Ter fé e se arrepender são os primeiros passos para iniciar uma nova vida como seguidor de Cristo ou para voltar a segui-Lo. O arrependimento nem sempre é fácil e pode levar tempo. Ainda assim, nós podemos “todas as coisas em Cristo”, que nos fortalece (Filipenses 4:13).
Talvez você se pergunte: “Mas e se eu sou um viciado, como posso me arrepender? Como posso vencer meu vício e ser curado?” A resposta sempre será a mesma: você pode alcançar a cura através do Salvador e Seu evangelho.
Os santos dos últimos dias acreditam que Jesus Cristo tomou “sobre si as dores e as enfermidades do seu povo” (Alma 7:11). Ele te entende e o conhece melhor do que qualquer outra pessoa. Por causa da Expiação de Cristo, a cura é possível. Ao buscar a ajuda do Salvador, você será fortalecido, e uma mudança real poderá acontecer.

Vencendo o vício com a ajuda do Salvador
Todas as áreas da nossa vida estão interligadas. O vício não é apenas uma luta física ou emocional; ele também envolve o aspecto espiritual. Satanás tentará convencê-lo do contrário, ele irá tentar te convencer de que você deveria se isolar ou desistir de melhorar. Mas o Salvador tem o poder para libertá-lo.
Superar um vício é um processo de cura. É o caminho para abandonar comportamentos compulsivos e prejudiciais, e isso pode ser feito por meio da fé em Jesus Cristo e em Seu sacrifício. A Expiação de Jesus Cristo oferece perdão, cura e poder para mudar. O primeiro passo é buscar a Cristo, pedir ajuda e humilhar-se diante do Senhor. A partir daí, você pode usar os programas que Deus revelou à humanidade para auxiliar nesse processo.
Por que continuar tentando?
Durante essa jornada, é comum se perguntar: “Por que continuar? Por que tentar de novo se continuo cometendo os mesmos erros?”. Lembre-se de que, não importa quantas vezes você tenha feito uma escolha errada, o braço de Cristo está estendido a você “o dia todo” (2 Néfi 28:32), Ele sempre estará ali, e Ele valoriza o fato de você continuar tentando.
O Salvador sabe que você não é perfeito — a perfeição é nosso objetivo, não o ponto de partida. O élder Bradley R. Wilcox ensinou:
“A vida é como uma viagem de carro cruzando o país. Não conseguiremos alcançar nosso destino com apenas um tanque de combustível. Precisamos reabastecer o tanque constantemente.”
A mudança é possível, mas você precisa ter misericórdia consigo mesmo. Assim como em uma longa viagem, será necessário parar de tempos em tempos, pedir a ajuda do Senhor ou até conversar com alguém — um líder da Igreja ou um profissional — e então continuar a viagem.
Neste momento, você pode estar sendo cegado pelos seus erros, mas ainda assim, você é um filho amado de Deus, com um potencial extraordinário para realizar grandes coisas. Deus tem planos para você em todas as áreas da sua vida, mas esses planos só se tornarão realidade se você continuar tentando. E lembre-se que admitir ou confessar um pecado a um líder, ou à sua família é um sinal de coragem e humildade diante do Senhor.
Independentemente de onde você deseja chegar — ser batizado, fazer convênios no templo ou melhorar seus relacionamentos familiares — seu futuro vale a pena, e você nunca estará sozinho. Cristo entende sua dor, pois Ele “tomou sobre si nossas dores e carregou nossos pesares” (Mosias 14:4). Devido ao que Ele fez, você pode ser curado (Mosias 14:5).

O Programa de Recuperação de Vícios da Igreja pode ajudá-lo
Por causa do infinito amor de Deus, Ele revelou um programa que pode ajudá-lo a encontrar cura, independentemente do tipo de vício. Esse programa se chama “Cura por meio do Salvador: Guia do Programa de recuperação de dependências em 12 passos”. Trata-se de uma abordagem centrada em Cristo, que ensina que a verdadeira cura começa ao buscar o Salvador.
O programa propõe 12 passos baseados em princípios como:
- Reconhecer a própria fraqueza e voltar-se para Deus: os primeiros passos envolvem admitir que não é possível vencer o vício sozinho e buscar força em Deus e em Jesus Cristo.
- Vivenciar um despertar espiritual: por meio do arrependimento sincero e da confiança no Salvador, é possível experimentar uma transformação espiritual profunda e duradoura.
- Comunidade e apoio: a participação em grupos de apoio cria um ambiente seguro para compartilhar experiências e receber encorajamento de outros que trilham o mesmo caminho.
- Manter o foco no Salvador: em vez de ficar preso aos erros do passado, o programa incentiva a fixar os olhos em Jesus Cristo, a fonte de cura e esperança.
Além de seguir os 12 passos, hábitos diários do evangelho ajudam no seu progresso. Estudo das escrituras, oração e participação na reunião sacramental convidam o Espírito Santo.
Não importa há quanto tempo você luta contra o vício: Cristo está com os braços abertos para você.
Alcançar a cura
Vencer o vício com a ajuda do Salvador não é apenas possível, como é o caminho que conduz à cura duradoura, à paz e à liberdade. Jesus Cristo desceu abaixo de todas as coisas; Ele compreende sua tristeza e seus desafios. Ao buscar Jesus Cristo e confiar em Sua Expiação infinita, você pode vencer até mesmo as batalhas mais sombrias e caminhar rumo à luz e esperança.
O vício afeta todas as áreas da vida, mas Cristo oferece uma cura completa do corpo, da mente e do espírito. Não importa o quão longe você tenha ido ou quantas vezes tenha falhado: o amor do Salvador é constante. Continue tentando. Com Ele, a mudança não é apenas possível — ela é prometida.
Veja também
- Como Jesus Cristo pode ajudar na cura de um vício?
- Superar o vício por meio da Expiação de Jesus Cristo



