Pergunta

Sei que somos aconselhados a não ler materiais contra a Igreja. Mas, qual é a razão por trás disso? Não deveria ser bom que soubéssemos o que dizem sobre a nossa religião? Às vezes sentimos que os líderes da Igreja não querem que saibamos alguns fatos sobre a nossa história. Acredito que a nossa igreja é como um indivíduo, e que está crescendo e mudando constantemente – não em ordenanças – e qualquer coisa questionável do passado faz parte de seu crescimento. Alguma opinião?

Aconselhados a refletir
Imagem: Internet

Resposta

Na verdade, a resposta é simples. Nos é aconselhado, pois a vida é muito curta e temos muito mais para fazer e crescer espiritualmente do que ingerir algo que é espiritualmente tóxico.

Vamos ver um exemplo mais físico. Digamos que você tenha um vidro de arsênio em sua mesa. Seus amigos te dizem: “Nossa, fico imaginando qual é o gosto do arsênio e quais são os sintomas de envenenamento por arsênio.” Então, eles te dizem que vão provar do veneno.

Você não faria de tudo para que os seus amigos fossem aconselhados, e não fizessem algo tão tolo? Não marcaria o vidro como perigoso e venenoso? Você não tentaria esconder o arsênio para que ninguém o achasse?

A Igreja tem aconselhado para nosso cuidado

Por que a Igreja deveria enfrentar um veneno espiritual de maneira diferente do que faríamos com um veneno físico?

Materiais contra a Igreja, são venenos espirituais. A melhor maneira de sobreviver ao envenenamento espiritual é não provar do veneno, mas fortalecer nossas forças espirituais, nossa fé em Jesus Cristo e o nosso testemunho das ações e dos mandamentos Dele.

É claro que existem pessoas que podem aguentar (ou pensam que podem). A fé e o testemunho deles são fortes e eles podem quebrar raciocínios e argumentos.

O testemunho vai além da simples lógica

Mas devemos lembrar que toda lógica e raciocínio (a favor e contra a igreja) empobrece um testemunho espiritual. E apesar do fato de que algumas pessoas podem fazê-lo, A Igreja não faz ou dá nenhum conselho que se concentre no enfraquecimento espiritual, mas sim no fortalecimento espiritual e é sábio seguir este conselho.

E se a meta da Igreja é que ninguém saiba o que está por trás de sua história, então estão fazendo um trabalho muito ruim.

A Igreja preserva a história e disponibiliza para quem quiser estudá-la. (Onde você acha que pessoas que são contra a Igreja encontram material histórico?)

Somos aconselhados a ler os santos
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Agora admitimos que a Igreja não tem sido uma boa “professora”. Mas ensinar história nunca foi a meta ou o foco.

Para alguns assuntos mais delicados, foi elaborado um material que aborda esses assuntos, chamado “Revelações em Contexto”, que ensina um pouco de história para ajudar a entendermos melhor a revelação. Temos a série Santos que retrata a história da Igreja de forma bem completa.

Há também um material chamado Joseph Smith Papers que pode ajudar a entendermos mais sobre a história da Igreja. Esses materiais estão disponíveis para quem quiser estudá-los.

Membros que seguem os conselhos da Igreja para estudar e aprender, encontrarão muitos materiais para aprender sobre a história da Igreja, se desejarem.

Portanto não há como acusar a Igreja de esconder sua história.

Fonte: Ask Gramps

Veja também