fbpx

O Real Significado do Natal

O Natal é uma festa gloriosa comemorada em 25 de Dezembro na maioria dos países, com o objetivo de celebrar o nascimento de Jesus Cristo.  Embora seja uma data cristã, é também festejada por muitos não-cristãos. Vários são os costumes típicos do Natal, desde uma decoração iluminada, até pinheiros enfeitados, pisca-piscas, anjos, cometas, sinos, guirlandas e presépios para representar o momento do nascimento de Jesus, num estábulo em Belém. As festividades incluem também músicas Natalinas, ceia, troca de presentes e cartões com mensagens. Além disso, Papai Noel é uma figura presente, porque é associado com os presentes para as crianças.

Natal Manjedoura

Faz mais de dois mil anos que uma estrela brilhou no céu de Belém, anunciando a chegada ao mundo de um esperado Príncipe: Jesus Cristo. Por isso o mês de dezembro é sonho. É maravilhoso ver as cidades iluminadas. Entretanto, o Natal é muito mais que enfeites e presentes. O real significado do Natal é amor, salvação, esperança, fé, paz, união e vida em família.

Para o Presidente Thomas S. Monson, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a comemoração do Natal deve ser um reflexo do amor e da abnegação ensinados pelo Salvador. É o ato de dar, e não ao receber, que faz florescer plenamente o espírito do Natal. As pessoas se sentem mais bondosas umas com as outras e estendem a mão para ajudar os menos afortunados. O espírito do Natal ilumina a janela adornada da alma, e todos ficam mais interessados nas pessoas do que nas coisas.

Como a maior necessidade do ser humano era de perdão, Deus enviou um Salvador. Então, Natal é salvação. Foi o melhor presente para a humanidade. Em Belém, nasceu Jesus numa manjedoura. Os anjos disseram aos pastores daquela região: “Na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lucas 2:11). E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens! (Lucas 2:13,14).

O Significado do Natal também é esperança por um mundo melhor, livre do egoísmo e do ódio que contamina a mente humana. O nascimento de Jesus, Sua morte e Sua ressurreição fizeram renascer a esperança e a confiança de um futuro glorioso, na presença do Pai Celestial. É motivo de grande alegria poder celebrar o nascimento de Cristo. Ele veio ao mundo trazer paz, alegria, amor, o verdadeiro sentido para a vida e o direito de desfrutar de uma vida na eternidade.

Embora seja verdade que exista materialismo, também é verdade que existe generosidade e amor. O nascimento de Jesus mudou a história da humanidade por completo. Que todas as famílias possam celebrar o Advento do Natal com alegria, adoração, louvor e comunhão entre os seus amados. Que possam reunir-se na noite de Natal, acender a “vela” da esperança, saborear guloseimas caseiras e refletir com o coração cheio de gratidão pelo verdadeiro presente do Natal: a vida preciosa de Jesus Cristo. Que as ricas bênçãos do Senhor sejam derramadas em abundância sobre cada família neste Natal.

| Inspiração
Publicado por: Maria Paiva
Sou Mórmon, formada em Letras e estudei Teologia com capacitação em Bibliologia do Antigo e Novo Testamento. Moro em Brasília/DF, também sou Blogueira, mãe de Pedro Henrique, Luíza e Giovanna. Amo o Evangelho Restaurado de Jesus Cristo.
Por Que O Nascimento de Jesus Cristo Importa?
Crianças contam a História de Natal

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *