Você conhece a “pedra de toque” da Igreja de Jesus Cristo?

Se você é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias provavelmente já ouviu essa citação do profeta Joseph Smith:
“Eu disse aos irmãos que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religião; e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria, mas de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro” (History of the Church, vol. 4, p. 461; O Livro de Mórmon, Introdução).
O Livro de Mórmon é a pedra fundamental da Igreja de Cristo. A pedra angular é a que cria o alinhamento. Ela é a que define a direção da construção, é a base de todas as coisas. No caso de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias essa pedra é o Livro de Mórmon.
Porém, o assunto desse artigo é um pouco diferente. Você conhece a pedra de toque da Igreja? No manual do aluno do Seminário da Igreja, página 9, encontra-se uma referência de que o livro de Doutrina e Convênios é a pedra de toque da Igreja.
“O Livro de Mórmon é a ‘pedra fundamental’ de nossa religião, e Doutrina e Convênios é a ‘pedra de toque’, com revelações contínuas nestes últimos dias. O Senhor manifestou Sua aprovação tanto à pedra fundamental quanto à pedra de toque.” (Conference Report, abril de 1987, p. 105; ou Ensign, maio de 1987, p. 83)
Doutrina e Convênios: A pedra de toque
Doutrina e Convênios é uma obra singular, por não ser a tradução de um documento antigo, mas ter origem moderna. Agora, porque esse livro é chamado de a pedra de toque?
A pedra de toque é colocada diretamente acima da pedra angular. Considerando-se que estamos falando do Livro de Mórmon e de Doutrina e Convênios, qual é o significado desta metáfora?
Várias das primeiras seções da “pedra de toque” da Igreja tratam de assuntos relacionados à tradução e à publicação do Livro de Mórmon. Veja as seções 3, 5, 10, 17 e 19.
Algumas seções posteriores falam do trabalho do Profeta Joseph Smith ao fazer uma tradução inspirada da Bíblia, durante a qual foram recebidas muitas das importantes seções doutrinárias. Veja, por exemplo, as seções 37, 45, 73, 76, 77, 86, 91 e 132, todas diretamente relacionadas, de uma forma ou de outra, com a tradução da Bíblia.
Assim, o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios desempenham papéis complementares e essenciais na doutrina de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Enquanto o Livro de Mórmon é a pedra angular que alinha e sustenta a fé, Doutrina e Convênios, como a pedra de toque, reforça e amplia essa base com revelações modernas. Juntas, essas escrituras convidam todos a se aproximarem de Deus e a compreenderem Seu plano de forma mais profunda.
Veja também: Foi assim que Doutrina e Convênios mudou ao longo dos anos