fbpx

O que as escrituras dizem sobre o “amor não correspondido”

Amar alguém que não ama você da mesma maneira pode causar muita dor.

Nesses momentos, pode parecer impossível controlar suas emoções e encontrar paz.

Pode ser especialmente difícil quando você se esforça para aplicar os princípios do evangelho de caridade e esperança, ao mesmo tempo que respeita o arbítrio da outra pessoa, purifica suas próprias motivações e se submete à vontade de Deus.

Embora possamos nos sentir solitários e sentir vergonha de nossos sentimentos, é importante notar que muitas pessoas terão algum amor não correspondido.

Também é importante lembrar que um Pai Celestial amoroso se preocupa com os nossos sentimentos. Ele nos oferece maneiras de obter uma perspectiva mais elevada.

A medida que estudamos as escrituras, podemos encontrar consolo e clareza sobre todos os aspectos de nossa vida, incluindo como lidar com nossos relacionamentos amorosos.

Confira algumas escrituras que podem nos ensinar como sobreviver ao amor não correspondido.

Provérbios 13:12

“A esperança adiada enfraquece o coração, mas o desejo realizado é árvore de vida”.

Muitas vezes o amor não correspondido traz sentimentos de vergonha, que nos fazem querer perder a esperança. Pensamos que quanto mais esperança temos, mais dor sentiremos quando o que esperamos não aconteça ou não se concretize.

Nos sentimos tolos por ter emoções tão profundas por alguém que não investe tanta energia emocional quanto nós, dentro de um relacionamento.

Esta escritura em Provérbios nos lembra do equilíbrio que deve haver em nossa esperança. Não devemos sentir vergonha de nossos sentimentos.

Toda esperança traz um risco, mas é importante não perdê-la. Na verdade, um dos símbolos mais poderosos do evangelho, a árvore da vida, é usado para representar a obtenção do que esperamos.

Pode ser que tenhamos que colocar nossas esperanças em uma perspectiva diferente. Talvez tenhamos que trabalhar para encontrar uma nova razão para ter esperança.

Se você está lutando para ver as coisas positivas que o futuro trará por causa do amor não correspondido, esforce-se para se concentrar na maior esperança de todas: a esperança da Expiação de Jesus Cristo, que promete que tudo ficará bem no final.

Isaías 55:10-11

“Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus, e para lá não retornam, porém regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não retornará a mim vazia; antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para o que a enviei”.

Quando você ama tanto alguém, pode ser muito decepcionante ver que o relacionamento não progride.

Você pode se perguntar de onde surgiram esses sentimentos em primeiro lugar. Muito provavelmente, você começa a desejar nunca ter conhecido aquela pessoa por quem tem tanto afeto.

Você zomba da ideia de que “é melhor ter sentido amor do que nunca o ter experimentado”.

Em Isaías, Deus nos lembra que nada acontece sem um propósito. Pode não ser o propósito que desejamos ou esperamos. Porém, nada do que Deus faz em nossas vidas é em vão.

Você pode ter sucesso! Você pode descobrir como amar alguém torna seu coração maior, mesmo que essa pessoa não sinta o mesmo.

Como os seus sentimentos ajudaram você a se tornar mais semelhante a Cristo? Se esse não foi o caso até agora, o que pode fazer para que essa experiência ajude você a se sentir mais caridoso?

Essa escritura também é um grande lembrete de que a palavra de Deus sempre será cumprida. Pode parecer que tudo está perdido agora. No entanto, Deus tem um plano de alegria e paz para cada um de nós.

1 Coríntios 13:4-7

“A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece, não trata com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se alegra com a injustiça, porém se alegra com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Todos os ternos sentimentos de nosso coração humano são diminuídos pela glória e poder da verdadeira caridade.

Desenvolver e expressar caridade é algo lindo. Em vez de se concentrar em sentimentos como capricho ou amor romântico, tente elevar esses sentimentos para que você possa ter o verdadeiro amor de Cristo em seu coração.

Seus sentimentos o levam a agir com desespero ou com uma preocupação justa?

Encontre uma maneira de servir adequadamente a alguém de quem você gosta, sem se perder em emoções perigosas que o adversário pode deturpar ou usar.

Se você sentir que seu coração está fraquejando, escolha a caridade e você a fortalecerá.

Éter 12:37

“E aconteceu que o Senhor me disse: Se eles não têm caridade, a ti isso não importa; tu tens sido fiel; portanto, tuas vestes se tornarão limpas. E porque viste a tua fraqueza, serás fortalecido até que te sentes no lugar que preparei nas mansões de meu Pai”.

Nunca se desespere em tentar amar. Se você tem sido sincero ao tentar expressar seus sentimentos e espera que algo de bom aconteça em sua vida, vá em frente!

Você esperou, sonhou e tentou usar seu coração com o melhor de sua capacidade. Deus não quer que tenhamos um coração frio ou duro.

Talvez sintamos dor e angústia. Talvez seja necessário olhar para dentro de nossos corações, deixar de lado aqueles sentimentos e seguir em frente.

Temos a promessa de que Deus tomará nossas fraquezas e as transformará em forças. Independentemente do que a outra pessoa faça, você amou e Deus pode usar isso para torná-lo semelhante a Ele.

Ele pode refinar o seu amor e colocar um novo coração dentro de você.

Espero que esta mensagem tenha ajudado muito e não perca as esperanças! Coisas boas ainda estão por vir!

Como você superou um amor não correspondido? Compartilhe sua resposta nos comentários!

Fonte: LDS Daily

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *