fbpx

5 dicas sobre o seminário que todo pai e mãe precisa saber

O início de um novo ano letivo sempre foi uma das minhas épocas favoritas. O início das aulas traz a chance de novos inícios. À medida que iniciamos um novo ano letivo, antecipamos todas as grandes possibilidades ou possíveis apreensões que possam surgir. Nessa mesma época na Igreja, pais, mãe e responsáveis têm a oportunidade de acesso a um recurso valioso: o seminário. E como em qualquer coisa, quanto mais você sabe e quanto mais envolvido está, melhor pode ser a experiência de seu filho.

Então, depois de consultar as mentes brilhantes de alguns professores do seminário e tirar proveito da minha própria experiência como mãe e professora do seminário, há algumas coisas que eu acredito que todo pai, mãe ou responsável deveria entender quando seu filho inicia um novo ano no seminário.

Aqui estão cinco dicas que eu acredito que podem ajudar tanto você quanto seu filho a começarem bem o seminário e aproveitarem ao máximo a oportunidade de se aproximar de Cristo.

1. Vale a pena o sacrifício.

Certa vez, ao falar sobre se inscrever no seminário, o Élder Boyd K. Packer disse: “Você nunca se arrependerá; prometo isso a você”. Tenho visto tantas bênçãos do seminário na vida dos meus filhos e alunos, e posso garantir que as palavras do Élder Packer são verdadeiras: você não se arrependerá de se inscrever no seminário. Mesmo que seja necessário acordar mais cedo de manhã ou tirar tempo da sua agenda escolar, as bênçãos superam em muito os sacrifícios necessários para estar lá. O Presidente Gordon B. Hinckley explicou algumas das bênçãos que vêm de frequentar o seminário. Ele disse: “Seu conhecimento do evangelho aumentará, sua fé será fortalecida, e você desenvolverá relacionamentos e amizades maravilhosas.”

2. As escrituras são mais relevantes e úteis do que adolescentes e pais podem imaginar.

Embora as escrituras sejam antigas e muitas vezes difíceis de entender, nosso profeta prometeu que respostas para os problemas da vida podem ser encontradas dentro dessas páginas à medida que dedicamos tempo para estudá-las. O Presidente Russell M. Nelson disse: “A partir dos eventos mencionados nas escrituras, veremos surgir um novo entendimento, e princípios relevantes para a situação em que nos encontramos se destilarão em nosso coração.” Nosso objetivo no seminário é ajudar nossos alunos a terem experiências diretas e transformadoras com a vida do Salvador. Ao compartilharmos e discutirmos Seus ensinamentos nas escrituras, também ajudamos nossos alunos a verem as lições relevantes e aplicáveis dentro das escrituras e como podem aplicá-las em suas vidas hoje.

3. O seminário é uma ferramenta para ser usada no ensino do evangelho de Jesus Cristo no lar.

Nós, professores, tentamos criar um ambiente de pertencimento e amor em nossa sala de aula, para que muitos alunos se sintam à vontade para fazer perguntas difíceis no seminário. Embora todo professor que eu conheça ame perguntas e as discussões que podem seguir, é de vital importância que essas discussões também ocorram em casa. Uma das melhores maneiras de maximizar o investimento de tempo e esforço no seminário é os pais terem conversas regulares com seus adolescentes sobre as lições que estão aprendendo e as experiências que estão tendo.

Aqui estão algumas coisas que podem ajudar você e seus filhos a ter conversas abertas em casa quando eles têm uma dúvida em mente:

  • A conexão nunca é conveniente – e os adolescentes geralmente querem conversar nos momentos mais inconvenientes. Guarde suas distrações, sente-se na cama e ouça. É nesses momentos em que eles se sentem vistos e ouvidos que muitas vezes se sentem seguros o suficiente para fazer as perguntas que estão em suas mentes.
  • Perguntas são algo bom, então não hesite em fazê-las ou discuti-las. Na verdade, o Élder M. Russell Ballard disse: “Já se foram os dias em que um aluno fazia uma pergunta sincera e o professor respondia: ‘Não se preocupe com isso’. Já se foram os dias em que um aluno demostrava uma preocupação sincera e o professor prestava testemunho como resposta, na tentativa de evitar o problema”. Pergunte aos seus adolescentes quais perguntas eles têm ou pergunte como podem encontrar respostas para suas perguntas. Você também pode procurar respostas juntos e incentivá-los a recorrer ao professor e à turma de seminário para orientação adicional, se se sentirem confortáveis ao fazer isso.
  • Discuta abertamente o processo de como você recebe respostas para suas perguntas.
  • Pratique sua expressão neutra! Quando seu filho vem até você com perguntas, preocupações e possíveis erros, não demonstre surpresa, medo ou decepção. Tenha confiança em sua (e na capacidade de seu filho) de receber revelação pessoal e graça por meio do poder capacitador da Expiação de Jesus Cristo. Sua resposta os motivará a encontrar respostas e buscar paz, ou pode fazê-los sentir vergonha, silenciando valiosas conversas futuras.

4. O seminário é um recurso valioso para ajudar seu filho a manter uma conexão com o Pai Celestial e o Salvador ao longo da semana.

Além do estudo regular em família, o seminário oferece suporte para ajudar seu filho a se sentir fortalecido e focado espiritualmente a cada semana. A escola pode ser um ambiente desafiador para os adolescentes, especialmente quando se sentem bombardeados por mensagens de que não são suficientes. O seminário é uma oportunidade para combater ativamente essas mensagens de autodúvida. Alguns dos meus alunos se referem regularmente ao seminário como “uma fuga” das ansiedades e pressões da escola, porque sabem que é um lugar seguro para sentir o amor de Deus e entender sua identidade divina.

5. O Seminário (ou você) não salvará seu filho – esse é o papel do Salvador.

A simples frequência do seu filho ao seminário não levará à sua salvação, mas os professores fazem o melhor para convidar seus alunos a sempre seguir o Salvador. Apoiar a turma, ajudar seu filho a se abster de jogos e redes sociais durante o seminário, e incentivá-los a participar são coisas importantes que você pode fazer para ajudar os professores em seus esforços de convidar seu filho ao Salvador.

Você também pode se comunicar abertamente com o professor de seu filho. Se houver uma pergunta ou uma preocupação, entre em contato. Sou eternamente grata aos pais que entraram em contato para me informar sobre uma situação pela qual um aluno está passando. Como professora, sempre vou orar e buscar orientação, fazer ajustes se necessário, ou adaptar uma lição ou pensamento de uma maneira que possa ajudar um aluno individualmente.

Estamos juntos nisso e queremos ajudar a tornar as cargas mais leves, aliviar os fardos e apoiar vocês em seus esforços para ajudar seus filhos a “virem a Ele e a participarem de Sua bondade”.

Fonte: LDS Living

Veja também:

Igreja atualiza declaração oficial do propósito do Seminário
Aulas de Preparação para a Vida serão adicionadas no currículo do Seminário
Pres. Nelson convida jovens para seminário e instituto

| Fortalecendo as Famílias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *