Faz tempo que ciência e religião tentam encontrar uma resposta para essa pergunta. De um lado, cientistas sugerem que a Terra tem milhões de anos. De outro, a religião afirma que, por meio da Bíblia, a criação levou alguns “dias”.

Profetas e pesquisadores Santos dos Últimos Dias, também já abordaram esse assunto. Mas as escrituras não fornecem uma resposta exata sobre a idade da Terra. Contudo, existem três principais teorias aplicadas à palavra “dia” no contexto da criação.

1ª Teoria

A primeira teoria, diz que a palavra dia é entendida como é usada atualmente. Portanto, significa um período de 24 horas. Assim, a terra teria sido criada em uma semana, ou em 168 horas. E de acordo com essa teoria, a terra teria aproximadamente seis mil anos.

Diversos estudos indicam, que houve um período aproximado de 4 mil anos entre Adão e Salvador. E que já se passaram cerca de 2 mil anos desde o nascimento do Menino Jesus. Mas poucas pessoas seguem essa ideia, já que há muitas evidências de que o processo de criação foi muito mais longo.

2ª Teoria

A segunda teoria, sugere que um “dia” para Deus pode equivaler mil anos na Terra. Essa afirmação é baseada na revelação de Abraão, que diz que um dia para o Senhor é como mil anos (ver Abraão 3:2-4; Salmos 90:4; 2 Pedro 3:8).

Seguindo essa teoria, a terra teria aproximadamente 13 mil anos. Assim, poderíamos afirmar que foram sete mil anos para a criação, mas aproximadamente seis mil anos desde a queda de Adão.

Essa teoria também não agrada à maioria dos cientistas. Mas alguns estudiosos Santos dos Últimos Dias acreditam que ela é possível. Dois cientistas Santos dos Últimos Dias, Melvin A. Cook e M. Garfield Cook, também defenderam esta teoria em seu livro Ciência e Mormonismo. Um pequeno resumo desse livro, pode ser encontrado no artigo de Paul Cracroft: “Qual é a Idade da Terra?” (Improvement Era, out. 1964, p. 827-830, 852).

Apesar as visões diferente, ciência e religião não se afastam, mas trabalham juntas. O Presidente Russell M. Nelson disse que:

“Não existe conflito entre ciência e religião. O conflito decorre de um conhecimento incompleto, quer da ciência, quer da religião, ou de ambos. (…) Quer a verdade provenha de um laboratório científico ou por revelação de Deus, ela é compatível.”

3ª Teoria

Uma terceira teoria considera o “dia” como um período indefinido, como usamos em expressões como “nos tempos dos dinossauros”.

Nessa interpretação, a palavra hebraica traduzida como “dia”, nos relatos da criação, poderia representar milhões de anos. Isso permitiria aceitar a ciência que sugere que a Terra tem milhões de anos sem conflito com as escrituras.

Embora essas teorias sejam interessantes, elas não passam de especulações e hipóteses. Oficialmente, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, não tem uma posição definitiva sobre a idade da Terra. Mas, uma escritura em Doutrina e Convênios 101 esclarece que:

“Sim, em verdade vos digo: no dia em que o Senhor vier, ele revelará todas as coisas. Coisas passadas e coisas ocultas que nenhum homem conheceu, coisas da Terra pelas quais foi feita e seu propósito e seu fim. Coisas muito preciosas, coisas que estão no alto e coisas que estão em baixo, coisas que estão dentro da terra e sobre a terra e nos céus”.

Por fim, como o Senhor ainda não revelou todos os detalhes da criação, vamos ter que esperar um pouco mais para ter essa resposta.

Veja também: