Aqui estão algumas maneiras de seguir em frente quando a vida não está do jeito que você esperava e orou para que fosse.
Seja grande ou pequeno, doloroso ou inconveniente, pode ser desafiador saber o que fazer quando um desejo justo não é atendido. Principalmente quando você sente que realmente o merece.
A ex-professora de religião da Universidade Brigham Young, Camille Fronk Olsen, e o apresentador do All In, Morgan Pearson, discutem no podcast algumas maneiras de seguir em frente quando a vida não está do jeito que você esperava e orava.
1. Confie em Deus e Seus Desvios
Camille acredita que, embora nem sempre seja fácil confiar em Deus, fica mais fácil quando mais o fazemos. O que pode parecer orações não atendidas ou bênçãos bloqueadas pode, na verdade, ser desvios divinamente planejados.
Por exemplo, ela conta que, aos 21 anos, sentia persistentemente que deveria servir uma missão. Esse caminho não era algo que ela havia imaginado para si mesma, mas decidiu seguir a direção de Deus. Ao retornar da missão, surgiu a oportunidade de lecionar no seminário. Ela se sentiu impelida a aceitar, mas essa não era a carreira dos seus sonhos. Camille brinca que, na época, ser professora de seminário era como ser freira. Ela compartilhou:
“Eu me sentia tão nerd (…) estou aqui eu em casa, estudando as escrituras para me preparar para o próximo dia de aula, e todos os meus amigos estavam lá fora, se divertindo.”
Em retrospectiva, porém, ela vê como esses caminhos inesperados a levaram a uma vida de realização, tanto pessoal quanto profissional. Ao reconhecer esses desvios abençoados, Camille passou a confiar mais em Deus.
“Havia uma porta que eu nunca tinha imaginado, e ela levava a outra porta que eu nunca tinha imaginado, e essa levava a outra porta que eu nunca tinha imaginado. … Acho que, às vezes, talvez só na próxima vida começaremos a ver como todo esses eventos se encaixam. Mas se seguir o desvio para o qual Ele nos enviou nos leva a confiar mais n’Ele, então é uma vida gloriosa. É melhor do que poderíamos ter esperado.”
2. Desconecte a bênção do mandamento
Às vezes, podemos esperar bênçãos específicas ao guardarmos certos mandamentos. Por exemplo, podemos esperar por um casamento feliz se guardarmos a lei da castidade, boa saúde se guardarmos a Palavra de Sabedoria e riquezas financeiras se pagarmos o dízimo de forma integral.
“Acho que é muito importante separar a bênção do mandamento”, diz Morgan.
“Acredito que o Senhor definitivamente abençoa as pessoas financeiramente por pagarem o dízimo, mas isso não significa que essa seja sempre a bênção que está sendo derramada.”
Ela cita o discurso do Élder D. Todd Christofferson, que ensinou:
“É essencial que honremos Suas leis e as obedeçamos, porém, nem todas as bênçãos fundamentadas na obediência à lei são moldadas, concebidas e programadas de acordo com nossas expectativas. Fazemos o melhor que podemos, mas devemos deixar que Ele administre as bênçãos, tanto temporais quanto espirituais.”

3. Volte-se para as Escrituras
Quando estamos lutando para confiar em Deus e diante da realidade de uma bênção não concedida, Camille sugere recorrer ao Livro de Mórmon:
“Um dos três propósitos realmente interessantes do Livro de Mórmon, listados na página de título, é reconhecer as grandes coisas que Deus fez por nossos pais e mães. … Observar a maneira como Deus abençoa os outros nas escrituras, de maneiras e em momentos tão profundos, ajuda a gerar maior paciência em nossos próprios desafios e confiança em Deus.”
Ela acredita que o poder do Livro de Mórmon reside no fato de que ele não parece um conto de fadas. Podemos obter uma perspectiva valiosa ao estudar as situações e provações complexas que as pessoas nas escrituras enfrentaram.
“[Não me refiro a] apenas ler um versículo das escrituras aqui [e ali] e escolher os nossos favoritos — mas analisar o contexto e não ter medo de fazer perguntas realmente difíceis, refletir sobre o assunto por um tempo e voltar e ler novamente, olhando as escrituras de um ângulo diferente.”
“Se continuarmos a ler as escrituras todos os dias, como sempre lemos, continuaremos a ver as mesmas coisas nelas”, diz Camille.
Ao se dedicar a estudar as mulheres das escrituras, ela descobriu que nenhuma delas teve vida fácil. Mas a capacidade delas de se voltarem para o Senhor em meio aos desafios inspira a Camille a acreditar que ela pode fazer o mesmo!
Fonte: LDS Living
Veja também
- Quando Deus diz “Não” para algo que nós desejamos muito
- Não entender como as bênçãos funcionam pode nos fazer sentir que não somos bons o suficiente
- A tua fé já te salvou?
- Saiba como se aproximar Dele (e transformar sua vida para sempre).