fbpx

Por que você deveria ler para seus filhos dormirem?

“Crianças se tornam leitoras nos colos de seus pais.”

Você já se perguntou o porquê deveria ler para seus filhos dormirem?

Era uma vez um menino que todas as noites escutava belas histórias acompanhado pela mãe e o pai. Essas histórias enchiam seus pensamentos de incríveis aventuras que logo revivia ao adormecer em um sono profundo. Sem dúvida, este pequeno desfrutava dos incríveis benefícios de escutar uma história antes de dormir.

A vida de uma criança que dorme com uma imaginação cheia de maravilhosas histórias é verdadeiramente mágica. Não haverá espaço da rotina que não esteja impregnado pelas vantagens desta atividade que, pouco a pouco, pode-se converter numa dinâmica entre pais e filhos. E, com o tempo, vai se transformar numa lembrança especial da infância.

Há vários motivos para nós nos dedicarmos a essa atividade tão gostosa com nossos filhos. Nesse artigo, vamos apresentar alguns pontos.

1)   Criará conexões fortes entre pais e filhos

Certamente, dar-lhes esse instante para compartilhar no final do dia, abre uma janela única para a comunicação e a intimidade com os pequenos da casa. Esta dinâmica que, com o passar do tempo converte-se num hábito, nos permite fazer parte de um momento importante das crianças: o descanso.

De acordo com vários estudos recentes, ler uma história antes de dormir não somente reforça o vínculo entre os pais e os filhos, mas também ajuda no bom desenvolvimento cerebral, aumentando a memória e relaxando o organismo. Esta dinâmica reforça a memória e a aprendizagem de valores.

Além disto, ao incentivar a comunicação verbal com estas ferramentas, estamos reforçando as capacidades lógicas e diminuindo os níveis de estresse que impedem de ter um sono tranquilo. Assim mesmo, favorece para que melhorem o vocabulário e desenvolvam a fala com maior rapidez, já que estimulam as conexões neurais que se encarregam dos sons da linguagem.

2)   Trará bagagem cultural

Por outro lado, ficam submersos em realidades que estão fora do alcance cotidiano, por exemplo, falar de golfinhos, girafas, baleias, etc… Isto lhes ajudará para que as conversas se tornem cada vez mais amplas e com uma ampla bagagem cultural.

Da mesma forma, ao contar a mesma história várias vezes, reforça a aprendizagem, com compreensão de sequências, reconhecimento de padrões e treinamento da antecipação. Isto influenciará outros aspectos como a leitura, a música, a matemática, as ciências, entre outros. A estes benefícios se somam a possibilidade de incluir valores e condutas positivas de uma forma agradável, que se refletirão no seu dia a dia.

Sem dar-se conta, a criança irá aprendendo novas maneiras de interagir com o mundo sem a necessidade de obrigá-las. E por último, evita que os acostumemos a ver televisão como parte da rotina do sono. Embora existam programas educativos que podem ensinar coisas boas as crianças , nada poderá substituir a presença dos pais ao seu lado, que sem dúvida, criará um maior impacto no crescimento.

3)   Libera a emoção

Estimular a imaginação, aguçar a curiosidade e ajudar no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral, são atributos pra lá de especiais, mas não acaba por aí. A psicóloga Frinéa Brandão, coordenadora do Grupo Neurofocus Psicoterapias (RJ), explica que as histórias também minimizam aspectos da solidão, já que ampliam várias conexões cerebrais que despertam hormônios do prazer e do relaxamento, quase como uma meditação.

“Se você olhar para os olhos de uma criança quando está contanto histórias, vai perceber que eles são ora de admiração, ora de medo e excitação. Isso acontece porque elas estão também aprendendo realidades internas emocionais.”

Em uma história bem contada de monstro, de princesa ou de herói, por exemplo, as crianças estão aprendendo a olhar para a própria realidade e a conhecer um pouco mais de si mesmas.

E é tão forte o poder de autoconhecimento e transformação de uma história que a Casa do Contador de História, em Curitiba (PR), recorre às narrativas para ajudar crianças que estão passando por problemas físicos e emocionais.

Depois de uma conversa prévia com o “paciente”, os contadores montam o chamado cardápio da alma, que contém situações que remetem ao momento em que está vivendo. “Por meio do personagem e de todos os caminhos, provas e processos da narrativa, a criança revê sua situação.

Ela se distancia, se projeta no personagem e consegue buscar alternativas dentro dela mesma”, conta Martha Teixeira da Cunha, uma das fundadoras do projeto sem fins lucrativos.

Como fazer metas sem se frustrar

4)   Os pais aprenderão a se comunicar melhor com as crianças

Ler uma história antes de ir dormir não beneficia só as crianças. Os pais têm a oportunidade de aprender a de se aproximarem de seus anjinhos de um jeito sereno, confiante e amoroso. Favorecer a intimidade com um encontro tão bonito como este permite que pais aprendam a conhecê-los com profundidade, reconhecendo emoções, ilusões, sonhos e medos.

Assim, quando pais tiverem que tratar de assuntos complexos, saberão como abordar um tema sem predisposições. Os pais aprenderão a se comunicar melhor com as crianças. Outro benefício para a mamãe e o papai é que aprenderão a transmitir uma mensagem com clareza e detalhes.

Às vezes, os filhos não compreendem o que os pais querem dizer, e pensamos que se trata de desobediência, mas se descobrimos como nos comunicar com eles, tudo muda radicalmente.

Faça com que seu filho tenha uma infância tão bela como um conto de fadas. Pegue sua mãozinha toda noite e deixe fluir suas habilidades de contador (a) de histórias para vê-los dormir felizes. Você se surpreenderá com o que vai conseguir com cada história.

Mas como começar?

Você pode começar hoje que tal? Para ser um bom momento, você só precisará de uma boa história. E uma boa história, precisa de vontade! Isso é tudo que você precisa para uma gostosa leitura junto com seu filho.

Alguns gostam de interpretar mais, outros são mais contidos, mas a verdade é que o simples fato de você querer ler para o seu filho já é um grande passo. É claro que um clima de magia e um bom contador de histórias tornam tudo ainda mais especial. Mas você não precisa proporcionar isso a ele só quando vão ao teatro, por exemplo.

Com disposição e entrega, dá para ir além e criar essa atmosfera na sua própria casa. A especialista Martha Teixeira elaborou 5 passos para aprimorar sua “técnica” e que vão render uma boa aventura com o seu filho. Confira e aproveite muito este momento!

Sobre o Evangelho

As leituras também podem trazer tópicos do Evangelho, por que não? Agora, nós temos uma revista especialmente para as crianças que vem junto com a Liahona mensalmente em nossas casas. A revista “Meu Amigo”, é ilustrada e é cheia de histórias interessantes. Se você ainda não tem, você pode assinar agora mesmo. Clique aqui para ver mais detalhes: “Meu Amigo.

Há ainda, várias opções de materiais da Igreja para as crianças, como O Livro de Mórmon ilustrado e Doutrina e Convênios. O Velho Testamento. E também o Novo Testamento.

Além disso, a Igreja disponibiliza uma encadernação somente com gravuras sobre o Evangelho. Também disponível para compra em Storelds.  Podemos usar as gravuras e contarmos as histórias, dando asas à imaginação das crianças para criarem a história em suas mentes.

Recursos não nos faltam, não é mesmo?

Devemos voltar incessantemente nossos olhares e atenções para nossas criancinhas, tal como fez nosso mestre Jesus. As escrituras nos dizem que “Jesus pegou as criancinhas, uma a uma, e abençoou-as e orou por elas ao Pai. (…) E dirigindo-se à multidão, disse-lhes: Olhai para vossas criancinhas.” (3 Néfi 17:21, 23).

O Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

“Vocês são as pessoas que Deus designou para envolver as crianças de hoje com amor e com a chama da fé e da compreensão de quem elas são”.

As crianças vão proporcionar-lhe alegria e incentivá-lo a ser um bom exemplo. À medida que você reconhecer a fidelidade, o amor, a confiança e a esperança das crianças, vai achegar-se mais ao Senhor e compreender Seu mandamento de tornar-nos “como crianças” (Mateus 18:3).

Que tal ler para uma criança hoje?

Você já lê com seus filhos? Conte-nos sobre sua experiência, ficaremos felizes em saber!

Relacionado:

Todo santo dos últimos dias tem o dever de ser um ávido leitor

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Élder Rasband fala sobre a crise de suicídio entre adolescentes
medo da morte
Deus é capaz de odiar alguém ou alguma coisa?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *