fbpx

FAQ sobre os missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Os missionários Santos dos Últimos Dias, mais conhecidos como “missionários mórmons”, estão por toda a parte. No mundo todo, extistem mais de 400 missões e mais de 50 mil missionários de inúmeras nacionalidades espalhados em diversos bairros e cidades.

Esse tipo de serviço voluntário acontece há mais de 200 anos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e, juntamente com o Livro de Mórmon, ajudou a tornar os Santos dos Últimos Dias conhecidos no mundo religioso.

Mas por mais que os missionários estejam por toda a parte, ainda há muitas dúvidas sobre o que eles fazem, por quê o fazem e até mesmo alguns mitos que acabam sendo passados de pessoa a pessoa.

Por isso, decidimos desmistificar o trabalho missionário da Igreja de Jesus Cristo, assim como os “missionários mórmons” de uma vez por todas.

Confira as perguntas mais frequentes sobre o assunto e as respostas para cada uma delas abaixo:

O que é um “missionário mórmon?”

Um missionário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é um jovem de 18 a 25 anos ou uma jovem de 19 a 29 anos que decidiu deixar sua cidade e sua família para se dedicar por 24 meses ou 18 meses, respectivamente, para ensinar o evangelho de Cristo para todas as pessoas, ajudar essas pessoas a se aproximarem de Jesus e também servir e ajudar a comunidade.

O que é uma missão?

A palavra ‘missão’ pode ter dois significados, dependendo do contexto inserido. O primeiro significado pode ser simplesmente o período de tempo que um jovem ou uma jovem se dedicou para serviu o Senhor. O segundo significado tem a ver com o local onde esse jovem ou essa jovem serviu como missionário. A região delimitada para onde os missionários são enviados para pregar a palavra de Deus se chama missão e é liderada por um casal mais velho – o Presidente da missão e sua esposa.
Essa região pode englobar alguns bairros de uma cidade, uma cidade inteira, um estado ou província ou até mesmo um país todo.

Quantos tipos de missionários existem?

Atualmente na Igreja, existem quatro tipos de missionários, ou quatro tipos de missão.

Os rapazes solteiros de 18 a 25 anos e as moças solteiras de 19 a 29 anos podem servir uma missão de proselitismo ou uma missão de serviço. Os membros casados acima dos 40 anos e as mulheres solteiras acima dos 40 anos podem servir como missionários seniores. Todos os membros acima dos 40 anos, casados ou solteiros podem servir como missionários seniores de serviço.

Como é escolhido o local que o missionário vai?

Os missionários são enviados para um local em específico por meio de inspiração e revelação. O profeta e os apóstolos oram e pedem orientação de Deus antes de designar um jovem para uma missão. 

Se quiser saber mais detalhes sobre como um missionário é designado a servir em uma missão, considere ler esse artigo:
Como os apóstolos designam os missionários: Expectativa vs. Realidade

Por que os missionários precisam “abrir mão” de seu primeiro nome?

Os missionários não “abrem mão” de seus nomes, nem precisam mudar seus nomes durante o período de serviço missionário. O que acontece é que pelo chamado missionário ser algo considerago muito sagrado e especial, cada missionário usa o título de Élder (se homem) ou Sister (se mulher) seguido de seu sobrenome. Esse título sagrado representa a Igreja de Jesus Cristo e também o próprio Salvador. O sobrenome que o segue representa o missionário e também sua família.

Por que os missionários não podem ficar sozinhos?

Ter um companheiro na missão é uma medida de proteção física e segurança para os missionários, os protege de falsas acusações e também da solidão. Além disso, é uma oportunidade de aprender a conviver com alguém que tenha uma cultura ou costumes diferentes, desenvolver atributos cristãos.
Os missionários podem ficar sozinhos quando vão ao banheiro e em ocasionais entrevistas missionárias.

Por que os missionários não podem assistir TV ou filmes?

Os missionários não podem assistir TV para não se distrairem de seus compromissos e propósito. O período como missionário é focado somente em servir e ajudar as pessoas. Assistir TV desperdiça o precioso tempo que têm para servir como Cristo serviu.

Por que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é “separada de outros grupos cristãos”?

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a restauração da Igreja de Jesus Cristo – que foi organizada pessoalmente por Cristo. Essa restauração aconteceu em 1830, nos Estados Unidos, por meio de um profeta chamado Joseph Smith.

Para entender mais sobre essa restauração, considere assistir esse vídeo:

Por que a Igreja Mórmon não quer mais ser chamada assim?

O nome correto da “Igreja Mórmon” é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Mas, acabamos ficando conhecidos como “mórmons” por conta do Livro de Mórmon – Outro Testamento de Jesus Cristo. Acreditamos que, assim como a Bíblia, o Livro de Mórmon é a palavra de Deus, e por isso, o consideramos como uma escritura sagrada. Assim, ficamos conhecidos pelo nome do livro que acreditamos ser sagrado.

Por muitos anos, esse apelido até que foi muito utilizado fora e dentro da Igreja e os membros aproveitavam a oportunidade para explicar quem foi Mórmon e o que é esse livro tão mencionado. Mas, em outubro de 2018, nosso profeta atual – Russell M. Nelson – exortou a todos os membros a utilizarem e a enfatizarem o nome correto da Igreja, pois o centro de tudo deve ser o próprio Jesus Cristo.

Saiba mais sobre essa declaração no vídeo:

E então, você tem alguma pergunta que ainda não respondemos? Deixe nos comentários que incluiremos aqui.

| Missão
Publicado por: Marie Sunaga
Tradutora e intérprete, mãe da Isabel e entusiasta de idiomas. Trabalhou como instrutora e supervisora no Centro de Treinamento Missionário. Fez missão em Manaus - Brasil, ama ler, tocar violão e comer sushi. É a gerente de conteúdo do time português na More Good Foundation.
Primeira Presidência anuncia a 193ª Conferência Geral
Vanuatu - ciclone
Missionários estão seguros após ciclones atingirem Vanuatu

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *