZÃO QUE TORNA A RELIGIÃO NECESSÁRIA PARA SOCIEDADE: MORALIDADE. A religião ensina moralidade. Ela se preocupa em definir o certo e o errado, e ajudar seus seguidores a saber que há o mal e o bem. Toda nossa sociedade é construída sobre valores morais. No nosso caso, esses valores remetem aos valores judaico-cristão. O Elder Dallin H. Oaks explicou: “Muitas áreas da lei se baseiam na moralidade judaico-cristã e tem sido assim há séculos. A civilização ocidental se baseia na moralidade e não pode existir sem ela. Como John Adams, o segundo presidente dos Estados Unidos, declarou: “Nossa constituição foi feita somente para um povo moral e religioso. Ela é totalmente inadequada para o governo de qualquer outro” [2]. A Constituição do Brasil se baseou, em parte, na Constituição dos EUA – e como eles, muitas de nossas leis possuem uma base moral religiosa, que determina o que é certo e o que é errado.

 

2º RAZÃO QUE TORNA A RELIGIÃO NECESSÁRIA PARA SOCIEDADE: FAMÍLIA. As religiões do mundo prezam a família “tradicional”: pai, mãe e filhos. Essa base social é protegida pelas crenças religiosas. O casamento é sagrado em quase todas as religiões, é um ato solene revestido de simbolismo e beleza. Os filhos são considerados preciosos. Muitas pesquisas cientificas mostraram que a formação tradicional de família é mais benéfica econômica, política e socialmente. Além disso, todos os seres humanos são irmãos em Deus, aprendendo em suas diversas religiões a amar e a fazer o bem uns aos outros. O Presidente Gordon B. Hinckley expressou esse conceito para os santos dos últimos dias: “Todos nós [das várias denominações religiosas] acreditamos que Deus é nosso Pai, apesar de diferirmos em nossa interpretação Dele. Cada um de nós faz parte de uma grande família, a família humana, os filhos e filhas de Deus. Somos, portanto, irmãos e irmãs. Precisamos nos empenhar mais para edificar o respeito mútuo e uma atitude de tolerância, aceitando uns aos outros sejam quais forem as doutrinas e filosofias que professamos” [3]

 

3º RAZÃO QUE TORNA A RELIGIÃO NECESSÁRIA PARA SOCIEDADE: PAZ. Todas as religiões pregam a paz, são pacificas. Evidentemente nem todas as religiões são pacifistas – daí porque lemos sobre “guerras santas”, ou, em outras palavras, guerras em nome de uma religião ou crença. Mas, na evolução do pensamento e compreensão inter-religioso descobriu-se que a grande diversidade de religiões pode conviver pacificamente, sem abandonar suas práticas e credos. No Brasil desfrutamos de grande liberdade religiosa. Eu tive a honra de estar em uma Mesquita Islâmica, há algum tempo, num dia de celebração, e sentar-me junto com judeus, muçulmanos, adventistas do sétimo dia, batistas, católicos, espiritas, sacerdotes de crenças de matriz africana, e muitos outros. Nesta ocasião a liberdade religiosa era evidente. Estamos desfrutando de um bom espírito de união, sem prejudicar nossas mais preciosas crenças. Aprendemos que este será o espírito que reinará no Milênio [4]. Lemos no Livro de Mórmon exemplos em que a religião levou a grande paz (por exemplo, Helamã 5 e 4 Néfi)

 

Essas são apenas algumas das muitas razões que tornam a religião importante para sociedade. Poderíamos citar: os projetos de ajuda humanitária, as escolas confessionais, recuperação de pessoas emocionalmente abaladas, as obras de arte, várias descobertas cientificas, etc. Diga-nos, nos comentários, por qual motivo a religião é importante pra você!

______________

NOTAS

[1] Wikipédia

[2] “O Equilíbrio entre Verdade e Tolerância”, A Liahona Fevereiro de 2013.

[3] Ensinamentos de Gordon B. Hinckley, 1997, p. 549

[4] Ver “Milênio”, Princípios do Evangelho, pg. 273.

| Inspiração
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Jesus Cristo
5 maneiras de construir uma base segura em Cristo
Reuniões de domingo
Domingo por que este é o dia mais importante para os mórmons?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *